11 de outubro de 2013

A Semana na Assembleia Legislativa

Mikika Leitão e Monaci Marques são empossados na ALPB


10-9-13_JG DEP. MIKIKA LEITAO (2)
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) empossou, na manhã desta quinta-feira (10), o empresário Mikika Leitão (PSL) que retorna a exercer o mandato de deputado estadual e o ex-prefeito de Vista Serrana, Monaci Marques (PPS), que assume pela primeira vez uma cadeira na Casa de Epitácio Pessoa. A solenidade ocorreu no plenário Antônio Mariz e reuniu parlamentares, familiares, assessores e amigos dos empossados.
Mikika Leitão assume a vaga deixada por Tião Gomes (PSL), que pediu afastamento das atividades parlamentares pelo período de 123 dias para correções cirúrgicas na visão e de problemas na coluna. Em discurso, ele prometeu apoiar as ações desempenhadas pela ALPB relacionadas ao combate a seca e defender as matérias de interesse da Paraíba. Ele agradeceu ainda a direção do seu partido pela oportunidade de, mais uma vez, ingressar no Poder Legislativo.
“É um prazer imenso retornar a Assembleia Legislativa. Volto a esta casa mais maduro e mais confiante para ajudar a buscar solução para a seca que castiga o nosso Sertão, junto com os demais deputados. Além disso, vou me empenhar em votar as matérias de interesse da população paraibana. Estou pronto para a batalha e para a luta para cumprir o que for determinado em favor do povo”, disse.
10-9-13_JG MONACI (23)Já Monaci Marques assume temporariamente no lugar da deputada Eva Gouveia (PSD), que apresentou atestado médico de três dias e um pedido de licença por um período de 120 dias para tratar assuntos particulares. Ele chega prometendo honrar o mandato e a atuação de sua mãe na ALPB, a ex-deputada Socorro Marques, além de empenho para representar o povo do sertão paraibano, seu principal reduto eleitoral.
“Quero transformar este curto espaço de tempo que terei nesta casa em empenho, trabalho, dedicação e respeito. Peço a Deus muita sabedoria, discernimento e humildade para que a gente possa discutir os problemas da Paraíba, a exemplo da seca que assola o Nordeste, buscando soluções, por meio dos governos do Estado e Federal para combater este fenômeno”, disse. “Além disso, quero corresponder os anseios da ex-deputada Socorro Marques, minha mãe que teve grande atuação nesta casa e dos paraibanos no atendimento aos pleitos de interesse da população”, continuou.

Saudações
O vice-presidente da ALPB, deputado Edmilson Soares (PEN), saudou os novos parlamentares da Casa de Epitácio de Epitácio. “Fico a disposição para ajudá-los na execução do mandato em favor da Paraíba”, pontuou. Carlos Dunga (PTB) também aproveitou a oportunidade para parabenizar os novos empossados. “Monaci, que apesar de jovem tem muita experiência, é filho de uma grande parlamentar, Socorro Marques, além do companheiro Mikika, que conheci na vida, também de uma família com tradição política. Os dois chegam para engrandecer os debates nesta casa”, disse.
Gilma Germano (PPS) também parabenizou os parlamentares pela posse. “O deputado Mikika já demonstrou anteriormente a sua importante atuação nesta casa, seja novamente bem vindo. E também saúdo o companheiro de PPS, Monaci Marques, que chega para fortalecer ainda mais o nosso partido, através de sua atuação”, comentou.

Breves currículos
Ives Rocha (Mikika) Leitão é natural do município de Sousa, tem 50 anos de idade, é casado e empresário. Ele já exerceu o cargo de deputado estadual por duas vezes na atual legislatura, substituindo o próprio Tião Gomes e Aníbal Marcolino (ex-PSL e atualmente no PEN). Também já foi chefe de gabinete na extinta Secretaria de Estado de Justiça e assessor direto do ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Nas eleições de 2010, ele foi eleito segundo suplente de deputado estadual pela coligação “Paraíba Unida VII” (PSL / PR), com 13.427 votos.
Monaci Marques Dantas é natural do município de Patos, tem 42 anos, é casado e economista formado pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). Por duas vezes, ele já executou os cargos de vereador e de presidente da Câmara Municipal de Vista Serrada. Também já foi prefeito daquele município por duas vezes e atualmente exercia a função de diretor administrativo do projeto Cooperar, no governo do Estado. Foi eleito primeiro suplente de deputado estadual, em 2010, pela coligação “Uma Nova Paraíba III” (PTN / PPS / PTC / PV / PRP) com 12.386 votos.

Texto: Ângelo Medeiros/ALPB
Fotos: Josivan Gomes/ALPB

Deputados debatem seca, endividamento rural e combate à violência contra a mulher

10-9-13_JG GRENDE EXPEDIENTE (36)Os deputados estaduais ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), durante a sessão ordinária desta quinta-feira (10), para debater vários temas, a exemplo da implantação de ações de combate a seca que assola a região do semi-árido paraibano. Os parlamentares ainda discursaram sobre o endividamento dos produtores rurais, o programa “Mais Médicos e a passagem do Dia Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que ocorre neste dia 10 de outubro.
O deputado Gervásio Maia (PMDB) repercutiu, na tribuna, a publicação da Portaria Interministerial 985/2013, na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial da União (DOU), que prorroga até o dia 28 de fevereiro de 2014 a comercialização de milho a preços subsidiados pelo Programa de Vendas em Balcão, na área atendida pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Segundo o peemedebista, a medida beneficia os pequenos agricultores que dependem do milho para a plantação e ração animal.
10-9-13_JG GRENDE EXPEDIENTE (187)
Ainda durante o discurso, o peemedebista voltou a cobrar a formação de uma comissão suprapartidária na ALPB para discutir o funcionamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que fechou os postos de atendimento que funcionavam nos municípios de Itaporanga e Catolé do Rocha. “É uma situação que tem prejudicado os nossos agricultores. A Assembleia precisa, efetivamente, demonstrar a sua preocupação com o que vem ocorrendo no nosso semi-árido. O tema é de extrema importância e merece a atenção de todos”, disse.
Bado Venâncio (PEN) também reconheceu a importância das discussões em torno do tema “seca”. Ele argumentou que os mananciais da Paraíba, em sua maioria, estão praticamente secos, sem condições de abastecer os municípios paraibanos. O parlamentar ainda prometeu encaminhar pedido de informação por escrito, ao governo do Estado, para que sejam informados à ALPB os projetos do Executivo para a construção de novos mananciais, entre outras medidas de potencial hídrico.

10-9-13_JG GRENDE EXPEDIENTE (56)Endividamento dos produtores rurais – O deputado Assis Quintans (Democratas) voltou a destacar o papel da Casa de Epitácio Pessoa para a criação de medidas de beneficio ao produtor rural. Segundo ele, o parlamento paraibano tem dado significativa contribuição no que se refere ao problema crônico do endividamento rural.
Entre elas, a Medida Provisória 610/2013, sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT), que institui medidas de estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural. “Dentro da MP 610, os 36 deputados estaduais desta casa tiveram uma contribuição humilde, mas coerente para que até o dia 31 de dezembro de 2014 não existam ações contra o produtor rural, que terá tempo hábil para renegociar os seus débitos”, disse.
 Violência contra a mulher
O vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da ALPB, deputado Toinho do Sopão (PEN) repercutiu a passagem do Dia Nacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher. Segundo ele, a Paraíba é o sétimo Estado no ranking em assassinato de mulheres, de acordo com dados extraídos do Mapa Nacional da Violência. Além disso, três mil processos estão tramitando atualmente na Vara de Justiça especializada no combate a violência contra a mulher no Estado.
9-10-13_JG SESSÃO ORDINÁRIA (78)Ainda de acordo com os dados apresentados por Toinho do Sopão, das 139 mulheres assassinadas no ano de 2012, em João Pessoa, 42 foram decorrentes de violência doméstica e 49 vítimas de envolvimento com o narcotráfico. “As mulheres precisam denunciar os atos de violência sofridos, muitas vezes pelo próprio companheiro. Para isso, existe a Central de Atendimento à Mulher, que pelo número 180, dispõe de um serviço de utilidade pública, gratuito e confidencial”, comentou.
A deputada Iraê Lucena também repercutiu a importância da data. Ela informou que encaminhou ao governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), um projeto de Indicação sobre a criação do Programa de Proteção a Mulher, através do uso do Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP), mais conhecido por botão do pânico.
“As mulheres vítimas de violência, que estarão sob medidas de proteção da Justiça, ao serem submetidas a qualquer outro tipo de agressão, poderão utilizar este dispositivo e acionar a polícia. É mais uma ferramenta de proteção e enfrentamento a violência contra as nossas mulheres”, argumentou.

10-9-13_JG GRENDE EXPEDIENTE (1)Mais Médicos
O deputado José Aldemir (PEN) ocupou a tribuna para tecer criticas ao programa “Mais Médicos”. O parlamentar afirmou que a ação não supera o problema da falta de profissionais na área da saúde pública e acusou o governo federal de tentar “enganar” a opinião pública brasileira. Segundo ele, o que falta é a promoção de uma discussão em torno de pontos importantes, a exemplo da remuneração dos profissionais brasileiros e do exame de revalidação do diploma, o Revalida, entre outros pontos.
“É um programa que não traduz a sua legitimidade e legalidade. São muitos os problemas que ocorrem ao trazer médicos do exterior. Nós queremos mais médicos, sejam de onde for, desde que eles tenham competência e qualificação para não utilizar  os nossos compatriotas como cobaias, nas mãos daqueles que não tem a qualidade profissional necessária para atender a população”, disse.

Texto: Ângelo Medeiros
Fotos: Josivan Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário