30 de março de 2013

Uma imagem do meu país


Já na minha infância observava atentamente o dia-a-dia do meu país e, mesmo criança, indagava ao meu querido e saudoso pai sobre o que via nas ruas da minha cidade. No meu jeito de ser, de perguntar muito, lembro que, certo dia, o meu velho disse-me: você pergunta demais, vai terminar sendo um repórter. Engraçado, terminei sendo.
Mas, sabe o que perguntava tanto? Eu perguntava o que até hoje eu não consigo entender: o porquê das crianças pedirem esmola nas ruas e qual motivo da existência de tanta gente pedindo, até pessoas idosas, que na minha curiosidade e inocência de criança, especialmente os velhos, não deveriam ter uma vida de mendicância, uma vida tão difícil no ocaso de suas existências. Aquilo tudo me perturbava e perturba até hoje.
Não consigo entender e até sofro ao ver a continuidade desse filme tétrico da vida. Dessa miséria e desigualdade que nunca se acaba e, somente serve para continuar sendo tema para uma demagogia política de determinados pseudos representantes do povo, que nada fazem para minorar esse exército de desvalidos, desamparados, desempregados, sem nenhuma perspectiva de dias melhores e que perambulam pelas ruas das nossas cidades.
 Não é de hoje, portanto, que eu, que você, e todos os brasileiros assistem, diariamente, a esse filme de horror, uma verdadeira produção de desigualdades sociais.
Eu vejo isso todos os dias. Todas as manhãs, naquela esquina de um posto de combustível, perto de um e semáforo, crianças e jovens, rapazes e moças, de mão estendida, pedindo uns trocados. Eu vejo isso todos os dias e, muitas das vezes, fico na dúvida, perguntando a mim mesmo. Devo ou não ajudá-los, dar-lhes algum trocado?  A dúvida é porque muitos deles, não querem nem comida, só querem dinheiro. Os que pedem comida estão na verdade com fome. Os que pedem um trocadinho querem, geralmente, alimentar um vício. As drogas, infelizmente, estão consumindo os nossos meninos e meninas. Tudo isso é fruto da falta de um investimento social mais profundo parte dos nossos governantes. A criação de mais empregos e de preparação de mão de obra especializada, de apoio mais intenso ao setor educacional, especialmente para crianças e jovens. Dizendo isso, não estou a apresentar nenhuma novidade. Nos países desenvolvidos e sérios isso é feito. Aqui é?
 Não serão essas bolsas distribuídas pelo governo que aí está que irão solucionar para o cenário que estamos vendo, todos os dias. É preciso repensar este país, começando pelos políticos, que precisam pensar no povo. Tudo isso que digo nesse espaço é um desabafo de um brasileiro como tantos outros que estão, a exemplo de mim, decepcionados. 

Um comentário:

  1. Esse artigo está publicado também no BLOG DA AAPT:
    http://associacaoaapt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir