8 de fevereiro de 2015

Reitor da UEPB participa de reunião com representantes do MPPB para avaliação e ampliação de cooperação técnica

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, recebeu na manhã desta quinta-feira (5), no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, os representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Carlos Romero Paulo Neto e Marcos Vinícius Cesário, secretário geral e diretor administrativo do órgão, respectivamente, com os quais analisou os resultados de parceria firmada no ano passado entre as instituições para o fornecimento de laudos técnicos, bem como discutiu a ampliação da cooperação técnica em 2015. Diretores de centros de ensino e pró-reitores da UEPB também participaram da reunião, com o objetivo de engajar mais profissionais de suas áreas na iniciativa.
mp4Carlos Romero ressaltou que a experiência da parceria em 2014 foi muito exitosa, com a resolução de demandas importantes, e que, por isso, a intenção para este ano é ampliar as ações. Ele informou que, atualmente, existem 22 solicitações de perícias que já foram encaminhadas para a avaliação dos profissionais da UEPB para que eles façam as suas análises e repassem ao MPPB suas conclusões técnicas em diversas áreas a exemplo de Educação, Saúde, Meio Ambiente, entre outras. Ao longo do ano, novas demandas serão encaminhadas.
De acordo com os termos da cooperação técnica, professores da UEPB têm atuado, quando solicitados, nos trabalhos de perícia, estudos e assessoramentos técnicos, projetos de pesquisa, projetos de desenvolvimento tecnológico, serviços tecnológicos de apoio científico e programas de capacitação de pessoal (aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação). A partir da demanda encaminhada pelo MPPB, os profissionais especializados nas mais diversas áreas de atuação da UEPB são indicados para analisar questões específicas.
mp3O professor Rangel Junior informou que para garantir ampla participação de profissionais da Instituição na parceria, a UEPB vai lançar nos próximos dias um edital para inscrição de docentes e técnicos interessados em participar do processo, que conta com subsídio do Ministério Público no tocante ao pagamento do trabalho realizado pelos profissionais e fornecimento da estrutura necessária para execução das atividades. O vice-reitor Etham Barbosa destacou que esta parceria gera ganhos significativos, principalmente, para a sociedade paraibana, uma vez que aumenta a resolutividade de problemas que são enfrentados pela população no seu dia a dia.
Uma plataforma virtual para o fornecimento dos laudos é utilizada pelo Ministério Público, de forma a garantir mais agilidade ao processo de análise e emissão dos resultados. Alunos das áreas envolvidas na cooperação também participam das análises, devidamente orientados pelos professores e/ou técnicos administrativos, o que gera mais uma oportunidade de campo de estágio para os graduandos, possibilitando ganhos para a formação profissional destes estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário