31 de julho de 2015

Projeto que cria Frente Parlamentar para Desenvolvimento do Cariri é aprovado na ALPB


A Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) de terça-feira (28) foi marcada pela aprovação do requerimento de autoria do vice-presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado João Henrique, que cria a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Cariri Paraibano.
A proposta tem como foco principal possibilitar o desenvolvimento de ações que possam fortalecer a economia das 29 cidades que compõem a região com quase 200 mil habitantes.

Segundo João Henrique, a frente parlamentar ouvirá as lideranças políticas dos municípios, as universidades, os estudantes, a sociedade em geral, as entidades sindicais e religiosas para conhecer os problemas que prejudicam a população e o crescimento das cidades em áreas especificas.


“A intenção é realizar um amplo debate e levantar de forma criteriosa todos os entraves que interferem no desenvolvimento sustentável do Cariri. Isso será fundamental para a inclusão social e econômica das pessoas que vivem nessa região. O fortalecimento da caprinocultura, o turismo local, além do encadeamento da agroindústria, estimulo à economia criativa e a transposição do Rio São Francisco serão alguns dos temas abordados”, destacou João Henrique que será coordenador da Frente Parlamentar.

O deputado afirmou ainda que a Frente tem o objetivo de promover estudos e pesquisas voltados ao desenvolvimento de todos os municípios caririzeiros. Mas para isso é preciso definir propostas nas esferas orçamentárias para que os planos e os projetos sejam direcionados a atender às necessidades da população.

Após a aprovação o próximo passo será a instalação da Frente para o Desenvolvimento do Cariri que deve acontecer ainda no mês de agosto.

Assessoria


Assembleia Legislativa institui Medalha Ronaldo Cunha Lima para homenagear personalidades de destaque na cultura regional



Três do Nordeste serão os primeiros a receberem comenda

 A Assembléia Legislativa aprovou hoje, por unanimidade, a instituição da Medalha Ronaldo Cunha Lima, que será conferida a personalidades que se destacarem na cultura regional – especialmente cantadores, repentistas, cordelistas e violeiros.
O autor do projeto, Bruno Cunha Lima (PSDB), defendeu o projeto recitando poesia na tribuna da AL (áudio anexo), sendo aplaudido pelos colegas de plenário.



O deputado destacou a contribuição cultural de Ronaldo Cunha Lima para a cultura regional. “Ele se notabilizou como o único cantador – na história brasileira – a eleger-se governador de um estado, improvisando versos para multidões em cima de palanques”.
Bruno Cunha Lima também relatou os conflitos de convivência entre o poeta e o político, lembrando de episódio ocorrido após a posse de Ronaldo no Governo do Estado. “Ele foi provocado a falar sobre como se sentia um poeta no poder. E ele respondeu, sorrindo de orelha a orelha: ‘Sem poder ser poeta’”,

O projeto aprovado teve relatoria do deputado Ricardo Barbosa (PSB) e prevê a outorga de até cinco medalhas por ano. O deputado Bruno Cunha Lima antecipou que a primeira medalha será conferida em breve ao grupo Três dos Nordeste.

APERTEM OS CINTOS... O PILOTO SUMIU!

Na década de 1980 a comédia “Apertem os cintos... O piloto sumiu” fez muito sucesso com um roteiro baseado num problema com os pilotos que ficaram inconscientes, criando o pânico entre os passageiros. Na ocasião estava ali um ex-combatente de guerra, Ted Striker (Robert Hays), que é forçado a assumir os controles de um avião quando a tripulação sucumbe à comida contaminada. Na ocasião, Elaine (Julie Hagerty), sua namorada, se junta a ele e assim vão tentar salvar os passageiros e terminar o voo com sucesso. Contudo existe um problema: ele é neurótico.
Gilson Souto Maior JuniorPastor Sênior da Igreja Batista do Estoril
Bauru-SP 

Parece que estamos vivendo algo semelhante em nosso país. A corrupção contaminou todas as esferas de poder e há um pânico no país. A presidente nada mais é que um boneco inflável, os poderes da nação sem representatividade nenhuma e pelo visto o “avião” Brasil está sem piloto, nem mesmo temos um neurótico com sua namorada no lugar. A situação é gravíssima e tende a piorar, pois os sinais apontam para uma crise não apenas econômica, mas institucional; sim, o Congresso também tem seus membros envolvidos e a briga que existe hoje parece ser em salvar a própria pele. Na sátira no final tudo dá certo, mas na realidade não vemos perspectiva alguma, pelo menos a curto e médio prazo. O que ocorre?
Segundo a Bíblia, “A arrogância antecede a destruição, e a altivez do espírito antecede a queda” (Provérbios 16:18). É exatamente isso que vemos em toda classe política do país. Não aparece ninguém para pedir desculpas à nação dos enganos, das manipulações ideológicas e do sonho que virou pesadelo para muitos brasileiros. O que vemos é a arrogância dos que dilapidaram o patrimônio público em nome de um “projeto criminoso de poder”, como bem disse o decano do STF (Supremo Tribunal Federal), Ministro Celso de Mello. Contemplamos o partido do governo negar o inegável, proclamar uma ética falsa e se arvorar como vítima de forças supostamente reacionárias, quando eles mesmos representam o que há de mais retrógado, apoiando-se em ideias do século XIX e querendo imitar nações em que o comunismo apenas trouxe atraso, destruição, morte, corrupção ditadura. Essa arrogância só pode trazer destruição.
Mas não é apenas isso! Temos a arrogância daqueles que se uniram ao “projeto criminoso de poder”, pois se há corruptos, também há corruptores. E infelizmente, não foi apenas a Petrobrás que afundou, mas outras empresas públicas também foram cooptadas para o esquema. Não é a toa que o sábio afirmou: “Quando os ímpios proliferam, os crimes aumentam [...]” (Provérbios 29:16a). E vemos essa situação em nossa nação: violência desmedida, atos desumanos como o estupro das adolescentes no Piauí, tráfico de drogas, insegurança, enfim tanta desgraça que já não sabemos mais o que fazer.
Diante de um quadro nebuloso como o que vivemos necessitamos colocar nossos olhos no Senhor. Se o piloto sumiu, o SENHOR da história não perdeu o controle da situação. Como nos diz o profeta: “Daniel disse: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque a sabedoria e a força pertencem a ele. Ele muda os tempos e as estações; remove e estabelece os reis; é ele quem dá sabedoria aos sábios e entendimento aos que conhecem. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e a luz mora com ele” (Daniel 2:20-22). É exatamente essa esperança que precisamos ter em momentos como esse, a esperança de que, apesar das circunstâncias adversas, Deus reina.
Alguns vão me criticar, afirmando que me baseio numa utopia, que a fé é algo meramente psicológico e não faltarão aqueles que hão de me acusar de simplismo. Não me importa! A fé nunca é simplista, pelo contrário, ela é mais racional do que alguém possa imaginar. Andar pela fé, crendo que Deus está no controle pode parecer o absurdo, mas é justamente isso que nos dá segurança. Crer também é pensar e a fé verdadeira é aquela que procura entendimento. Não há respostas fáceis na vida, mas viver sempre na dúvida e na incredulidade é o mesmo que ser devorado estando vivo.
O apóstolo Paulo declarou: “[...] O conhecimento dá ocasião à arrogância, mas o amor edifica. Se alguém supõe conhecer alguma coisa, ainda não conhece até o ponto em que é necessário conhecer. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele” (1Coríntios 8:1b-3). Ou seja, se você se acha que é tão esperto e que já descobriu tudo, na verdade seu ego está inflado e é apenas um tagarela intelectual. Sócrates dizia que era o homem mais sábio de Atenas justamente porque não sabia nada. E assim também é na vida, não sabemos de tudo, não temos controle das coisas e nem das circunstâncias. Diante da realidade somos míopes e vemos apenas um instante chamado “agora”.
Desse modo, numa crise que se agiganta a cada dia, precisamos saber onde vamos confiar: em nosso próprio conceito e nas pressuposições humanas, passageiras e irreais ou em Deus, que conhece tudo – inclusive a nós – e sabe como está dirigindo a história. A opção pela fé em Deus não é uma fuga, uma quimera, mas a única certeza que tenho para viver um dia de cada vez, amando-O sobre todas as coisas e amando ao meu próximo como a mim mesmo. Crer em Deus é ir além das expectativas meramente humanas, é olhar na justiça que não falha e que colocará um dia todas as coisas no seu devido lugar.

Se o piloto sumiu, minha confiança nunca esteve nele, mas em Deus que nos conduz com segurança. Honestamente não sei de tudo, não tenho controle de tudo e quanto mais leio e aprendo, mais reconheço que nada sei. Como nos diz o sábio: “Como dente quebrado e pé deslocado, assim é confiar no homem desleal no dia da angústia” (Provérbios 25:19). Diante das opções humanas, é melhor dizer como o profeta: “Deus é a minha salvação. Confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação” (Isaías 12:2).

Bosco Carneiro já apresentou 25 requerimentos para distribuição de pão e leite



O deputado Bosco Carneiro já apresentou 25 requerimentos para a distribuição de pão, leite e fubá em diversas cidades do Brejo Paraibano. O parlamentar ocupou a tribuna do plenário José Mariz nesta quinta-feira (30) para sobre seus projetos e a reunião que teve no dia de ontem com a secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, para saber sobre o andamento do programa.


"Fui informado pela secretária que existe uma reestruturação do programa, para acabar com a dificuldade encontrada na aquisição e distribuição do produto. Para isso, neste mês de agosto ocorrerá o credenciamento de comerciantes locais e em setembro a distribuição se dará através de cartão de alimentação, onde os beneficiados poderão adquirir os produtos com os estabelecimentos cadastrados", ressaltou.

Bosco Carneiro salientou ainda que esta nova modalidade vai beneficiar as famílias e o comércio local, fazendo com que os produtos possam ser adquiridos de forma objetiva. "O competente trabalho que vem sido desenvolvido na Secretaria de Desenvolvimento vai permitir que mais paraibanos possam ser contemplados por este programa", concluiu.

Dentre as cidades beneficiadas pelos requerimentos de Bosco Carneiro estão Alagoa Grande, Juarez Távora, Serra Redonda, Alagoinha, Ingá, Pilões e Mulungu.


O parlamentar ainda aproveitou a ocasião para registrar solidariedade aos deputados Jeová Campos e Ricardo Barbosa, que vão passar por tratamentos médicos.

30 de julho de 2015

Museu Assis Chateaubriand sedia lançamento de livro sobre Mestre Galdino

emannuel_ponce_de_leonAmanhã, às 19h30, o Museu Assis Chateaubriand (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no bairro do Catolé, será o lançamento do livro “A Escultura Grotesco-Fantástica de Mestre Galdino – Configurações do Imaginário na Cerâmica Popular Pernambucana”, escrito pelo médico Emmanuel Ponce de Leon Júnior. O evento é mais uma atividade integrada ao “Noites no Museu”, iniciativa promovida pelo MAC que dá azo a reflexão e a diversão através da arte, contemplando desde música, dança e literatura, até exposições e peças teatrais. A entrada é gratuita.
O livro tem prefácio assinado pelo crítico João Batista de Brito e será apresentado na ocasião pelos docentes e também médicos, Edmundo Gaudêncio e Vilma Mendoza.
Mestre4Emmanuel Ponce de Leon, um entusiasta apaixonado pela cultura popular, sobretudo pela força criativa de Manuel Galdino de Freitas (1928-1996) – ceramista, poeta e cordelista nascido em São Caetano, próximo ao Alto do Moura, nas cercanias de Caruaru (PE) – possuiu, inclusive, mais de 50 peças do artista, que foram um dos escopos do livro, sendo mais tarde doadas a um memorial situado na Vila do Artesão, em Campina Grande. De acordo com o escritor, a publicação busca trazer à tona a memória artística do mestre da cerâmica figurativa, já que, embora muito famoso pelas suas obras, ainda rareiam as referências bibliográficas a respeito de Mestre Galdino.
Conforme Emmanuel, Galdino está no mesmo nível de Mestre Vitalino, contudo, quando todos imitavam este, aquele foi na contramão, criando monstros e imagens fantásticas de híbridos mais afeitos ao grotesco.
Mais sobre Emmanuel Ponce de Leon Júnior e Mestre Galdino
Mestre7Emmanuel Ponce de Leon Júnior é médico patologista e escritor. Publicou escritos em diversos jornais de João Pessoa e ganhou o Prêmio Katarina Real de Cultura Popular, versão 1997 (Menção Honrosa), da Fundação Joaquim Nabuco (PE). Também participou de peças teatrais e, em 1995, foi premiado por meio de concursos pelas Academias de Medicina Baiana e Brasileira pelos seus contos, poesias e ensaios. Emmanuel também é um dos fundadores do Cine Clube Chaplin.
Galdino chegou ao Alto do Moura em 1974 a trabalho, era pedreiro. Lá, chamou-lhe a atenção o que faziam os ceramistas e nesta atividade viu um meio de melhorar de vida. Quando mudou de profissão já contava mais de 50 anos de idade. Gostava de fazer moringas e monges, mas sua arte maior estava nos pequenos bonecos de barro, que se distanciavam da representação e se aproximavam do grotesco. Não à toa suas obras ficaram conhecidas como ‘os bichos feios de Seu Mané.’
Mestre01Para cada boneco que produzia, costumava escrever uma história que ia anotando num caderno. Assim chegou a escrever mais de mil histórias. Reza a lenda que quando alguém indagava se havia aprendido o ofício com Mestre Vitalino, ele respondia em versos: “Galdino é bonequeiro/e sou poeta também/tem boneco em minha casa/que bonequeiro não tem/na arte só devo a Deus/lição não devo a ninguém”.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Divulgação

29 de julho de 2015

Reitor Rangel Junior se reúne com prefeito Romero Rodrigues e discute parcerias entre UEPB e PMCG em diversas áreas


slide1

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, se reuniu na tarde desta terça-feira (28) com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, com o qual discutiu sobre o fortalecimento de parcerias institucionais entre a Universidade e a Prefeitura Municipal. A reunião foi realizada no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, e foi acompanhada por auxiliares dos dois gestores.
Diversos assuntos foram tratados entre o reitor e o prefeito, destacando-se a parceria para a formação continuada de professores da Educação Básica de Campina Grande e o plano de mobilidade urbana no Câmpus Universitário. No tocante à capacitação dos professores, os gestores debateram sobre a possibilidade de viabilizar uma maior participação de docentes municipais em cursos de pós-graduação da UEPB, o que permitirá uma melhor qualificação dos profissionais da Educação e, consequentemente, melhorar o nível de aprendizagem dos estudantes.
Rangel Junior e Romero Rodrigues (9)Sobre a mobilidade urbana do Câmpus da UEPB em Bodocongó, o reitor Rangel Junior apresentou o projeto de cercamento do Câmpus para garantir maior segurança para a comunidade acadêmica. Para a execução do projeto é necessário que as ruas que passam por dentro do espaço universitário sejam destinadas exclusivamente para circulação interna e outras vias sejam abertas no entorno da Universidade. O prefeito Romero Rodrigues se prontificou em analisar o estudo de mobilidade elaborado pela UEPB e buscar viabilizar a cessão de vias e pavimentação de ruas para garantir que o projeto de segurança e mobilidade da UEPB possa ser executado em breve.
Os gestores também discutiram sobre a cessão de servidores entre as instituições, com a proposta de definição de um novo termo de convênio para que tanto servidores da UEPB possam desenvolver atividades na PMCG e vice-versa, de acordo com a demanda de cada instituição. O apoio da Prefeitura para o Festival de Artes da UEPB também foi tema da reunião, sobre o qual o prefeito de Campina Grande sinalizou positivamente.
Rangel Junior e Romero Rodrigues (14)O reitor Rangel Junior também falou sobre a proposta da UEPB para a criação do curso de Gestão Pública, que já possui projeto pedagógico montado e será encaminhado para os órgãos de deliberação universitária. Trata-se de um projeto para todo o Estado, mas, sobretudo, para as grandes cidades, que possuem um número maior de servidores que, uma vez mais qualificados, estarão prestando melhor serviço para a população.
Segundo Rangel Junior, a reunião serviu para estreitar laços entre UEPB e Prefeitura de Campina Grande, de modo a beneficiar as instituições, mas, sobretudo, a população campinense, que é quem mais ganha com as parcerias e ações desenvolvidas entre Universidade e Prefeitura. Para o prefeito Romero Rodrigues, a Universidade Estadual é uma grande parceira e quanto mais ações em conjunto forem desenvolvidas entre Prefeitura e UEPB, mais a população de Campina se beneficia com melhores serviços e desenvolvimento.
Texto: Tatiana Brandão -  Assessoria de Comunicação - UEPB
Fotos: J. Cesar

Assembleia Legislativa aprova 74 matérias em sessão ordinária desta quarta-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira (29) um total de 74 matérias. Os destaques foram dois requerimentos para realização de sessões especiais para debater o turismo na Paraíba e homenagear os 50 anos dos Profissionais de Administração no Brasil e a criação da Medalha Poeta Ronaldo Cunha Lima, comenda que vai ser concedida a artistas da cultura popular nordestina.
O presidente Adriano Galdino afirmou que, tanto Ronaldo Cunha Lima, quanto Wilson Braga conseguiram ao longo da vida fazer e manter amizades, e destacou que são únicos no cenário político paraibano na arte de fazer amigos.
O autor do projeto de Resolução, deputado Bruno Cunha Lima, ressaltou na tribuna que a medalha fará mérito à cultura regional. A primeira medalha deverá ser concedida ao trio Os Três do Nordeste.
Pequeno Expediente
29.07.15 43a sessao ordinaria ©roberto guedes (35)No início da sessão desta quarta-feira, o deputado Frei Anastácio fez um registro de documento do Papa Francisco sobre a necessidade de se proteger o planeta Terra, que está degradado no mundo todo, com graves problemas de poluição.
O deputado João Gonçalves registrou agenda que teve em Brasília a respeito de projeto da Petrobrás que tira a cabotagem do Porto do Cabedelo para o porto de Suape, em Pernambuco, prejudicando a economia paraibana. Ficou decidido que um dos contratos com a empresa será revisto. O governador Ricardo Coutinho tratará do assunto com a presidente Dilma nesta quinta-feira, de acordo com o deputado.
Comissão de Direitos Humanos e Minorias
29.07.15 43a sessao ordinaria ©roberto guedes (108)A Comissão de Direitos Humanos e Minorias, presidida pelo deputado Frei Anastácio, realizou sua segunda reunião ordinária e aprovou dez dos treze projetos de lei que estavam em pauta. 
Dentre as matérias aprovadas pela comissão, o projeto de lei do deputado Hervázio Bezerra que institui a obrigatoriedade e responsabilidade dos médicos cirurgiões-plásticos em informar a procedência das próteses de silicone implantadas no âmbito do Estado da Paraíba. 
De autoria do deputado Janduhy Carneiro, foi aprovado o projeto de lei que obriga as instituições bancárias do Estado a instalar caixas eletrônicos com sistema braile e áudio nas principais agências da Paraíba.
Já o projeto de lei de autoria do deputado Hervázio Bezerra, que estabelece garantias às pessoas que mantenham união estável homoafetiva à inscrição, como entidade familiar, nos programas de habitação desenvolvidos pelo Estado da Paraíba, recebeu pedido de vistas do relator João Gonçalves.
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias tem como membros titulares Raniery Paulino, Inácio Falcão, João Gonçalves e Jutay Meneses, além do presidente Frei Anastácio.
- See more at: http://www.al.pb.gov.br/18943/assembleia-legislativa-aprova-74-materias-em-sessao-ordinaria-desta-quarta-feira.html#sthash.5dOZWM4c.dpuf

Assembleia Legislativa da Paraíba aprova 41 matérias na sessão ordinária desta terça-feira



A sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) desta terça-feira (28)  marcou o retorno do presidente Adriano Galdino após um período de cinco dias à frente do Governo do Estado.
A Assembleia Legislativa aprovou 41 matérias, com destaque para a mensagem do Tribunal de Justiça da Paraíba sobre concessão do título de Patrono do Poder Judiciário ao ex-presidente da República Epitácio Pessoa. O relator da matéria foi João Bosco Carneiro. O estadista Epitácio Pessoa, paraibano de Umbuzeiro, que dá nome à Assembleia Legislativa do Estado, desde a década de 1960, agora é Patrono também do Poder Judiciário.
Dentre os requerimentos aprovados nesta terça-feira, um projeto de autoria do deputado Nabor Wanderley institui o Sistema Biométrico de Identificação de recém nascidos nas maternidades e hospitais públicos e privados da Paraíba.
De autoria do vice-presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado João Henrique, foi aprovado projeto que cria a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Cariri Paraibano.
Na Ordem do Dia foram incluídos três requerimentos, sendo dois de autoria do deputado Bruno Cunha Lima, e um do presidente Adriano Galdino que propõe a concessão da Medalha Epitácio Pessoa ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski.
28.07.15 42a sessao ordinaria ©roberto guedes (4)Pequeno Expediente – A deputada Estela Bezerra registrou a repercussão que teve a atividade do dia 24 de julho nas comemorações do Dia da Mulher Negra. Comunicou ainda que nesta quarta-feira (29) o Governo do Estado realiza em Campina Grande o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e lembrou a importância dos produtores e trabalhadores rurais realizarem o cadastro eletrônico, que visa  facilitar o acesso a créditos referentes à políticas públicas para o setor.
O deputado José Aldemir reassumiu o mandato após 121 dias de licença médica e afirmou que retorna revigorado para debater os temas relevantes na Casa de Epitácio Pessoa.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, convidou os deputados para uma reunião no gabinete da Presidência às 9 horas desta quarta-feira (29) para tratar, sobretudo com as lideranças de partidos, o funcionamento da Casa de Epitácio Pessoa.
O deputado Jandhuy Carneiro parabenizou o presidente Adriano Galdino por sua permanência no cargo de governador do Estado, o que foi importante para o Poder Legislativo.
- See more at: http://www.al.pb.gov.br/18823/assembleia-legislativa-da-paraiba-aprova-41-materias-na-sessao-ordinaria-desta-terca-feira.html#sthash.AqGZ4Lk8.dpuf

28 de julho de 2015

Exposição “Campina Grande: Passado, Presente e Futuro” segue no Museu Assis Chateaubriand até agosto

A Rainha da Borborema celebrou 150 anos em 2014 e para comemorar a data foi pensada a exposição “Campina Grande: Passado, Presente e Futuro”, que segue em cartaz no Museu Assis Chateaubriand (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) até o dia 14 de agosto, com entrada franca. Elaborada pela Comissão do Sesquicentenário de Campina Grande, advinda da Prefeitura Municipal, a exposição conta com um painel coletivo composto de 30 obras de diversos artistas da cidade, considerando o momento atual, a história e os dias vindouros de Campina.
DSC08271“Campina Grande: Passado, Presente e Futuro” enaltece a segunda cidade mais populosa do Estado, também considerada um dos principais polos industriais da região Nordeste, e que figura ainda entre os maiores centros tecnológicos da América Latina. A ideia da exposição é favorecer não apenas o desenvolvimento cultural do público no que se refere ao acesso ao talento de vários artistas em uma mesma exposição, contemplando múltiplas técnicas e influências, mas igualmente fornecer um acervo histórico-cultural acerca das nuanças da região na qual estão inseridos.
DSC08267Cada obra mede 50 x 70 centímetros, sendo que o painel pode ser desmembrado em 10 partes de três telas. A ideia era originar uma obra singular, a partir da criatividade de artistas de diversas idades, formações e expectativas. Assim, participam da exposição trabalhos de Aida Maria Martins de Assis, Alex Melo, Cândido Freire, Elisama Lícia Batista, Helena Mota, Jorge Elô, Carmen Sheilla, Jonathan Queiroz, Saullo Ais e Victor Hugo Araújo Leite. Cada artista expõe, assim, sua visão sobre Campina Grande, com percepções distintas, proporcionando ao público uma vivência rica e diferenciada.

27 de julho de 2015

Departamento de Psicologia da UEPB promove Encontro Nordestino de Logoterapia e Análise Existencial
















A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia do Departamento de Psicologia da Instituição, realiza de 4 a 6 de setembro, nas dependências do Colégio Motiva, no Centro de Campina Grande, o 5º Encontro Nordestino de Logoterapia e Análise Existencial.
O evento faz parte das comemorações dos 21 anos do Núcleo e é voltado para psicólogos, estudantes de Psicologia, profissionais da área de Saúde e Humanas, bem como para os admiradores do pensamento de Viktor Emil Frankl. O tema central é “Vazio Existencial e Sentido da Vida”, tendo como proposta discutir a questão do vazio na contemporaneidade.
As inscrições estão abertas e os participantes poderão enviar trabalhos científicos para apresentação oral, em oito áreas distintas. Também estão disponíveis diversos minicursos com profissionais em âmbito regional, nacional e internacional.
Mais informações sobre inscrições, normas, prazos para submissão de trabalhos e programação podem ser obtidas através do endereço eletrônico http://www.nvlogo.com.br/p/v-encontro-nordestino-de-logoterapia.html, pelo e-mail nucleovf@gmail.com ou pelos telefones: (83) 8780-1901 / 9928-3662.
Texto: José Leal

Dia do Trabalhador Rural é comemorado na Assembleia Legislativa da Paraíba

24.07.15 - Homenagem aos agricultores na alpb - ©nyll pereira (270) cópiaA Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão especial, nesta sexta-feira (24), para comemorar o Dia do Trabalhador Rural, comemorado neste sábado (25), e os 40 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT). A sessão contou com a participação de trabalhadores rurais e dirigentes de entidades sindicais e instituições governamentais.
O deputado Frei Anastácio, autor da propositura da sessão especial nº 59/2015, exaltou a força e coragem dos pequenos trabalhadores rurais. “Os pequenos agricultores são responsáveis por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, através da agricultura familiar”, comentou.
24.07.15 - Homenagem aos agricultores na alpb - ©nyll pereira (245) cópiaNo estado existem hoje mais de 40 feiras agroecológicas dos trabalhadores da reforma agrária e agricultores familiares que comercializam seus produtos, sem a utilização de agrotóxicos e por mês são produzidas 170 toneladas de alimentos. Estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que os agricultores familiares são responsáveis pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população, como o leite (58%), a mandioca (83%) e o feijão (70%).
Com relação à Comissão Pastoral da Terra (CPT), que completa 40 anos de atuação, Frei Anastácio comentou que a entidade presta serviços de assessoria técnica, ética, política, jurídico e social em defesa do povo pobre.
24.07.15 - Homenagem aos agricultores na alpb - ©nyll pereira (77) cópiaO superintendente do INCRA na Paraíba, Cleofas Cajú, afirmou que o instituto acompanha atualmente no Estado 16 mil famílias de trabalhadores rurais com assistência técnica, sendo diretamente 12 mil famílias.
O titular da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Luiz Gonzaga Júnior, destacou que os jovens e as mulheres atualmente já se fazem mais presentes nas organizações de movimentos pelos direitos dos trabalhadores rurais com avanços.
O agricultor Ivanildo Teotônio, destacou a importância de se produzir e de se consumir cada vez mais alimentos orgânicos, sem agrotóxicos e revelou que tem aumentado a procura por alimentos saudáveis. Citou ainda o apoio que as empresas de assistência técnica rural têm dado ao homem do campo. Na sessão foi exibido um vídeo mostrando a qualidade dos alimentos agroecológicos vendidos nas feiras com agricultores familiares.
24.07.15 - Homenagem aos agricultores na alpb - ©nyll pereira (37) cópiaA agricultora Tania Maria de Sousa, coordenadora da Comissão Pastoral da Terra, ocupou a tribuna para dizer que 95% das terras conquistadas pelos agricultores são frutos da luta dos camponeses com coragem e com ousadia de mulheres e homens que têm resistido à força do latifúndio.
A sessão especial teve ainda a participação de representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Comissão Estadual da Verdade, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Paraíba, dentre outras entidades.
- See more at: http://www.al.pb.gov.br/18787/dia-do-trabalhador-rural-e-comemorado-na-assembleia-legislativa-da-paraiba.html#sthash.HpXE4tY4.dpuf

Políticas públicas para a Mulher Negra são debatidas na Assembleia Legislativa da Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou na manhã desta sexta-feira (24) uma audiência pública para debater a questão da mulher negra no estado da Paraíba. A audiência, realizada no Auditório João Eudes, aconteceu em alusão ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, comemorado neste sábado (25).
O Dia da Mulher Afro Latino Americana Caribenha surgiu em 1992 e, de acordo com a deputada Estela Bezerra, autora da propositura da audiência, foi conquistado popularmente através de mulheres negras com forte presença na América Latina. “No Brasil, mais de 49 milhões de pessoas da nossa população é composta de mulheres negras, mas que não tem o reconhecimento da sua contribuição na construção da cultura da nossa região. A dificuldade de acesso às políticas públicas e a falta de garantia de direitos é a verdadeira motivação da necessidade de se discutir e de modificar essa quantidade de coisas”, afirmou a deputada
24.07.15 audiencia publica_mulher negra ©roberto guedes (79)A reunião teve como objetivo propor o debate sobre a realidade das mulheres negras na Paraíba e no Brasil, já que é neste grupo social que se encontram as maiores situações de vulnerabilidade em função das condições de emprego, moradia e acesso a políticas públicas. Para a deputada estadual Estela Bezerra a audiência acontece principalmente para atender a demanda do movimento organizado de mulheres negras na Paraíba. “É um segmento significativo que requer políticas públicas. Quando observamos indicadores sociais são essas mulheres quem menos estão na escola, que recebem os piores salários e são acometidas de algumas patologias específicas das condições de vida e de opressão desse segmento”, destacou a parlamentar.
24.07.15 audiencia publica_mulher negra_gilberta soares ©roberto guedes (27)Para a Secretária de Estado da Diversidade Humana da Paraíba, Gilberta Santos Soares, discutir a situação da mulher negra é importante porque se trata de um segmento historicamente discriminado e vítima do racismo e do machismo. “Quando olhamos a categoria de empregados domésticos no país, 90% é formado por mulheres e 80% é de mulheres negras e isso não é por acaso. É o resultado da escravidão de mulheres, que até hoje vivem a falta de acesso ao trabalho, a exclusão social e até mesmo a própria renda”, disse a secretária.
A representante da Rede de Mulheres de Terreiro da Paraíba, Tânia Correia, destacou o racismo como principal obstáculo enfrentado pela mulher negra no país. “Ainda é muito gritante. Estamos no século XXI e os preconceitos formados ao longo desses anos ainda não se dissiparam. Estamos tendo terreiros invadidos, pessoas apedrejadas e agredidas porque são de religião de matriz africana e, por isso, ainda temos muito a avançar, embora hoje, estejamos comemorando os avanços que já tivemos”, relatou Tânia.
24.07.15 audiencia publica_mulher negra_terlucia silva ©roberto guedes (3)A representante da Organização das Mulheres Negras na Paraíba (Bamidelê), Terlúcia Silva, avaliou como positiva a iniciativa da ALPB na realização da audiência. “Esse tema é de muita importância. Acho que em 2015 nós já temos visto passos significativos aqui [na ALPB] e só temos a agradecer. O movimento social de mulheres negras continua na luta e continua exigindo que os parlamentares tenham compromisso com essa pauta”, comentou.
O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil e procurou, além de debater junto aos movimentos sociais o enfrentamento do racismo, discutir políticas públicas. Grupos sociais organizados também participaram da reunião, que contou também com a presença da vereadora Márcia Dias, do município de Monte Horebe, a especialista em políticas públicas, Durvalina Luma, a gerente executiva de Atenção a Saúde do Estado da Paraíba, Patrícia Assunção e Solange Rocha, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas da universidade Federal da Paraíba.
- See more at: http://www.al.pb.gov.br/18804/politicas-publicas-para-a-mulher-negra-sao-debatidas-na-assembleia-legislativa-da-paraiba.html#sthash.LYePRDIf.dpuf

23 de julho de 2015

Assembleia Legislativa da Paraíba e Memorial Parlamentar recebem visita de alunos da Rede Pública de Ensino



20.07.15 escola indio piragibe visita alpb ©roberto guedes (12)A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e o Memorial Parlamentar receberam na tarde da última segunda-feira (20) a visita de 100 alunos da Escola Municipal Índio Piragibe, localizada do bairro de Mangabeira.
Acompanhados por professores e funcionários da Casa de Epitácio Pessoa, os alunos do 7º e do 8º ano tiveram a oportunidade de aprender a respeito do papel do Poder Legislativo e sobre sua trajetória em nosso Estado através do Memorial Parlamentar.
Para a diretora do Departamento de Cultura e Memória da ALPB, Valéria Coutinho, é muito importante que as crianças e adolescentes convivam com a história política do local onde vivem desde cedo. “Futuramente serão esses cidadãos que irão escolher seus representantes. É importante que eles saibam da história, da ética e sobre a política como verdadeiro instrumento para melhorar a qualidade de vida da população”, comentou.20.07.15 escola indio piragibe visita alpb ©roberto guedes (15)
No plenário da assembleia, os adolescentes obtiveram informações de como os deputados criam as leis que beneficiam a população. Durante a visita ao Memorial Parlamentar os alunos ouviram relatos sobre tópicos da história do Poder Legislativo da Paraíba.
20.07.15 escola indio piragibe visita alpb ©roberto guedes (9)O aluno Albeni de Oliveira, de 12 anos, se mostrou muito satisfeito com a visita a Assembleia Legislativa e ao Memorial Parlamentar. “Essa visita foi muito importante porque adquiri mais conhecimento. Quando eu voltar a escola vou elaborar um relatório com tudo que vi e ouvi por aqui”, disse.
Segundo a professora Ana Bernadete Acioly, a visita a Assembleia Legislativa é uma oportunidade única para se aprender de forma prática as noções de democracia e cidadania. “Esta foi uma experiência bastante significativa para nossos alunos porque eles puderam conhecer na prática como funciona a estrutura do poder Legislativo”avaliou.
Ainda na tarde desta segunda feira, os alunos da Escola Municipal Índio Piragibe visitaram o Palácio da Redenção e o Tribunal de Justiça do Estado.
- See more at: http://www.al.pb.gov.br/18715/assembleia-legislativa-da-paraiba-e-memorial-parlamentar-recebem-visita-de-alunos-da-rede-publica-de-ensino.html#sthash.RWGF8Yzx.dpuf

Grupo Baú de Chorinho volta ao Museu Assis Chateaubriand em comemoração aos dois anos de sua estreia

= FOTO 07 =Em 2013, o grupo campinense Baú de Chorinho escolheu o Museu Assis Chateaubriand (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para realizar sua estreia. De caráter intimista, o evento obteve grande êxito, com a presença de uma efusiva plateia e, desde então, o grupo tem voltado anualmente ao Museu para celebrar a data. Assim, no próximo sábado (25), o Baú de Chorinho apresenta a performance instrumental temática “O Choro pra mais de ano II”, no MAC, a partir das 20h.
A entrada é gratuita. Assim, no aniversário do grupo, o campinense é quem ganha o presente: uma opção de refinado entretenimento no sábado à noite. A apresentação também foi integrada ao “Noites no Museu”. Idealizada pelo MAC, a iniciativa busca oferecer aos apreciadores da arte um momento diferente em que a diversão se alia a um ensejo reflexivo e estético, percorrendo música, dança, literatura, exposições e peças teatrais, entre outras manifestações artísticas.
“O Choro pra mais de ano II” terá cerca de duas horas e contará com a presença do flautista campinense Felipe Oliveira, com quem o Baú de Chorinho compartilhará metade da mostra programada para a ocasião, fazendo uma homenagem àquele que é considerado o pai da música brasileira: o compositor, instrumentista, arranjador e maestro Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha (1897-1973). A segunda edição de “O Choro pra mais de ano” também veio corroborar o evento como algo fixo no calendário do grupo, exaltando o que foi um marco para o Baú de Chorinho e também para os admiradores dele.
O idealizador do grupo, Adeildo Pereira, destacou que o Baú de Chorinho tem alcançado cada vez mais reconhecimento no Estado e inclusive fora do País, com numerosos convites para participar de diversos eventos. “A receptividade do público também é muito positiva, temos mais de 18 mil seguidores nas redes sociais, integramos o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, uma das maiores referências para os estudiosos da música, enfim, temos muito o que celebrar”, acrescentou Adeildo, ressaltando que o MAC, desde o início mostrou-se um espaço apropriado não apenas pela qualidade de suas dependências, mas pelo apoio recebido.
Mais sobre o Baú de Chorinho
O Baú de Chorinho foi constituído ao longo do intervalo que se estende do segundo semestre de 2012 aos primeiros meses de 2013, com a ideia que o sustenta até hoje, de estudar e divulgar a boa música sem quaisquer vínculos com interesses acadêmicos, mas pelo deleite, a fruição em si do prazer musical.
Em suas apresentações, o grupo privilegia a surpresa no que se refere ao repertório, mas aqueles que tiveram a oportunidade de assistir algo do Baú de Chorinho já anteveem a sua excelência e sensibilidade artística, posto que peculiares as suas performances. Outra característica do grupo é fazer conhecer às novas gerações a importância do Choro. Assim, usualmente e em paralelo às execuções, há uma explanação a respeito das obras apresentadas, bem como de seus compositores e outras informações de caráter histórico e estilístico.
O Baú de Chorinho é formado por Renally Lucas (pandeiro), Arthur Arruda (cavaquinho), Clemilson Dantas (violão), Sandro Félix (violão de 7 cordas) e Adeildo Pereira (bandolim).
Serviço
O quê: “O Choro pra mais de ano II” – Baú de Chorinho
Quando: 25 de julho de 2015
Hora: 20h
Onde: MAC-UEPB, na Rua João Lélis, 581, Catolé – Campina Grande (PB).
Entrada: Gratuita
Informações: (83) 3337-3637.

Texto: Oziella Inocêncio

Exposição “Campina Grande: Passado, Presente e Futuro” segue no Museu Assis Chateaubriand até agosto


A Rainha da Borborema celebrou 150 anos em 2014 e para comemorar a data foi pensada a exposição “Campina Grande: Passado, Presente e Futuro”, que segue em cartaz no Museu Assis Chateaubriand (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) até o dia 14 de agosto, com entrada franca. Elaborada pela Comissão do Sesquicentenário de Campina Grande, advinda da Prefeitura Municipal, a exposição conta com um painel coletivo composto de 30 obras de diversos artistas da cidade, considerando o momento atual, a história e os dias vindouros de Campina.DSC08261



DSC08271




“Campina Grande: Passado, Presente e Futuro” enaltece a segunda cidade mais populosa do Estado, também considerada um dos principais polos industriais da região Nordeste, e que figura ainda entre os maiores centros tecnológicos da América Latina. A ideia da exposição é favorecer não apenas o desenvolvimento cultural do público no que se refere ao acesso ao talento de vários artistas em uma mesma exposição, contemplando múltiplas técnicas e influências, mas igualmente fornecer um acervo histórico-cultural acerca das nuanças da região na qual estão inseridos.
DSC08267Cada obra mede 50 x 70 centímetros, sendo que o painel pode ser desmembrado em 10 partes de três telas. A ideia era originar uma obra singular, a partir da criatividade de artistas de diversas idades, formações e expectativas. Assim, participam da exposição trabalhos de Aida Maria Martins de Assis, Alex Melo, Cândido Freire, Elisama Lícia Batista, Helena Mota, Jorge Elô, Carmen Sheilla, Jonathan Queiroz, Saullo Ais e Victor Hugo Araújo Leite. Cada artista expõe, assim, sua visão sobre Campina Grande, com percepções distintas, proporcionando ao público uma vivência rica e diferenciada.
Serviço
O quê: Exposição “Campina Grande: Passado, Presente e Futuro”
Quando: Até 14 de agosto de 2015
Onde: MAC-UEPB, Rua João Lélis, 581, Catolé, em Campina Grande-PB.
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30.
Entrada: Franca
Outras informações: (83) 3337-3637
Texto: Oziella Inocêncio