19 de março de 2013

Coisas bobas da imprensa


Alguns jornalistas precisam deixar de fazer colocações bobas e que não acrescentam nada numa notícia. O exemplo de uma das muitas bobagens que eu consegui ler (na internet), neste final de semana, foi um texto produzido pelo pessoal da ESPN, com uma manchete besta e que somente visa diminuir a grande vitória da Paraíba, através do Campinense, diante da AGREMIAÇÃO SPORTIVA ARAPIRAQUENSE – ASA. (OBS. É a ASA, não o ASA, CERTO?)

Diz o jornalista em seu texto:

Campinense bate o ASA com gols do Maranhão e conquista a Copa do Nordeste

“Com gols de dois jogadores do Maranhão, o Campinense voltou a bater o ASA neste domingo, desta vez por 2 a 0 e no estádio O Amigão, em Campina Grande, na Paraíba, e sagrou-se pela primeira vez campeão da Copa do Nordeste. Na ida, o time paraibano já havia batido o alagoano, mesmo em Arapiraca, por 2 a 1.”

Outros trechos da obra prima

Os gols que selaram o triunfo e a consequente conquista do Campinense saíram, curiosamente, por meio de maranhenses. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Zé Paulo cruzou na medida para Jefferson Maranhense cabecear e abrir o placar.
Aos 34, Ricardo Maranhão concluiu contra-ataque puxado por Dedé e fechou o placar em Campina Grande.

Sinceramente, não sei qual o motivo para essas observações, a meu ver sem valor nenhum, pois todos os times de futebol ou de qualquer outro esporte coletivo, contam com jogadores de diversos lugares, o que não diminui a importância de uma equipe ou de um trabalho que essa mesma equipe possa realizar ou tenha realizado.
O Barcelona é tido, atualmente, como o melhor clube de futebol do mundo e, nem por isso, quando ela ganha um jogo se ressalta que esse ou aquele jogador é desse ou daquele país. Messi é argentino, Daniel é brasileiro e, por aí vai. Na verdade o Barcelona é o destaque.
Dar destaque por dois jogadores Maranhão que integram o Campinense fizeram os gols da vitória é uma bobagem. O time rubro-negro tem não apenas jogadores oriundos do Maranhão. Tem do Rio Grande do Sul, da Paraíba, de Pernambuco de Alagoas, de lugares diversos, repito. Os gols não foram do Maranhão e sim do Campinense.
Deveria o autor do texto não ter se preocupado em fazer tais colocações, para ele curiosas (não acho tanto assim), mas, dar mais ênfase ao título conquistado e, quem sabe, pesquisar a história do Campinense e da cidade de Campina Grande, um dos mais importantes centros de informática do Brasil e com projeção nacional internacional. Certamente, ele faria uma bela matéria e apresentaria para o Brasil um retrato mais positivo da grandeza do Campinense, como time de futebol e de seu valor e importância regional, além de outras informações interessantes sobre a cidade e o estado da Paraíba. Campina Grande, a Paraíba e o Campinense, são do Nordeste, mas, são também do Brasil, cujo povo de outras regiões precisa conhecer melhor, não apenas por notícias ruins e depreciativas, que vocês da grande mídia nacional gostam de publicar e divulgar. Somente e...ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário