3 de abril de 2018

Eu, Nelma e os amigos da TV O NORTE

Foi em 1987 a inauguração da TV O NORTE. Como ex-integrante dos Diários Associados, em Campina Grande, e já morando em João Pessoa, fui convidado por Marconi Góes, Diretor Geral na Paraíba, a integrar a primeira equipe da nova emissora de televisão da capital. A segunda, pois a primeira foi a TV Cabo Branco. Trazia a experiência de 15 anos de vídeo, como âncora e editor de telejornal, na TV BORBOREMA, e, de apresentador de comerciais para diversas praças nordestinas, através de agências de publicidade da região.
Gilson Souto Maior
Abelardo Jurema
Passei a dividir as minhas atenções profissionais com a comunicação social da TELPA, contratado que fui em 1982, com a Televisão O Norte. Foi a oportunidade de conhecer novos amigos e rever outros – Abelardo Jurema, o seu jovem superintendente, Weber Luna (comercial), Ório Martins, Hermano Araruna, Humberto Borges, Joakim Shculler, Arnóbio de Sousa, comandados pelo experiente Haroldo Reis, que começou na Marajoara de Belém do Pará e passou pela Tupi-Rio.
Nelma Figueiredo 

Haroldo Reis 
Haroldo veio comandar o Setor de Operações da emissora. Foi quando conheci Maria Reis, Babi Neves, Denise Villar e Heranir Fernandes, editores de texto da melhor qualidade. 


Conheci, também, na inauguração da emissora, Anchieta Filho (hoje em São Paulo, na Nacional) e Sílvio Carlos (apresentadores e editores), a apresentadora Beth Menezes (oriunda do rádio FM), Pedro Ramalho, Jonas Batista, Ana Márcia e Gilson Renato, (repórteres), e, após serem submetidas a testes, já integrando a nossa primeira equipe, Selma Vidal (hoje TV e CBN-Fortaleza), além dela, a nossa querida e jovem NELMA FIGUEIREDO, nascida em Brasília, mas chegando com a família, que retornava para fixar residência na nossa João Pessoa.  



Outros amigos estavam chegando para formar a equipe.  Ivo Marques, hoje no Sistema Correio, mas, com passagem pela Cabo Branco, era outro que se juntava à querida Nelma e demais amigos, para formar uma grande equipe. 
Beth Menezes 

Sílvio Carlos
Tão boa equipe, que em pouco tempo foi desfeita, por conta dos convites. Nelma foi um dos valores a deixar a emissora e respirar novos ares no ambiente da Cabo Branco. Com ela retornou o Heranir, que integrou a primeira equipe da TV do empresário José Carlos. Levaram ainda, Beth Menezes e Ivo Marques. Selma Vidal se mandou para Fortaleza e eu, voltei às atividades na TELPA e no Curso de Comunicação da UEPB. 



O menino Joakim Schuller, em 1987 e
hoje, atua na TV Assembleia-PB 
Nelma, após passagem brilhante pela Cabo Branco, também se destacou nos Sistemas Tambaú e Correio, e, depois, voltou ao Sistema Paraíba (2015), desta feita para fazer o que nunca tinha feito na área de comunicação, RÁDIO.



Heranir Fernandes
Gilson Renato


E apaixonou-se pela radiofonia, comandando com muita competência o CBN João Pessoa, além de fazer cobertura dos fatos políticos para o Sistema. “EU NUNCA PENSEI QUE FOSSE CONQUISTADA TÃO RAPIDAMENTE PELO RÁDIO” – disse-me quando fui entrevistado por ela, na CBN, no lançamento do meu livro sobre a história da televisão.
Anchieta Filho, hoje está na
Rádio Nacional-SP

Tive o prazer de conhece-la de perto e de acompanhar os seus primeiros passos no jornalismo. 

Selma Vidal, hoje na TV e CBN,
em Fortaleza
Prazer maior ainda, foi poder acompanhá-la e ser testemunha do seu crescimento no jornalismo estadual e, mais: ter conhecido uma das pessoas mais dedicadas pelo que fazia, mas, acima de tudo, uma profissional ética. Eu e todos os nomes aqui citados, como também os telespectadores e ouvintes que a acompanharam, vão sentir a sua ausência. Fica a saudade de quem soube ser VERDADEIRAMENTE, JORNALISTA!   

   

Um comentário:

  1. Amigo Gilnson sou o Delmiro que trabalhou na telpa até 1986. Voltei para Belém em 87. Caso leias me manda um zap para 91-984130311.Queria manter contato com a turma. Eu jogava tão bem que me chamavas de Dedé de Dora.

    ResponderExcluir