21 de março de 2015

UEPB disponibiliza gratuitamente software para consulta pública de contracheques a instituições paraibanas

Como forma de auxiliar os órgãos públicos da Paraíba na execução de ações que garantam a transparência na gestão pública, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), estará disponibilizando em breve, gratuitamente, para as instituições públicas paraibanas, o software para consulta pública de informações sobre remuneração de servidores. A instituição ou órgão que desejar implantar o sistema deve oficializar a solicitação junto ao Gabinete da Reitoria.

O sistema facilita o acesso da população às informações relacionadas à aplicação dos recursos públicos no pagamento da folha de pessoal, em todos os níveis de atuação dos órgãos públicos que adquirirem e colocarem em uso o software, assim como já acontece na UEPB, onde qualquer pessoa pode se informar, através de consulta online, sobre os vencimentos dos servidores efetivos e temporários de todos os setores e funções da Instituição.

Conforme explicou Carlos Alberto, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da UEPB, a instituição ou órgão que quiser utilizar o sistema precisa ter uma página na internet para hospedar as informações geradas pelo setor responsável pela sua folha de pagamento. A ideia da UEPB é fazer uma adaptação no software que permita a todas as prefeituras paraibanas usarem a ferramenta para disponibilizar os dados de seus servidores. “O nosso software vai estar adaptado para atender todas as prefeituras do Estado”, destacou o coordenador da CTIC.

Para o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, “a ação amplia e fortalece o compromisso da Universidade com a sociedade e melhora a qualidade do serviço público na relação com o exercício da cidadania”. Como modelo para as demais instituições, desde a última segunda-feira a UEPB passou a disponibilizar no Portal da Transparência todas as informações referentes às remunerações dos servidores da Instituição. A medida atende a uma exigência da Lei de Acesso a Informação (Lei Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), que prevê o direito de acesso do cidadão à informação, permitindo-lhe conhecer e acompanhar a administração dos recursos públicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário