Vamos conhecer um pouco da linguagem de um veículo fenomenal que é o nosso rádio.
Vinheta - Spot - Jingle
A vinheta em uma programação
radiofônica serve para identificar um programa, uma emissora ou um locutor.
Geralmente tem a duração entre 10 a 30 segundos, e tem como proposta uma música
fácil de decorar e que seja repetida facilmente pelas pessoas.
Podemos
classificá-la
em três tipos... Vinheta do Programa
Serve para identificar o programa que as
pessoas estão ouvindo, geralmente ela vem no inicio e no final do programa e de
cada bloco. Ele serve como uma moldura, para localizar o ouvinte onde inicia e
onde acaba o programa.
Vinheta
pessoal
Essa vinheta é o jargão de um locutor onde
o ouvinte consegue identificar qual é o locutor do programa, esse tipo de
vinheta acaba servindo para que o ouvinte consiga identificar o locutor e
consequentemente qual a emissora e qual o programa.
R E
S U M I N D O...
A vinheta serve como a identificação
sonora, onde apenas o som, identifica para cada ouvinte qual a emissora, o
programa e o locutor.
Spot...
O spot deriva-se do termo, Spot Advertising, que significa ponto de propaganda.
O surgimento desta peça radiofônica
no rádio como produto publicitário deu-se em 1930, nos Estados Unidos, pela
iniciativa de radialistas como Ida Bailey Allen, Aunt Sammy
e Bett Crocker que, a fim de conquistarem
patrocinadores para seus programas, criaram peças comerciais curtas e baratas.
O spot
é uma peça publicitária ...
...que em sua mensagem transmite através da
fala de um locutor uma dramatização uma mensagem comercial ou institucional.
Jingle por sua vez trabalha de forma artística, onde a própria musica é
a mensagem, como exemplo clássico temos o jingle do guaraná Antártica.
“Está é a peça radiofônica
publicitária que apareceu no cenário radiofônico mundial nos Estados Unidos, no
inicio da década de 1930, caracteriza-se por uma melodia cantada, cuja letra
deve refletir as qualidades de um produto que se quer comercializar.”
ASSIM,
tanto o spot quanto o Jingle são peças publicitárias.
O
que as diferencia é exatamente a maneira de como elas se utilizam da linguagem.
O
spot trabalha com voz, música, efeitos sonoros e ruídos. Já o jingle trabalha
com a mensagem pela música.
Sete
características
Com estes elementos da linguagem, podemos desenvolver a mensagem
radiofônica através de ...
sete características que ampliam o conceito de radiojornalismo.
O IMEDIATISMO...
...considerando a transmissão dos fatos no momento em que ocorrem...
Instantaneidade
Como a mensagem que precisa ser recebida no momento da emissão.
INTERATIVIDADE
Sendo
a relação direta com a mensagem durante e após a sua emissão.
A
MOBILIDADE
Uma
de suas principais característica
A
mobilidade em que o rádio, por conta de um aparato tecnológico, pode sair de um
lugar para outro, facilitando a emissão e recepção da mensagem.
A ORALIDADE
Que
desenvolve o conceito de que o rádio fala e, para recebimento da mensagem,
basta OUVIR.
O ALCANCE...
(a penetração)
Que
permite ao veículo RÁDIO chegar aos mais
diversos lugares, sendo que ao mesmo tempo pode estar presente o REGIONALISMO,
INTEGRANDO O OUVINTE ATRAVÉS DE MENSAGENS LOCAIS.
Por
fim:
A SENSORIALIDADE
“O
rádio transmite sons, a imagem é você quem faz”.
O radio é mais emocional, pois cria um “diálogo” com o locutor e
desperta a imaginação das pessoas, pela palavras e pela sonoplastia (música e
efeitos sonoros).
A voz do locutor, a música e os efeitos sonoros podem estimular a
emoção do ouvinte.
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