7 de junho de 2014

PARA MEDITAR

EXALTANDO A SOBERANIA DE DEUS 

No princípio... Deus...” (Gênesis 1:1). É assim que a Bíblia inicia e declara abertamente: Deus é o princípio fundamental da existência. O problema é que a maioria das pessoas inicia com o mundo tal como está hoje e tenta retroceder até Deus. Essa ação tende a sugerir que o Supremo Criador não tem nenhuma relação com o mundo. É comum das pessoas incrédulas creditarem a Deus as mazelas da vida e assim colocar a culpa ou sugerir que Deus em algum momento falhou em sua tentativa de criar algo bom.
Pastor Gilson Souto Maior Jr


Contudo, se em vez de termos apenas o testemunho da Sagrada Escritura, se em vez de andar por fé, andarmos através da evidência de nossos olhos, e raciocinarmos sobre esta base, cairemos num ateísmo implícito. E infelizmente, até mesmo declarados crentes caem nesse ateísmo perigoso e racionalista, como se querendo entender o agir de Deus em todas as coisas. Essa é uma tentativa frustrada de querer governar Deus. O problema é que nossa paz se acabará se somos guiados pelas opiniões e pontos de vista de outras pessoas. É verdade que há muitas coisas neste mundo de pecado e sofrimento que nos desanimam e entristecem; mesmo admitindo que muitos aspectos da providência de Deus nos assustem e nos confundam, não é razão suficiente para que nos unamos ao incrédulo e ao homem do mundo que diz: “Se eu fosse Deus, não permitiria isto nem toleraria aquilo”. É muito melhor, na presença deste mistério que nos deixa perplexos, dizer como o salmista: “Estou mudo, não abro a boca por causa do que tu fizeste” (Salmo 39:9). A Escritura nos diz que os juízos de Deus são “incompreensíveis”, e Seus caminhos “inescrutáveis” (Romanos 11:33). Assim deve ser provada a fé, se a confiança em Sua sabedoria e justiça for fortalecida, e a submissão a Sua santa vontade for promovida.
Esta é a diferença fundamental entre o fiel e o incrédulo. O incrédulo é mundano e tudo mede pela vara do que é mutável, considerando a vida deste ponto de vista do tempo e dos sentidos, pois tudo o que pensa parte da balança de seu próprio entendimento. Mas o fiel tem a mente de Deus, tudo o que olha o faz do ponto de vista Divino, valoriza as coisas segundo a medida espiritual e considera a vida à luz da eternidade. Desta forma, aceita tudo como proveniente das mãos divinas, seu coração vive tranquilo em meio à tempestade e se alegra na esperança da glória do Altíssimo.
Eu sei que tudo isso é o oposto da maior parte do que normalmente se ensina hoje em dia na literatura religiosa como em muitos púlpitos. O postulado da Soberania de Deus, com toda a consequência desse ensino contradizem de forma direta as opiniões e pensamentos do homem natural. Por isso o Senhor disse: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos são os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, os meus caminhos são mais altos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos” (Isaías 55:8,9). Por isso a Bíblia bate de frente com os sentimentos da mente carnal, que é inimizade contra Deus.


Uma ótima semana com abraços fraternos em Cristo. Pr. Gilson Jr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário