A
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é a quarta instituição estadual
de ensino superior mais curtida do país na rede social Facebook. Os
dados são da agência E-Dialog, empresa especializada em comunicação
digital através das redes sociais, com atuação no Brasil e no exterior, a
exemplo de países como Estados Unidos, Alemanha e Holanda.
O levantamento feito pela E-Dialog sobre
o posicionamento das universidades estaduais do Brasil no Facebook, com
informações coletadas no dia 14 de abril, mostram que das 39
universidades estaduais brasileiras existentes no país, a UEPB é a
quarta com maior número de curtidas, com 27.211 seguidores, ficando
atrás apenas da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade de São
Paulo (USP) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Segundo a equipe do E-Dialog, os
gráficos comprovam que as mídias sociais vêm sendo trabalhadas de forma
crescente em todas as regiões do país. O que antes ficava centralizado
na região Sudeste, hoje já é difundido em todo o país.
Para
o coordenador de Comunicação da UEPB, Hipólito Lucena, os dados
confirmam a realização de um trabalho árduo e constante no sentido de
divulgar informações, com relevantes conteúdos acadêmico, científico e
social da Universidade, utilizando também a convergência de mídias, com o
conteúdo da TV e Rádio Web, além do portal da Instituição, para
alimentar as mídias sociais oficiais e, desta forma, difundir com êxito a
informação produzida pelos canais de comunicação da UEPB.
Na avaliação de Hipólito, um dos
principais diferenciais da página oficial da UEPB no Facebook é que a
utilização das redes sociais pela Universidade Estadual da Paraíba está
pautada no compartilhamento de conteúdos próprios, diferentemente do que
é percebido na maioria das páginas de outras IES, como constatado pelo
E-Dialog, que verificou que a consciência da utilização das redes
sociais por universidades, em muitos casos, ainda está pautada no
compartilhamento de informações externas, ao invés da produção de
conteúdos próprios.
“A UEPB é muito dinâmica e há um leque
amplo de conteúdo para ser divulgado nos mais diversos campos de atuação
da Instituição, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. Então, isso
nos leva a uma produção diária volumosa de informações importantes que
são repassadas para o público, inicialmente através do nosso portal e
compartilhadas pelas redes sociais, ampliando a abrangência da
informação científica, acadêmica e social produzida pela Coordenadoria
de Comunicação da Universidade”, destacou Hipólito, acrescentando que o
objetivo é, cada vez mais, fortalecer a produção e o compartilhamento de
conteúdo próprio, de modo que o usuário que curte a página da UEPB se
informe sobre a Universidade e suas ações através de textos, imagens e
materiais audiovisuais compartilhados diariamente na rede social.
Detalhes do levantamento da E-dialog em http://www.edialog.com.br/midia-social/maiores-universidades-estaduais-facebook/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário