As escolinhas esportivas do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) são um espaço para a prática de atividades que garantem uma melhor qualidade de vida para pessoas de todas as idades e também revelar talentos esportivos. Um desses talentos descobertos no DEF é Paulo Moura Meneses, um jovem de 20 anos que iniciou na escolinha de natação da UEPB em 2007.
Paulo é um campeão das piscinas e em sete anos de competições já conquistou mais de 400 medalhas em torneios estaduais e regionais. O atleta, que passou três anos na Escolinha do DEF, é campeão Norte-Nordeste na Categoria Sênior (20 a 24 anos), título conquistado no ano passado, na cidade de Maceió (AL). Na mesma competição, foi eleito o melhor atleta da Paraíba na Categoria Júnior II. No ano passado, ele também disputou o Campeonato Brasileiro disputado em Anápolis (GO), tendo ficado em 6º lugar.
Recentemente, Paulo Moura disputou e venceu o Campeonato Paraibano de Natação, realizado na inauguração da Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa. Das nove provas que disputou, o atleta conquistou oito medalhas de ouro e uma de prata. Quebrando recordes, ele fez o melhor tempo em todas as categorias.
As próximas competições do nadador são o Campeonato Norte/Nordeste e o Interfederativo, que serão disputados em João Pessoa, e para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontece no segundo semestre, em Uberlândia (MG).
Especialista nos 100 metros e nos 200 metros borboleta, além das provas de Medley 200 metros e 400 metros, Paulo Moura ressalta que a Escolinha do DEF foi fundamental para a sua carreira. Segundo ele, a estrutura oferecida pela UEPB e o incentivo dos professores o ajudaram a se tornar um atleta vencedor. Com um início de carreira vitorioso e muita disposição para alcançar ainda melhores resultados, a meta do jovem atleta é ousada: disputar uma Olímpiada.
O professor Eugênio Moura, responsável pela Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) da Universidade Estadual, destaca que Paulo é um exemplo de como a UEPB, através dos programas de extensão do DEF, tem atuado em benefício da sociedade paraibana, utilizando os conhecimentos acadêmicos para promover qualidade de vida e descobrir futuros campeões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário