21 de setembro de 2015

Obras de ampliação da Biblioteca Central da Universidade Estadual serão iniciadas em 30 dias

A Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) será ampliada. O projeto é moderno e arrojado, o que dará mais conforto e comodidade aos estudantes que diariamente frequentam o espaço em busca de conhecimentos. A ordem de serviço já foi assinada pelo reitor da Universidade, professor Rangel Junior, e pelo representante da empresa LK Construções e Incorporações Ltda, vencedora do processo de licitação para execução da obra, Gláucio Rabelo Bandeira.
A obra está orçada no valor de R$ 1.006.344,57 e será executada com recursos oriundos de convênio celebrado entre a UEPB e o Ministério da Educação (MEC). A Universidade entra com a contra partida de 10%. A previsão é de que o início das obras aconteça em 30 dias. O projeto assinado pelo engenheiro Carlos André Barbosa da Silva e pela arquiteta Helen Maria Palmeira Medeiros, será executado em um ano, conforme previsão da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA).
Álvaro Luiz, pró-reitor de Infraestrutura da UEPB, ressalta que para abrigar o acervo da Biblioteca Central, optou-se pela ampliação da edificação existente, de forma a aumentar o espaço disponível para o acervo, sobretudo no pavimento térreo. Erguida no Câmpus de Bodocongó, a Biblioteca tem atualmente 1.125,30m² de área construída em dois pavimentos. A ampliação dá continuidade à construção existente, acrescendo-lhe 702,52m² nos dois pavimentos, sendo 351,26m² no pavimento superior e 351,26m² no térreo.
A parte superior terá serviços em 11 ambientes, enquanto que no térreo serão executadas obras em seis ambientes. Com o novo projeto, a biblioteca terá novas salas para leitura bem mais espaçosas, salas destinadas para periódicos, livros, monografias e equipamentos, além de depósito para material de limpeza. Serão construídas também novas baterias de banheiros femininos e masculinos, além de melhorias no hall. O projeto prevê a construção da passarela de acesso, favorecendo a acessibilidade. Atualmente, o edifício permite único acesso, a partir do pavimento superior. Com a reforma, essa parte será ampliada ao pavimento inferior. Ainda no que tange à acessibilidade, também serão ampliadas as dimensões dos ambientes, circulações e vãos de portas. Nos banheiros, estão previstos boxes acessíveis a cadeirantes.
A nova biblioteca foi projetada de forma a tornar o ambiente agradável. As janelas serão de alumínio, as coberturas e forros com telhas de cerâmica e placas de gesso pré-moldada. As paredes vão receber revestimentos com elementos decorativos e pinturas, enquanto que o piso será de granilite cinza, acompanhando o revestimento da edificação existente.
A vice-coordenadora da Biblioteca Central, Camile de Andrade Gomes, destaca que a ampliação é um sonho antigo da comunidade estudantil que está prestes a ser realizado. Ela ressalta que o público que frequenta a Biblioteca é muito grande e a cada dia mais pessoas se tornam usuárias dos serviços do setor, o que faz ainda mais necessário haver mais espaço para um melhor compartilhamento de conhecimentos. “A ampliação virá para agregar, porque consequentemente vamos ter mais espaço para leitura e o acervo tende a crescer”, comentou.
A Biblioteca Central coordena a gestão das 17 bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), além de dispor de acervo voltado para as áreas de Saúde e Tecnologia. Assim, sua ampliação permitirá melhor atendimento aos seus usuários por meio do aumento do espaço disponível para abrigar o acervo que, atualmente, conta com mais de 33 mil exemplares, entre livros, jornais, monografias, dissertações e tese de doutorados.
Texto: Severino Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário