3 de setembro de 2015

Livro com participação de professor da UEPB sobre jornalismo móvel é lançado nos Estados Unidos

Prof. Fernando Firmino, do Curso de Comunicação-UEPB

Um livro abordando o fenômeno da mobilidade e a inovação dos conteúdos jornalísticos, escrito com a participação de um professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acaba de ser lançado nos Estados Unidos, na versão em inglês. Com o título de “Emerging Perspectives on the Mobile Content Evolution”, o livro organizado pelos professores Juan Miguel Aguado (University of Murcia, Spain), Claudio Feijó (Technical University of Madrid, Spain & Tongji University, China) e Inmaculada Martínez (University of Murcia, Spain) reúne artigo de pesquisadores do mundo inteiro. A obra contempla conteúdos em torno da convergência jornalística, jornalismo móvel, inovação e mobilidade.
Um dos capítulos do livro é o “Mobile Journalism and Innovation: a study on content formats of autochthonous news apps for tablets”, (Jornalismo móvel e inovação), assinado pelos pesquisadores Fernando Firmino da Silva (UEPB), Marcos Palacios (UFBA), Suzana Barbosa (UFBA) e Rodrigo da Cunha (UFPE). O trabalho, conforme explicou Fernando Firmino, é resultado de pesquisas teóricas e empíricas no Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e que congrega pesquisadores do Brasil e Portugal.
“É uma publicação importante que aborda um dos temas bem atuais do jornalismo”, observou Fernando, que é autor do livro “Jornalismo móvel”, lançado recentemente pela Coleção Cibercultura, através do Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA e a editora EDUFBA.
A publicação é resultado da tese de Doutorado do autor. Fernando Firmino da Silva é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia; professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba e professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele também é coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade (MobJor) e pesquisador membro do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.
Texto: Severino Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário