18 de fevereiro de 2015

UEPB fará entrega do título de Doutor Honoris Causa ao embaixador Celso Amorim no dia 5 de março

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) outorgará, no dia 5 de março, o título de Doutor Honoris Causa ao embaixador Celso Luiz Nunes Amorim, diplomata brasileiro e ex-ministro da Defesa. O evento, que contará com a presença do condecorado, acontecerá às 16h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande, e será aberto ao público.
Conforme o professor Carlos Enrique Ruiz, da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da UEPB e propositor da outorga, a decisão de conceder o título a Celso Amorim surgiu a partir da contribuição dele com os estudos em Relações Internacionais (RI) e a sua expressiva publicação de livros e artigos científicos com a temática de desenvolvimento e segurança.
“Além disso, levamos em consideração a parte prática dele como Ministro de Relações Exteriores, o que colocou o Brasil em patamar de status internacional, com uma inserção bastante ativa do país em acontecimentos mundiais, como o apoio em 2008 para a criação da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e outras atividades que fizeram o Brasil ganhar protagonismo global”, disse Carlos Enrique.
Conforme o professor Carlos, “para a UEPB, a outorga do título de Doutor Honoris Causa a Celso Amorim representa um reconhecimento da Universidade aos serviços prestados por ele a toda sociedade brasileira e internacional. Esta foi uma decisão acertada do Conselho Universitário (CONSUNI) e é o nosso maior reconhecimento concedido ao trabalho do ex-ministro no Brasil”.
A relação de Celso Amorim com a UEPB é antiga. Em 4 de agosto de 2011 ele participou de um evento da Instituição em João Pessoa, organizado pelo Grupo de Análises de Política e Relações Internacionais (GAPRI), coincidentemente no mesmo dia em que se tornou Ministro da Defesa no Governo Dilma Rousseff.
Agora, com esta nova visita, as relações se estreitam e se prolongam, especialmente com a perspectiva do lançamento de um livro pela EDUEPB ainda este ano, envolvendo as produções do ex-ministro. O livro, que já está em fase final, é organizado pelos professores Carlos Enrique Ruiz e Daniel Afonso, responsáveis pela seleção de matérias, artigos científicos, entrevistas a jornais, coletivas e discursos de Celso Amorim entre 1991 e 2011, material que comporá a publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário