31 de outubro de 2013

Vital Costa toma posse no mandato de deputado estadual

Vital Costa foi empossado como novo deputado estadual

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) empossou, nesta quinta-feira (31), o advogado e suplente de deputado estadual Vital Costa (PP). Ele substitui a deputada Daniella Ribeiro (PP), que tirou licença de três dias para tratamento de saúde e 120 dias de interesse particular. A cerimônia foi prestigiada por autoridades e familiares do novo parlamentar.

É uma satisfação imensa retornar a esta casa, após mais de cinco anos e de voltar com uma responsabilidade imensa, de honrar uma trajetória política de vários anos. O nosso objetivo será o de contribuir com o fortalecimento da economia e crescimento da Paraíba, ajudar ao Poder Legislativo a trabalhar pelo povo paraibano”, disse Vital Costa.
Ele afirmou ainda que assume uma das cadeiras da ALPB em um ano atípico, que exige a forte atuação dos membros do Poder Legislativo para ajudar o Estado a combater vários problemas, a exemplo da seca e da forte estiagem, da saúde precária e da insegurança.
Vital Costa foi eleito suplente de deputado nas eleições de 2010, pelo PTB, na base divergente do partido que se apoiou a eleição do atual governador Ricardo Coutinho (PSB), mas se filiou ao PP recentemente. Ele afirmou que vai cobrar do chefe do Executivo estadual o cumprimento das promessas feitas em campanha, sobretudo, para a região de Araruna, seu reduto político.
“Meu comportamento nesta casa será de muita serenidade e de responsabilidade. Fui um dos integrantes do PTB que divergiram e contestaram o partido à época, quando passei a apoiar Ricardo Coutinho. Portanto, tenho todo o direito de cobrar do atual governador e darei a minha contribuição para que isso seja executado. Chego a esta casa com muita determinação, humildade, coerência e lealdade e espero colaborar com o governo e que o governador atenda aos nossos pleitos”.

Currículo - Advogado militante há mais de 20 anos, Vital Costa iniciou sua carreira política em 1991, como candidato a vereador. Eleito por duas vezes, é o vereador mais votado na cidade até hoje. Foi candidato a prefeito por quatro vezes e suplente de deputado estadual, chegando a assumir o mandato em 2008, na licença de Fabiano Lucena. No Poder Executivo, ocupou os cargos no governo Cássio de secretário adjunto da Cidadania e Justiça, diretor Executivo da Fundação de Ação Comunitária (FAC) e presidente do Interpa. É casado com a odontóloga América Loudal Florentino Teixeira da Costa e tem três filhos.

Fotos: Josivan Gomes

Ivaldo Moraes faz apelo por reforma da Praça João Pessoa



O deputado estadual Ivaldo Moraes (PMDB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa, onde apela ao prefeito da Capital paraibana para que o mesmo determine ao secretário Municipal de Infraestrutura providências urgentes com vistas à recuperação do piso da Praça João Pessoa, o qual encontra-se danificado e repleto de buracos. Os bancos da praça também encontram-se inteiramente imprestáveis
Localizada no Centro de João Pessoa, entre as sedes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado da Paraíba, ao lado da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Praça João Pessoa, segundo observou Ivaldo Moraes, se constitui num dos pontos turísticos mais importantes da Capital paraibana, sendo diariamente visitada por turistas das várias regiões do País e também do exterior.
“Pela sua localização central, a Praça João Pessoa comporta diariamente um fluxo de milhares de pessoas, entre trabalhadores, estudantes, servidores públicos, comerciantes e comerciários, políticos, juristas, empresários etc., as quais têm suas integridades físicas ameaçadas pela grande quantidade de buracos espalhada pelos ‘quatro cantos’ do equipamento público, fato que oferece riscos de acidentes e contribui para o ‘enfeiamento’ da nossa cidade, notadamente às vistas dos turistas”, enfatizou o deputado.
Praça João Pessoa - 13Diante da gravidade do problema, Ivaldo Moraes disse acreditar e esperar que o atendimento ao apelo por ele apresentado seja imediato, para que o povo pessoense possa passar o Natal deste ano de 2013 com a satisfação de ver a Praça João Pessoa devidamente recuperada e bem cuidada.
“Nossa certeza se dá pelo fato de considerarmos o compromisso do prefeito Luciano Cartaxo com o desenvolvimento turístico da Capital paraibana (que o acolheu e lhe confiou a administração municipal) e com a segurança da população de João Pessoa”, comentou o deputado peemedebista. Ele sugeriu à Assembleia Legislativa que encaminhe cópia da solicitação à Câmara Municipal de João Pessoa para que os vereadores possam acompanhar o andamento do processo, inclusive reforçando o pleito, que é de interesse de toda a sociedade pessoense.

Da Assessoria do Parlamentar

Show de calouros dos servidores encerra Semana do Servidor da ALPB

31-10-13_AM SHOW DE CALOUROS (44)
Música, teatro, poesia e muita diversão em um show de talentos com os servidores. Assim foi o encerramento das atividades da Semana do Servidor promovida pela Assembleia Legislativa do Estado (ALPB) nesta quarta e quinta-feira (30 e 31).
Com o auditório Jõao Eudes lotado, os funcionários da Assembleia puderam desfrutar de uma tarde de atividades culturais. Para a diretora da Divisão de Cultura da Casa e organizadora do evento, Samara Longo, a Semana do Servidor é um momento de confraternização. “Este momento é para celebrar, no nosso ambiente de trabalho, a alegria de ter pessoas tão especiais e competentes no nosso convívio”, refletiu.
Ao final de cada apresentação, os servidores foram contemplados com medalha e uma placa em referência a participação do show de calouros. Pela manhã, o evento teve início às 10h, com a apresentação da peça teatral ‘A Farsa do Poder’.
Abertura – A abertura da 4ª Semana do Servidor Legislativo ocorreu na manhã desta quarta (30), com o lançamento da Agenda A3P 31-10-13_AM SHOW DE CALOUROS (73)“Sustentabilidade na Administração Pública”, mostra de roupas recicláveis e palestra sobre a promoção de ações sustentáveis no ambiente do trabalho.
Homenagem – No período da tarde, o grupo musical da ALPB, Prata da Casa, tocou canções de Vinicius de Moraes interpretadas pelas funcionárias da Casa Epitácio Pessoa. As cantoras envolveram o público com leveza e simplicidade, bem ao estilo do poeta. Entre comentários sobre a obra do artista, a platéia ouviu A Corujinha, Samba em Prelúdio, Insensatez, além das clássicas Eu sei que vou te amar, Garota de Ipanema e Pela Luz dos olhos Teus.
A Semana do Servidor faz parte das comemorações em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, e tem como tema a “Assembleia Sustentável”.

ALPB aprova sessão itinerante no dia do aniversário de Piancó



O município de Piancó, localizado a 395 quilômetros de João Pessoa, sediará no próximo dia 8 de novembro uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba em comemoração aos seus 265 anos de emancipação política.
A solicitação da sessão especial naquele município sertanejo foi feita pelo deputado Lindolfo Pires (DEM) e aprovada na sessão ordinária realizada na manhã dessa quarta-feira, 30 de outubro.
“Nós não poderíamos deixar de solicitar uma sessão itinerante para homenagear um município tão importante quanto Piancó, responsável pelo desenvolvimento social, econômico e cultural da região do Sertão da Paraíba”, lembrou o deputado.
Lindolfo Pires informou ainda que a sessão itinerante também servirá para que a população de Piancó possa levar as suas reivindicações aos deputados. “estaremos lá para conversar com a população e ver conhecer de perto as carências daquela população sertaneja”, finalizou o deputado.
Fundado em 8 de novembro de 1748, o município de Piancó está localizado no Sertão e faz divisas com os municípios de Aguiar, Coremas, Emas, Igaracy, Itaporanga, Olho d’Água e Santana dos Garrotes. Prefeito Francisco Sales de Lima Lacerda (DEM). O município tem uma área de 564.730 km², tem uma população de 15.465 habitantes, segundo dados do IBGE/20103.
Piancó é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na microrregião de Piancó. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 15.465 habitantes e sua área territorial é de 564 km². Piancó destaca-se por ser o marco da Coluna Prestes e o lugar onde tombou o corpo do maior bandeirante/sertanista de todos os tempos; Domingos Jorge Velho, o paulista que desafiou os limites dos perigosos e selvagens sertões sulamericanos muito antes de haver as marchas para o oeste em qualquer uma das Américas.

Da Assessoria do Parlamentar

27 de outubro de 2013

Botafogo e Treze: nada a lamentar

O domingo bem que poderia ter sido mais alegre para o futebol paraibano, pois todos esperavam uma vitória dos nossos representantes, diante de um representante gaúcho e de um goiano. Não deu, mas, nem por isso temos que lamentar as performances das nossas equipes.

Na partida do estádio Serra Dourada, em Goiânia, o Treze de Campina Grande enfrentou o Vila Nova tentando reeditar uma vitória, perder por uma diferença de um gol, ou mesmo, empatar. Nenhuma dessas possibilidades foi possível, no entanto, ao olharmos para trás, não podemos deixar de reconhecer que o Galo da Borborema terminou surpreendendo a todos, realizando uma grande campanha, após uma pífia participação no início da competição.

A Série C é uma competição difícil, e sempre foi, especialmente, esta que está chegando ao fim, pois o nível das equipes participantes foi muito igual e, até os jogos da fase final, a pontuação das agremiações deixava bem clara essa igualdade técnica. O Fortaleza, tradicional equipe nordestina ficou de fora do final da competição no último jogo e dentro de casa, diante de um Castelão lotado.

A  participação do Treze podemos afirmar que foi excelente. Os que nos acompanham neste raciocínio sabem as razões, sabem como ocorreu a recuperação do alvinegro e a luta para não ser rebaixo. Não conseguiu chegar ao fim e lutar pela conquista da Série B, mas, pelo menos, garantiu a permanência na Série C do ano que vem e, para a alegria dos paraibanos ao lado do Botafogo. Nada, portanto, a reclamar, mas sim, parabenizar o velho Galo, que pecou apenas numa coisa, que foi a não manutenção de uma equipe base para as disputas do campeonato, fazendo um desmanche num momento inapropriado, causando enormes dores de cabeça ao seu torcedor, que foi paciente e empurrou o time para uma recuperação, que ninguém acreditava. A derrota por dois a zero para o Vila Nova foi fruto, apenas, por um dever de casa mal feito. Um a zero, ficou claro, foi pouco, Que sirva de lição.

Quanto ao Botafogo, a derrota por dois a um foi um resultado também normal, diante de uma equipe de muita tradição, porém, atualmente, inferior ao nosso representante, que poderia ter saído do Rio Grande Sul até com um empate, o que não representaria nenhuma injustiça pelo futebol apresentado, que não dos melhores, mas, deixando claro que aqui, diante de sua torcida e apresentando um melhor futebol – disso temos a convicção – irá conquistar um título nacional para o nosso futebol, que este ano está de parabéns, a começar pela conquista Copa do Nordeste por parte do Campinense.
Diante de tudo o que nos aconteceu e está acontecendo ainda, Botafogo, Treze e Campinense somente engrandeceram o futebol paraibano até agora, razão pela qual “nada temos a lamentar”.


A PARAÍBA TORCE POR TREZE E BOTAFOGO

Está chegando o grande momento 

T R E Z E
Trezeanos pelo Mundo

BOTAFOGO




Galo caminhando para a Série B 
Belo querendo conquistar a Série D   


TORCE PARAÍBA!!!


Unidos pelo futebol paraibano

24 de outubro de 2013

Sessão especial debate sobre o Programa Habitacional Solidária

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão especial nesta quarta-feira (23) para debater sobre o Programa Habitacional Solidária, iniciado no ano de 1996 por meio do Instituto de Previdência do Estado (Ipep), no qual servidores estaduais tinham o pagamento do imóvel descontado no próprio contracheque. O deputado Trócolli Júnior (PMDB) sugeriu a formação de uma Comissão para que seja marcada uma audiência com o governador do Estado juntamente com os representantes da Cehap e Secretaria de Habitação Municipal de João Pessoa. 
Segundo Trócolli Júnior, autor da sessão, o objetivo da discussão foi buscar uma solução concreta para que o Governo do Estado resolva a problemática, já que 10 anos depois de terem terminado de pagar a casa própria, 243 famílias inscritas no programa de habitação estadual ainda esperam para receber a moradia. Desde o ano de 2002 esses mutuários aguardam para ter acesso aos imóveis já quitados.
“O Poder Legislativo, dentro do esforço da nossa agenda positiva e orientado pelo presidente Ricardo Marcelo (PEN), abraça mais um grande problema da Paraíba. A finalidade desta reunião é um acordo, porém se não acontecer iremos procurar todos os mecanismos possíveis, principalmente o judiciário para que possamos chegar a um denominador comum em favor dessas famílias. Todas as propostas que foram feitas pelo atual governo são vazias e não atendem a necessidade da população prejudicada”, ressaltou Trócolli.
A professora aposentada pelo Estado, Francisca Ferreira Rocha, pagou o valor de R$ 175 mensais durante cinco anos e lamentou a falta de atenção por parte da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap). “Tenho ido constantemente à Cehap, mas não consigo ser recebida. Eu fui enganada, pois comprei a casa, paguei e até agora estou pagando aluguel para morar”, destacou.
A presidente da Cehap Emília Correia Lima, afirmou que existe um terreno no Bairro Cidade Verde, na capital, onde deverá ser construído os imóveis, porém o Poder Executivo aguarda alvará da prefeitura municipal. “Nós escolhemos um terreno que está na prefeitura para ser aprovado e que vale muito mais do que a casa que eles receberiam  naquela época. Esta proposta foi apresentadapara eles, mas está demorando e culpa é da prefeitura que ainda não liberou o alvará”, disse a presidente ressaltando ainda a dificuldade para encontrar um solução concreta.
“Essas pessoas esperam há 10 anos essas casas. Quando eu assumi a Cehap vi que existia esta herança complicada. Não é fácil, pois não é de uma hora para outra que se soluciona, mas tenho trabalhado desde que assumi a presidência para resolver este problema. Se o Estado tivesse dinheiro já teria resolvido, mas não temos, então temos que ter a criatividade”, alegou Emília Correia.
 O secretário-adjunto da Secretaria de Habitação do Município, José Mariz, garantiu que vai buscar agilidade para que a prefeitura resolva a situação. “Acho de grande valia esta Casa tentar buscar formas de resolver este problema. Quanto mais rápido conserta o problema, mas rápido estas pessoas serão beneficiadas. O que a prefeitura puder fazer para agilizar o processo, vamos fazer. Precisamos da licença da Energisa e da Cagepa para que seja autorizado o início desta obra no Cidade Verde”, explicou.

Anísio Maia defende movimentos sociais do campo na ALPB

Rebatendo o líder do Governo na ALPB, o deputado Anísio Maia (PT) defendeu novamente, na sessão desta quarta-feira (23), os movimentos sociais do campo organizados por suas reivindicações.
“O que ocorreu com o portão do Centro Administrativo (durante o protesto da Via Campesina, na última segunda-feira) foi que um policial jogou spray de pimenta nos olhos do motorista do caminhão que trazia água para a multidão, e ele deu marcha a ré acidentalmente, abalroando o portão. Não houve qualquer interesse dos manifestantes em derrubar o portão. Já está na hora de encerrar essa história de culpar os manifestantes pelo que aconteceu”.
Anísio apontou como causas do conflito a ação da Polícia e, em especial, a inércia do Governo do Estado por não resolver o mínimo solicitado, mesmo após dois anos e oito meses de gestão. Acusou ainda o Estado de ter provocado o movimento e se negado propositalmente a realizar uma audiência para tratar o assunto.
“Para os grandes empresários, no entanto, o Governo concede audiências diariamente, sem nenhum problema de agenda, já quando é com a população, com qualquer pessoa do povo, com o movimento social, este Governo fecha as portas. Não é apenas com os assentados, é com os professores, os policiais. Então ele é o responsável pelo incidente! Este Governo não tem a menor capacidade de ter uma gestão democrática. Não tem condições de ouvir a população”, afirmou.
O deputado cobrou, por fim, que ninguém mais acusasse o deputado Frei Anastácio de incitar o movimento, uma vez que o parlamentar petista historicamente apoia a luta dos camponeses e que os movimentos sociais têm sua própria dinâmica e autonomia frente aos governos e as lideranças políticas.

Da Assessoria do Deputado

Treze e Botafogo prontos para as batalhas de domingo


Domingo será um dia importante para o futebol da paraibano com  Treze e Botafogo cumprindo jogos importantes pelo Brasileiro das Séries C e D. O Galo vai até Goiânia enfrentar o Vila Nova no jogo da volta, numa partida difícil e contra um time ferido, pois perdeu o primeiro jogo realizado em Campina Grande. O Botafogo, por sua vez, segue para o Rio Grande do Sul para jogar contra um  time que pode não estar nos seus melhores momentos, mas, trata-se de uma equipe experiente e que participou durante muitos anos da principal série do Brasileiro. 
Os retrospectos dos nossos representantes, no entanto, mostram que os dois alvinegro tabajarinos estão prontos para as batalhas. 


CBF define arbitragem para o jogo em Goiânia

Luiz Flávio de Oliveira apita Treze e Vila Nova
A CBF já escolheu  a arbitragem para o jogo de domingo entre Vila Nova e Treze, no estádio Serr Dourada. O árbitro central será Luiz Flávio de Oliveira (federação paulista), o mesmo que apitou o jogo entre Águia de Marabá e Treze, na fase de classificação, quando o Galo foi derrotado por 5 a 2, 
Os seus auxiliares serão Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Carlos Berkenbrock (SC). O quarto árbitro, o chamado juiz reserva, será Wales Martins de Souza (DF).

Treze

Mesmo suspenso, Barbosa faz questão de acompanhar o time

22/10/2013 13:19 Postado por TIAGO FRANÇA - coordenador de Comunicação

Provando que o espírito de grupo se sobressai no time alvinegro, o lateral Júnior Barbosa, que tomou o terceiro cartão amarelo no jogo de ida e está suspenso para a decisão, faz questão de acompanhar a equipe nesse que já está sendo considerado o jogo mais importante do Treze nas últimas décadas.
Considerado uma peça fundamental no elenco do Galo, Barbosa diz que, mesmo não podendo estar em campo, tentará ajudar fora das quatro linhas, passando incentivo aos companheiros.
O técnico Luciano Silva lamenta o desfalque, mas confia que o atleta que entrar dará conta do recado. “O Treze é um grupo, das peças que temos quem entrar vai dar conta do recado”, declarou o comandante alvinegro.
Vila Nova e Treze se enfrentam às 18h de domingo (27), no estádio Serra Dourada, em Goiânia. A partida vale o acesso à Série B do próximo ano.

Botafogo
O Botafogo continua se preparando para enfrentar no domingo (27), no Rio Grande de Sul o Juventude, numa partida em que a torcida paraibana, especialmente a botafoguense, espera uma boa apresentação e um resultado satisfatório que facilite as coisas no jogo de volta.

Um empate, por exemplo, já seria um resultado importante para o time paraibano, pois com o apoio da torcida, em casa, com o Almeidão lotado, as possibilidades para a conquista do título inédito ficariam mais fáceis.

Mas, para os jogadores e o treinador Marcelo Villar, a equipe vai com tudo, pensando numa grande vitória, já que tem time para isso..

19 de outubro de 2013

Tudo pronto para a Batalha do PV

Trezeanos pelo Mundo
Torcida do Galo quer empurrar o time a uma grande vitória
O técnico Luciano Silva comandou o último preparativo na manhã deste sábado (19) para o jogo decisivo deste domingo (20), às 18h, no PV, quando o Galo enfrentará o Vila Nova de Goiás. 
Nem o sol forte tirou o ânimo dos jogadores trezeanos no treino final da semana realizado no sábado
A partida será a primeira do mata-mata que vale uma vaga na Série B do Brasileiro do próximo ano. 
Mesmo com alguns problemas de contusão de alguns jogadores, entre os quais o atacante Thiago Chulapa, o ambiente nas dependências do Presidente Vargas é de tranquilidade. Enfrentando problemas desde o início do campeonato, o Treze soube se organizar e sair de uma posição incômoda entre os últimos colocados e passou a ser um dos favoritos, no mínimo à conquista de uma vaga para os jogos finais. Agora, sem o fantasma da queda para a Série D, o time tem tudo para conquistar um brilhante resultado diante do representante goiano.   

Anuncie no PV
O PV certamente estará lotado, num dia que poderá ser histórico para  o Galo

O Estádio Presidente Vargas deverá receber amanhã um público espetacular, pois a partida será o primeiro passo da equipe alvinegra na luta por uma vaga na Série B. 
Até o final da manhã do sábado (19), mais de cinco mil ingresso foram vendidos, numa demonstração da força do torcedor trezeano.