Jargões Jornalísticos
Lead
ou Lide
Abertura
de texto jornalístico, na qual se
apresenta sucintamente o assunto ou se destaca
o fato essencial da história. O
lide clássico é deve responder as seguintes perguntas:
Quem? O quê? Quando? Como? Onde?
Por quê?
Entrevista
Trabalho de
apuração jornalística que pressupõe contato pessoal entre o repórter e uma ou
mais pessoas que se disponham a prestar informações sobre um assunto. No
jornalismo impresso, quando publicada na forma de perguntas e respostas é
chamada de
pingue-pongue.
Entrevista
coletiva
Tipo
de entrevista em que a personalidade
atende a imprensa em conjunto, respondendo às perguntas dos repórteres de
diversos veículos de comunicação.
Jabá
Forma abreviada
de jabaculé.
Corrupção no serviço de um profissional da comunicação. Pagamento “por fora.
Lauda
Atualmente
corresponde a um texto de 1.400 caracteres com espaço. É o jargão jornalístico
usado para definir a quantidade de texto a ser produzido na matéria/reportagem.
Por exemplo, um texto de 2 laudas tem 2.800 caracteres com espaço.
Antes da informatização das redações o termo expressava também a folha padronizada
usada
para datilografar as matérias (21 linhas X 70 toques).
Janela
Espaço aberto
dentro de qualquer matéria ou elemento da página, emoldurado ou não por
fios,
para colocação de olho, retranca, ilustração, quadro etc.
Legenda
Texto
breve que acompanha uma ilustração ou foto.
Manchete
Título
principal, publicado com grande destaque. Indica o fato de maior importância na
edição.
Newsletter
Boletim
informativo periódico, com notícias ou
mensagens de interesse especial para um público restrito.
Olho
O mesmo que antetítulo. Pequeno trecho destacado da matéria,
diagramado em corpo maior e colocado em janelas.
Por hoje é só! Viu como a linguagem jornalística é interessante?
Nenhum comentário:
Postar um comentário