Com o propósito de estreitar
distâncias, encurtar tempo e gerar economia em época de crise, a Universidade
Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Tecnologia da
Informação e Comunicação (CTIC), passou a colocar a disposição da comunidade
universitária mais um serviço na área de transmissão de informação e
conhecimento.
Trata-se da webconferência, ou
Conferência Web, um serviço oferecido pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que
permite que dois ou mais participantes se encontrem virtualmente e compartilhem
áudio, vídeo, texto, imagens e utilização de slides através da tela de seus
computadores em tempo real pela internet. Na webconferência, cada participante
utiliza seu próprio computador, não sendo necessário instalar softwares ou
utilizar equipamentos especiais.
O programa adquirido pela
equipe da CTIC junto ao RNP já passou pela fase de testes e está pronto para
funcionamento. A webconferência permite, por exemplo, que professores possam
participar de uma banca de avaliação, online, mesmo estando em outras cidades
do Brasil, ou até mesmo no exterior. Durante os testes, diversos alunos em fase
de conclusão de cursos, participaram de bancas avaliadoras, utilizando os
serviços. Alguns professores avaliaram a
banca mesmo não estando presente na sala de aula, mas usando a nova ferramenta.
Carlos Alberto, coordenador da
CTIC, explica que para fazer parte do consórcio da RNP e trazer as novas
tecnologias, a Universidade não teve nenhum custo. Os testes foram realizados
com sucesso, o que garante a importância da nova ferramenta na Instituição.
Além dos testes com os alunos que se submeteram as bancas, também foi realizada
uma webconferência entre a Reitoria o Conselho Nacional de Justiça, através da qual
o reitor Rangel Junior interagiu online com membros do CNJ, evitando, assim,
ter que se descocar até a sede do Conselho para resolver problemas de interesse
da Universidade.
“A nossa pretensão é
disponibilizar esse serviço para os professores, para os técnicos, alunos e
quem mais necessitar dos serviços”, destaca Carlos, acrescentando que a
ferramenta terá um papel importante na UEPB, pois permitirá que professores da
Instituição possam trocar informações sem necessariamente terem que se deslocar
até o Câmpus de Campina Grande.
Para a realização de uma
webconferência é necessário o agendamento da sala de reunião, que consiste em
um espaço virtual do site onde os usuários irão logar, em dia e horário
programados pelos participantes. No caso da UEPB, o agendamento pode ser feito
pessoalmente na Sala da CTIC, no prédio da Administração Central, no Câmpus de
Bodocongó, ou por telefone, através do número (83) 3315-3357. A ideia é que em
breve o interessado possa ter acesso ao serviço através do site da Instituição
clicando no link da CTIC.
Na UEPB, o sistema pode
comportar até cinco salas funcionando ao mesmo tempo. No entanto, no momento,
três salas estão aptas para uso, sendo uma para a Reitoria, outra para o setor
de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância da Universidade (EAD) e outra
para uso em geral. Em cada sala virtual existe um responsável cadastrado junto
à RNP. Este responsável é o “host”, também conhecido como hospedeiro da sala.
Na UEPB, cinco pessoas estão credenciadas para atuar como mediadoras nas
webconferências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário