8 de novembro de 2015

Dia do Radialista?




O dia de 7 de novembro marcou mais um dia do Radialista. Na verdade, o Dia do Radialista é todos os dias. Lamentavelmente, a cada ano menos comemorado, fruto da desatenção dos senhores proprietários de emissoras, na sua maioria, diferentes da estações de pouco tempo atrás, quado se fazia verdadeiramente RÁDIO.
Hoje, especialmente na Paraíba fazer rádio passou a ser um divertimento para alguns, que, diferentemente do meu tempo - que por sinal ainda é hoje, pois não morri - se apresenta com uma qualidade em termos de programas, ruim, medíocre e pobre de valor\es que possam chamar a atenção de quem o escuta.
Lembro, que, quando fiz teste para tentar uma oportunidade numa emissora de rádio - foi na Caturité de Campina Grande, em 1965 - enfrentei um verdadeiro vestibular. Uma palestra com um dos diretores da emissora sobre assuntos gerais (conhecimentos gerais), a leitura de um editorial sobre um tema atual, redação de dois textos sobre assuntos/temas diferentes e, ainda, leitura de um informativo de curta duração, com informações internacionais, onde você teria que mostrar habilidade, não apenas na leitura, mas, também, conhecimento de idiomas. Lembro, que o locutor Kalil Félix, que comandava os testes ao lado de Mac Dowel Holanda e Evandro Barros, colocaram nas notícias, para leitura os nomes de cantores Udo Jurgens (austríaco), dos cantores Gigliola Cinquette, Domenico Modugno (italianos), Georges Pompideau (político francês), Nikita Kruchev ( premier russo) e, de improviso, você teria que fazer a narração de um sete de setembro, Dia da Independência, com citações de nomes e aspectos históricos marcantes da data.
Era preciso, portanto, ter conhecimento de história (conhecimentos gerais) e um certo desembaraço e conhecimento,também, de inglês, francês, espanhol, etc.
Hoje, nem o nosso idioma é dominado, além de muita gente usar o microfone e dizer "EU SOU RADIALISTA", como me foi dito certa vez por um cidadão. E eu respondi: parabéns! E o radialista de um curso feita às pressas me indagou...e você? No que respondi, sem pestanejar: QUEM ME DERA! EU SOU UM FERRADOR DE CAVALO!. Brincadeira à parte, o cidadão com uma voz de taboca rachada, olhou um pouco desconfiado, mas, fez questão de afirmar que eu tinha uma boa voz e, bem que poderia ser um belo speaker!kkk.
A verdade é que a coisa virou bagunça e, ser radialista aqui na terrinha, não é para qualquer um, mas, para quem assim desejar.
Mas, também é fácil, basta comprar um horário para ter lugar garantido Á FRENTE DO MICROFONE, em determinadas emissoras. Não se se exige nem diploma da universidade, seja federal ou estadual, ou mesmo com mestrado e doutorado na França ou EEUU. Hoje, basta só comprar o horário.
É preciso mudar! Só não entendo uma coisa: os donos dessa emissoras, afirmam que elas não dão lucro e, por isso, não têm mais gerências artística, comercial e departamentos esportivos próprios. Uma lástima o radio que se faz hoje por essas bandas. Mesmo assim, não se aprova a concessão de uma emissora para um radialista ou jornalista. Só quem tem vez é político ou um testa de ferro, que também não manja do negócio
Para finalizar. Certa vez, um desse políticos chorões e mentirosos, lamentou-se num papo com um amigo, afirmando que iria desistir de rádio. Os olhos do amigo brilharam e, imediatamente, ele disse para o dono da rádio, que aceitaria como presente enfrentando todas as dificuldades apontadas pelo político. 'Estás doido rapaz! Eu preciso dela, apesar de tudo, pois a campanha está chegando!'
É isso ai. Rádio NÃO É PARA JORNALISTA. O rádio, eu sei, e, você também, não se acaba, mas, os radialistas, estes sim,  é que vão se acabar, pois a cada dia está mais esquecido. É sofrência!!! 
        
         

TV Assembleia é finalista em prêmio nacional de jornalismo



A TV Assembleia é finalista em Prêmio Nacional de Jornalismo promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A reportagem “Filhos de Augusto, o despertar da leitura e a busca do ‘Eu”, foi a única selecionada no Nordeste e concorre com outras duas emissoras de São Paulo. O prêmio será entregue no dia 19 de novembro, em Brasília.

Para o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, a indicação deste prêmio para a final nacional só demonstra o grandioso papel que a TV Assembleia tem na divulgação de iniciativas exitosas no Estado. “A indicação para finalista do prêmio nacional referenda o trabalho sério e comprometido de toda a equipe da TV Assembleia. Desde que assumimos essa legislatura realizamos um reposicionamento e reestruturação do núcleo de Comunicação. Ampliamos os canais de interatividade, com o objetivo de mostrar a população o trabalho da Casa de Epitácio Pessoa. Ser indicado para finalista de um prêmio nacional muito nos honra e mostra que estamos no caminho certo”, comemorou o presidente Adriano Galdino.
A reportagem conta a história do incentivo à leitura realizado na cidade de Sapé pelo professor Jairo César, conterrâneo de Augusto dos Anjos e que tomou a iniciativa após verificar a falta de acesso dos estudantes da cidade aos livros do poeta. Através de rodas de leitura com livros doados, ele começou um projeto que mudou a realidade de vários estudantes da cidade.
A matéria foi apresentada pelo jornalista Wanderley Filho, teve como repórter cinematográfico Hiran Medeiros, assistência de Severino Sales, edição de texto de Wellyton Queiroz, edição de vídeo de Agerdeon da Nóbrega e produção de Normando Dias Junior.
- See more at: http://www.al.pb.gov.br/20218/tv-assembleia-e-finalista-em-premio-nacional-de-jornalismo.html#sthash.NjhnVqm6.dpuf

Universidade Estadual da Paraíba reformula sistema de vigilância e otimiza atuação do plano de segurança

Um arrojado plano de segurança montado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) tem conseguido tornar o Câmpus I, em Campina Grande, mais seguro para a sua comunidade acadêmica. O organograma de segurança envolve um grande aparato de equipamentos, que vai desde o monitoramento através de câmeras de TV, sistema de alarme, uso de rádio comunicação até a vigilância motorizada e armada, terceirizada e o grupo orgânico composto por agentes de segurança do quadro da Universidade.
SegurancaInterna2Uma das medidas adotadas pela Administração Central para garantir maior segurança da comunidade, de forma preventiva, foi a implantação de um sistema de vigilância eletrônica em todo o Câmpus. No total foram instaladas 230 câmeras. Os equipamentos monitoram todos os espaços como prédio da Reitoria, o Centro de Integração Acadêmica (CIA), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e elevador. Nenhum movimento passa despercebido pelas câmeras.
As imagens captadas pelas câmeras são enviadas em tempo real através de cabos de fibra óptica, gravadas e ficam armazenadas por até um mês no Setor de Segurança. Todo o trabalho é acompanhado em uma Central de Monitoramento que funciona 24 horas na Pró-Reitoria de Infraestrutura. A Central consegue captar de uma só vez até 130 imagens ao vivo de todos os locais do Câmpus.
O chefe de segurança da UEPB, Joel Furtado, e os consultores Dimitri Petrossian e Rodrigo Lima, confirmam que as medidas preventivas têm ajudado a Universidade a combater os furtos e facilitado o trabalho da vigilância terceirizada e orgânica. Para tornar ainda mais eficaz o plano, a Pró-Reitoria de Infraestrutura já iniciou a implantação de um moderno sistema de alarme que vai complementar o trabalho de monitoramento das câmeras de TV. No total, 50 alarmes adquiridos recentemente, através de Licitação, serão instalados em toda extensão do Câmpus de Bodocongó.
“Em cada setor que a gente perceber que existe necessidade, haverá um alarme que será monitorado da Central”, explicou o consultor de segurança Rodrigo Lima. Caso o alarme dispare, uma pessoa que opera a Central de Monitoramento, imediatamente acionará a vigilância motorizada que se deslocará até o local para verificar se houve alguma ocorrência. Ainda neste semestre, a Universidade também deverá implantar novas câmeras de alta resolução que captarão imagens com maior nitidez.
Aumento de rondas e posto de polícia comunitária
Reunião PMA UEPB também estuda a possibilidade de firmar parceira com a Polícia Militar para a instalação de uma Unidade de Policiamento Solidário dentro do Câmpus. Em recente reunião com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), major Gilberto Felipe, a equipe de segurança da Instituição discutiu alternativas para ampliar as ações preventivas na área do Câmpus I.
Conforme discutido na reunião, a Universidade tem a proposta de iniciar um projeto de construção de área para a instalação de um posto de polícia comunitária nas proximidades da UEPB. Joel afirmou que essa ideia será amplamente debatida, mas já foi bem recebida pelo major Gilberto que se prontificou a apresentar o projeto ao Comando Geral da PM e, uma vez a proposta sendo aprovada, seria possível a implantação do posto funcionando diariamente, como já acontece em diversos bairros de Campina, garantindo mais segurança para a área.
Na reunião ficou definido que a quantidade de rondas na localidade será ampliada e que os seguranças da UEPB manterão contato direto com os policiais militares no intuito de tornar mais eficiente a prestação do serviço de segurança na região. “Sentimos grande compromisso por parte do major Gilberto em colaborar com as questões relativas à melhora da segurança no Câmpus I. Ele se comprometeu em intensificar o serviço de ronda na área, para que ela se torne mais constante, o que será muito importante para todos, já que a polícia estará mais presente. De nossa parte estamos viabilizando uma série de equipamentos de rádio para que nossos seguranças se comuniquem com a polícia mais rapidamente”, explicou Joel.
Reformulação no sistema de vigilância armada não reduz segurança
Com a proposta se reduzir custos e otimizar os serviços de segurança, a UEPB está promovendo um ajuste no setor de vigilância armada. Isso porque, conforme explicou o pró-reitor de Infraestrutura, Álvaro Luís, o contrato com a empresa terceirizada se venceu e a Instituição optou em fazer um novo contrato por ata de adesão, mas sem diminuir o aparato de segurança empregado em todo o Câmpus.
Desta forma, a Universidade vai abrir uma seleção simplificada para contratar 35 vigilantes que se juntarão aos 84 vigilantes terceirizados, mais os 40 homens que integram o quadro efetivo e que realizam a vigilância orgânica. O edital de seleção será lançado nos próximos dias e, com isso, o setor de segurança terá mais profissionais na equipe. Antes a Instituição contava com 147 vigilantes. Com os ajustes, passará a contar com 159 pessoas garantindo a segurança do local, incluindo a vigilância motorizada.
Dimitri Petrossian, consultor em segurança da UEPB, observa que a Universidade manter toda a vigilância armada não representa, necessariamente, maior segurança. Pelo contrário, é até mais um risco, uma vez que os bandidos têm agido muito mais no sentido de roubar armas de vigilantes para utilizá-las em outros crimes e não em busca do patrimônio da Universidade.
Nos últimos dois anos, Universidade investiu em segurança recursos superiores a R$ 5 milhões. Com a reformulação do sistema, a UEPB, de imediato, faz as despesas mensais com segurança armada terceirizada caírem de R$ 513.175,00 para 252.479,06, uma vez que o novo contrato por ata de adesão tem como finalidade reduzir e otimizar os custos com segurança, melhorando a qualidade do serviço prestado.
Iluminação e cercamento do Câmpus I
Além do monitoramento eletrônico e da instalação de câmaras de segurança, outra medida adotada e que está sendo executada pelo Setor de Engenharia Elétrica diz respeito à revisão e manutenção corretiva da iluminação externa do Câmpus de Campina Grande, de modo a aumentar a visibilidade e segurança geral do local.
Para isso, foram instaladas lâmpadas de vapor metálico de alta eficiência e baixo consumo, garantindo ótima luminosidade nos ambientes de circulação do Câmpus. Também foi realizada a poda de árvores para evitar espaços sem iluminação. Outra medida adotada foi solicitar o reforço de rondas policiais dentro e no entorno do Câmpus Universitário.
Em breve, a Administração Central da UEPB vai iniciar a execução do projeto de cercamento do Câmpus. A proposta é cercar as ruas dentro da Universidade, o que dará ainda mais segurança a comunidade. O projeto orçado em R$ 1,8 milhão está em fase de licitação, segundo a Pró-Reitoria de Gestão Administrativa. O edital já está sendo elaborado para ser encaminhado para a Controladoria Geral do Estado (CGE), antes de ser publicado.
Cursos de capacitação também têm sido realizados pelo setor de Segurança periodicamente com todos os vigilantes dos oito Câmpus da Instituição. Todas as medidas visam garantir mais proteção aos estudantes, professores e funcionários da Instituição. As ações em segurança preventiva têm alcançado bons resultados, com a redução significativa de ocorrências no Câmpus Universitário. Este ano, entre janeiro e outubro, foram registradas apenas cinco ocorrências em todo o Câmpus. Atenta a todos os movimentos nas áreas da Universidade, a equipe de vigilantes conseguiu impedir a atuação de três homens que planejavam praticar furtos no Câmpus.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Givaldo Cavalcanti

2 de novembro de 2015

Mestrado em Serviço Social abre inscrições para formação de nova turma com oferta de 15 vagas

 Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital para formação de nova turma do Mestrado Acadêmico, com oferta de 15 vagas. As inscrições dos interessados acontecem até o dia 20 de novembro, das 8h às 12h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Centro de Integração Acadêmica, 3º andar, Sala 309, Rua Domitila Cabral de Castro, S/N, Bairro Universitário, Campina Grande-PB.
Também são aceitas inscrições por via postal (SEDEX), com aviso de recebimento (AR), desde que a documentação seja recebida pela Comissão de Seleção até às 17h do dia que antecede a homologação das inscrições, ou seja, até às 17h do dia 25 de novembro.
Para fins de inscrição, são exigidos os seguintes documentos: formulário de Inscrição preenchido, sendo obrigatório indicar a opção da Linha de Pesquisa para a qual estará concorrendo (Serviço Social, Estado, Trabalho e Políticas Sociais ou Gênero, Diversidade e Relações de Poder) e a opção para realização do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Língua Inglesa ou Língua Francesa); uma fotografia 3×4 recente; cópia da Carteira de Identidade, CPF, Diploma, Certidão ou Declaração de Conclusão do Curso de Graduação; Currículo Lattes cadastrado na Plataforma do CNPq e devidamente comprovado; além de Projeto de Pesquisa.
A seleção terá quatro etapas: prova de conhecimento específico, no dia 1º de dezembro; arguição do projeto de pesquisa, de 14 a 16 de dezembro; análise do currículo, no dia 17 de fevereiro de 2016; e exame de proficiência em Língua Estrangeira, no dia 1 de março de 2016. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 10 de março.
O edital completo pode ser acessado no link http://www.uepb.edu.br/programas-de-pos-graduacao/.

1 de novembro de 2015

Deputado diz que Governador esquece segurança pública e só pensa nas eleições de 2016

O deputado estadual João Henrique (DEM), durante pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quarta-feira (28), expressou preocupação quanto a insegurança pública e hídrica e do Estado, em especial, do Cariri paraibano.

O parlamentar lembrou que, de acordo com levantamentos oficiais, hoje em dia a média mensal de homicídio chega aos 122 registros e que, tal número, tende a aumentar de forma considerável, uma vez que o Governo do Estado reduziu as cotas de combustíveis para as viaturas. “Significa dizer que haverá menos vigilância, policiamento ostensivo e preocupação com a segurança pública no nosso estado”, enfatizou João Henrique.

O deputado, durante ilustração da sua fala, lembrou que apenas entre os dias 23 e 25 de outubro, houve o registro de pelo menos dezoito homicídios, significando, nove por dia.

“Tal número é assustador mas, ao invés de haver reforço no policiamento ostensivo e na segurança pública, houve sim, uma redução nas cotas de combustíveis para os veículos policiais”, lamentou o parlamentar, que acredita estar a preocupação do Governo do Estado voltada apenas para a pré-candidatura de João Azevedo ao comando da Prefeitura de João Pessoa.

“Faço questão de deixar deveras claro neste instante, que a única preocupação do Governo do Estado não é com a segurança hídrica ou com a pública, mas, sim, com a eleição de 2016, com a pré-candidatura de João Azevedo em João Pessoa, quando tudo poderia ter sido deixado para o ano que vem”, afirmou o deputado estadual João Henrique.


JESUS: LUNÁTICO, DEMÔNIO OU DEUS VERDADEIRO?


Gilson Souto Maior Junior, Pastor Sênior da Igreja Batista do Estoril.
A mensagem de Jesus sempre causa certo frenesi, principalmente quanto ao conteúdo. Alguns o veem como um mito, uma invenção da prodigiosa mente humana, ou como um filósofo moralista e ainda como um ser iluminado que veio trazer uma mensagem de amor, um exemplo a ser seguido. Mas para a fé cristã não há dúvidas: Jesus Cristo é o Filho de Deus, a expressão exata de Deus Pai. Ou como lemos no Credo Apostólico: “Cremos [...] em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado não feito, de uma só substância com o Pai, pelo qual todas as coisas foram feitas [...] (BETTENSON, 2011, p.63)”.
O que Jesus disse sobre Si mesmo? Muito bem, Jesus afirmou ser Deus. O nome de Deus em hebraico é YHWH (Yahweh ou Javé), transcrito em nossas Bíblias como SENHOR (em letras maiúsculas) e foi revelado a Moisés no monte Sinai: “EU SOU O QUE SOU” (Êxodo 3:14). Jesus declarou aos judeus: “[...] Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, Eu Sou” (João 8:58). Essa declaração reivindica não apenas a existência antes de Abraão, mas principalmente a igualdade Dele com o “EU SOU” de Êxodo 3:14. Os judeus compreenderam tão bem essa declaração que queriam apedrejá-lo por blasfêmia (cf. Marcos 14:62; João 8:58; 10:31-33; 18:5,6).
Além disso, Jesus aceitou a glória de Deus. O profeta: “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome. Não darei a minha glória a outro, nem o meu louvor às imagens esculpidas” (Isaías 42:8). E escreveu também: “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e sou o último, e além de mim não há Deus” (Isaías 44:6). Semelhantemente Jesus orou: “Agora, pois, glorifica-me, ó Pai, junto de ti mesmo, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse” (João 17:5). Ou seja, Ele se identifica com Yahweh em glória.
Embora o Antigo Testamento proíba a adoração a qualquer pessoa além de Deus (Êxodo 20:1-4; Deuteronômio 5:6-9), Jesus aceitou adoração (Mateus 8:2; 14:33; 15:25; 20:20; 28:17; Marcos 5:6). Os discípulos atribuíram a Ele títulos que o Antigo Testamento reservava somente a Deus, tais como: O Primeiro e o Último (Apocalipse 1:17; 2:8; 22:13); A verdadeira luz (João 1:9); A Rocha ou Pedra (1Coríntios 10:4; 1Pedro 2:6-8; cf. Salmo 18:2; 95:1); O marido (Efésios 5:28-33; Apocalipse 21:2); O Supremo Pastor (1Pedro 5:4) e Grande Pastor (Hebreus 13:20). Também atribuíram a Jesus as atividades divinas da criação (João 1:3; Colossenses 1:15,16), redenção (Oséias 13:14; Salmo 130:7), perdão (Atos 5:31; Colossenses 3:13; cf. Salmo 130:4; Jeremias 31:34) e julgamento (João 5:26).
Eles usaram títulos divinos ao se referir a Jesus. Tomé declarou: “Senhor meu e Deus meu!” (João 20:28). Paulo declara que em Jesus “[...] habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9). Em Tito, Jesus é chamado de “nosso grande Deus e Salvador” (Tito 2:13). O autor aos Hebreus, ao falar de Cristo, declara: “Mas sobre o Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos [...]’” (Hebreus 1:8; cf. Salmo 45:6,7). Cristo reflete a glória de Deus, que leva a marca da sua natureza e sustenta o universo (Hebreus 1:2-6). Paulo diz que, antes de Cristo existir como ser humano, já existia como Deus (Filipenses 2:5-8). O prólogo do Evangelho de João não mede palavras para descrever o Filho: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1). Aqui, no texto grego, o artigo é definido de modo que não fala que o Verbo era um Deus, mas literalmente o Deus (kai théos en hó logos).
Jesus afirmou igualdade com Deus reivindicando as prerrogativas Dele. Por exemplo, Ele afirmou ser juiz de todos (Mateus 25:31-46; João 5:27-30; cf. Joel 3:12). Ele disse ao paralítico: “[...] Filho, os teus pecados estão perdoados” (Marcos 2:5b). Os escribas entenderam onde Ele queria chegar e por isso disseram: “Por que esse homem fala dessa maneira? Ele está blasfemando! Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus?” (Marcos 2:7b). Jesus afirmou possuir o poder de ressuscitar e julgar os mortos, poder que apenas Deus possui (João 5:21,29; cf. Deuteronômio 32:39; 1Samuel 2:6; Salmo 2:7). Jesus reivindicou a honra devida a Deus (João 5:23). Os judeus que O ouviam sabiam que ninguém devia afirmar ser igual a Deus dessa maneira e por isso pegaram em pedras para apedrejá-lo (João 5:18). Fica evidente que Jesus não alegou ser outra coisa, senão que era Deus em forma humana.
Diante de tudo isso, temos que concordar com o grande escritor C.S. Lewis (1898-1963), que na sua obra “Cristianismo puro e simples” fez a seguinte afirmação: “Estou tentando impedir que alguém repita a rematada tolice dita por muitos a seu respeito: ‘Estou disposto a aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceito a sua afirmação de ser Deus.’ Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse somente um homem e dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático – no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido – ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prosternar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la” (LEWIS, 2009, p. 69,70).
Sim, Jesus é o que disse ser. Ele não é um espírito iluminado, muito menos um filósofo da moral. Ele não é um simples profeta nem um dos maiores; Ele não é um mito, nem uma invenção. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Filho Unigênito de Deus, que veio ao mundo, assumiu a nossa natureza humana, sem pecado, Santo e Puro, para morrer em favor dos pecadores e restaurar o caminho até Deus. Por isso Ele podia dizer: “Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6).