3 de fevereiro de 2018

Glossário


 Jargões Jornalísticos
Lead ou Lide

Abertura de texto jornalístico, na qual se apresenta sucintamente o assunto ou se destaca
fato essencial da história. O lide clássico é deve responder as seguintes perguntas: 
Quem? O quê? Quando? Como? Onde? Por quê?



Entrevista

Trabalho de apuração jornalística que pressupõe contato pessoal entre o repórter e uma ou mais pessoas que se disponham a prestar informações sobre um assunto. No jornalismo impresso, quando publicada na forma de perguntas e respostas é chamada de pingue-pongue.


Entrevista coletiva

Tipo de entrevista em que a personalidade atende a imprensa em conjunto, respondendo às perguntas dos repórteres de diversos veículos de comunicação.

Jabá
Forma abreviada de jabaculé. Corrupção no serviço de um profissional da comunicação. Pagamento “por fora.

Lauda
Atualmente corresponde a um texto de 1.400 caracteres com espaço. É o jargão jornalístico
 usado para definir a quantidade de texto a ser produzido na matéria/reportagem. 
Por exemplo, um texto de 2 laudas tem 2.800 caracteres com espaço. 
Antes da informatização das redações o termo expressava também a folha padronizada 
usada para datilografar as matérias (21 linhas X 70 toques).

Janela
Espaço aberto dentro de qualquer matéria ou elemento da página, emoldurado ou não por 
fios, para colocação de olho, retranca, ilustração, quadro etc.
Legenda
Texto breve que acompanha uma ilustração ou foto.
Manchete
Título principal, publicado com grande destaque. Indica o fato de maior importância na edição.

Newsletter
Boletim informativo periódico, com notícias ou mensagens de interesse especial para um público restrito.
Olho
O mesmo que antetítulo. Pequeno trecho destacado da matéria, diagramado em corpo maior e colocado em janelas.



Por hoje é só! Viu como a linguagem jornalística é interessante?


Nenhum comentário:

Postar um comentário