2 de setembro de 2015

Professor de História da Universidade Estadual lança livro sobre passagem dos jesuítas na Paraíba

Em um trabalho inédito na Paraíba, o historiador, arqueólogo e professor Juvandi de Souza Santos, vinculado ao Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acaba de lançar o livro “As fazendas de gado dos Jesuítas na Paraíba colonial”. A obra, lançada em versão e-book, é resultado do pós-doutoramento do autor, que culminou com um levantamento minucioso das fazendas de gado jesuítas do período colonial. Na pesquisa foram identificadas 10 fazendas, que constam no livro.
Para realizar a pesquisa, que deve se estender por mais dois anos, o professor Juvandi de Souza conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo explicou o professor, a temática acerca das Missões Coloniais tem atraído a atenção de inúmeros estudiosos brasileiros nos últimos anos, principalmente os historiadores e arqueólogos. Do século XVI ao XVIII, foram inúmeros os registros, edificações, propriedades e documentos gestados por ordens religiosas que andavam de braços dados com o processo de colonização.
Na Paraíba, conforme conta no livro, os jesuítas construíram seminário e colégio na cidade de Parahyba e Pilar. Eles também administraram uma série de fazendas de gado que objetivavam manter o ensino e gerar mão de obra para o empreendimento colonizador. No entanto, poucas pesquisas foram feitas sobre o tema. A proposta do livro é fazer uma síntese das fazendas de gado administradas pelos jesuítas no atual solo paraibano e do contato desses religiosos com os indígenas locais.
Com a obra, o professor pretende abrir novas possibilidades de pesquisas arqueológica sobre a passagem dos religiosos jesuítas pelo solo paraibano, principalmente nas suas missões realizadas no Sertão e no Litoral do Estado. “São raras as pesquisas e seus resultados acerca das missões religiosas católicas e suas atividades na Paraíba no período colonial. Tudo ainda é incerto, caótico e contraditório”, observou Juvandi. O livro está disponível no link http://www.uepb.edu.br/ebooks/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário