5 de dezembro de 2015

Universidade Aberta à Maturidade e INSA lançam filme sobre histórias de vida de idosos no semiárido paraibano


No próximo dia 9 dezembro, às 19h, no Cine Teatro São José, em Campina Grande, será lançado o lançamento do filme “Idosos do semiárido: Histórias de vida, socialização de saberes”. O documentário será exibido dentro da mostra “Semiárido em Tela”, como  resultado da oficina de audiovisual ministrada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e Unidade de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para os alunos da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O projeto “Semiárido em tela: popularizando a ciência através do cinema”, realizou 10 oficinas para um grupo formado por 30 dos 100 alunos matriculados na turma da UAMA, Câmpus de Campina Grande. A oficina abordou as peculiaridades do Nordeste brasileiro e foi ministrada pela jornalista e pesquisadora do INSA, Raquel Baster Santos, e pela diretora de Arte e Mídia, Kilma Russano.

Durante os encontros, os participantes puderam contar histórias e obter informações que ajudaram na elaboração do roteiro e na construção do filme. O documentário de 15 minutos apresenta relatos dos idosos da UAMA e sua visão de mundo sobre o tema abordado.

O coordenador da UAMA, professor Manoel Freire, disse que o projeto proporcionou aos alunos selecionados a possibilidade não só de colaborarem com uma produção cinematográfica, mas verem suas histórias na tela do cinema. O “Semiárido em Tela” foi idealizado pelo INSA, em parceria com o projeto Cine Mandacaru, e tem como objetivo pesquisar, capacitar, registrar e difundir a ciência e a tecnologia por intermédio do cinema, sendo a própria população protagonista na produção de obras audiovisuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário