23 de setembro de 2014

Ricardo Marcelo participa de atividades em nove municípios no fim de semana

O deputado Ricardo Marcelo (PEN) realizou atividades de campanha nas cidades de Soledade, Cuité, Bananeiras, Belém, Pedreiras, Alagoa Nova, Solânea, Itabaiana e Frei Martinho, durante o final de semana, onde participou de comícios, carreatas, entre outros eventos.

Em Soledade, Ricardo Marcelo participou de um comício ao lado do ex-prefeito do município, Ivanildo Gouveia. O deputado foi recebido por uma multidão e afirmou durante discurso a importância da população escolher pessoas comprometidas com a sociedade para que mais ações sejam desenvolvidas no Estado.

Já em Belém, Ricardo Marcelo participou de uma grande carreata, no sábado (20), que reuniu sua militância e lideranças políticas. No mesmo dia, o deputado foi recebido com festa pela população de Cuité, onde foi realizado um comício. Estavam presentes a prefeita da cidade, Euda Venâncio e o ex-deputado Bado Venâncio.


Ricardo Marcelo visitou ainda as cidades de Bananeiras, Alagoa Nova, Solânea, Itabaiana e  Frei Martinho onde visitou as comunidades e proferiu palestras.

SANTA RITA REALIZA SEMANA DA AÇÃO MUNDIAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA.


Objetivo é ampliar a discussão sobre o tema na cidade.
 Santa Rita estará inserida na 12ª Semana da Ação Mundial pelo Direito à Educação Inclusiva – Por Uma Escola e Um Mundo Melhor Para Todos. A secretaria de educação do município realizará, nas escolas com salas de recurso multifuncional, ações no período de 22 a 26 de setembro.  A Prefeitura deseja proporcionar um diálogo nos diversos contextos da educação inclusiva, enfatizando a importância da construção de parcerias para aprimorar a qualidade de ensino-aprendizagem.
 "Nosso o objetivo é ampliar a discussão sobre inclusão, trocar experiências e chamar a atenção dos santarritenses para o direito à educação inclusiva e acessibilidade das crianças com necessidades educacionais especiais" afirma o Prefeito.
 Já no dia 29 de setembro será realizada grande ação na Praça Getúlio Vargas com a presença de cerca de 22 escolas, incluindo da zona rural de Santa Rita das 09:00h as 11:00h e 14:00h as 16:00h. Os 367 alunos que participam das atividades das salas multifuncionais terão um dia festivo com distribuição de pipoca, haverá pula-pula e várias brincadeiras. Serão realizadas também, apresentações culturais, um mutirão promovido pela secretaria de saúde com atendimento especial de aferição de pressão e teste de glicemia, além da participação da secretaria do bem estar social com oferecimento de cortes de cabelo e maquiagem para os participantes.

Assessoria da Prefeitura


Festival Comunicurtas UEPB inscreve para mostras competitivas e oficinas temáticas até o dia 17 de outubro


 


  A Comissão Organizadora da 9ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB inscreve, até o dia 17 de outubro, os trabalhos que irão concorrer nas mostras competitivas e os interessados em participar das oficinas temáticas do evento. As inscrições foram iniciadas no dia 18 de setembro.
O festival, cujas atividades são gratuitas, selecionará filmes e vídeos de curta, média e longa duração, que também serão exibidos nos polos de extensão das cidades paraibanas de Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, Patos, Monteiro e Araruna. Além disso, serão oferecidas palestras, debates, oficinas, exibições de vídeos publicitários e reportagens, bem como mostras de filmes convidados de curta e longa duração.
Os interessados poderão concorrer nas seguintes mostras competitivas: “Tropeiros da Borborema de Curta Metragem”; “Brasil de Curta Metragem” (trabalhos de até 20 minutos de duração); “Estalo” (vídeos de até um minuto); “A Ideia é….” (peças publicitárias em vídeo de até um minuto e meio); e “Tropeiros de Telejornalismo” (reportagens vídeo com duração de até 10 minutos).
O regulamento completo e a ficha de inscrição podem ser acessados no endereço eletrônico www.uepb.edu.br/comunicurtasuepb. Junto com a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, duas cópias do trabalho em DVD devem ser enviadas à organização do festival, no endereço Coordenadoria de Comunicação da UEPB, Rua das Baraúnas, 351, 1º andar, Câmpus de Bodocongó, Campina Grande – PB, CEP: 58.429-500. Caso seja inscrita mais de uma produção, as cópias devem ser entregues em DVDs distintos.
A divulgação do resultado da seleção dos trabalhos inscritos está prevista para 31 de outubro, nos endereços eletrônicos www.uepb.edu.br e www.uepb.edu.br/comunicurtasuepb. Todas as obras selecionadas e exibidas receberão um Certificado de Participação no Festival.
Sobre o Comunicurtas
O Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB é um espaço para difusão e exibição de curtas-metragens locais, regionais e nacionais. A proposta é divulgar e democratizar o cinema na Paraíba, visando socializar e aumentar a produção local. Além disso, o Festival também tem em vista o reconhecimento dos profissionais da publicidade, do telejornalismo e demais pessoas envolvidas em produções audiovisuais no Estado.
Outras informações podem ser adquiridas através do e-mail comunicurtasuepb@uepb.edu.br ou dos telefones (83) 3315-3489, 3315-3438 e 3315-3439, com o professor e coordenador geral do evento, Hipólito de Sousa Lucena.

O resultado da incompetência!


Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade abre seleção para turmas de Mestrado e Doutorado



Estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para o processo de seleção para formação de novas turmas para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ao todo estão sendo oferecidas 29 vagas para a turma 2014 do mestrado e 12 vagas para o doutorado em 2015.
A prova escrita está agendada para o dia 24 de novembro, enquanto o resultado final será divulgado no dia 12 de dezembro. As matrículas dos aprovados serão feitas nos dias de 4 a 6 de março de 2015. Os interessados em participar terão que escolher entre as linhas de pesquisa “Literatura, Memória e Estudos Culturais”, “Literatura e Hermenêutica” e “Literatura Comparada e Intermidialidade”.
A seleção para o preenchimento das vagas será realizada a partir dos critérios de análise de projeto de pesquisa, prova escrita, arguição sobre o projeto, análise do Currículo Lattes e prova de proficiência em língua estrangeira. No ato da inscrição o candidato deve apresentar formulário de inscrição preenchido, projeto de pesquisa e cópia do currículo.
Os candidatos que optarem pela inscrição presencial podem ter seus documentos autenticados na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, durante o período de inscrição, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h. Já aqueles que escolherem enviar os documentos por via postal devem enviar a documentação via Sedex, até o dia 31 de outubro.
Endereço de postagem:
Pós-Graduação em Literatura e Interculturaldade
Rua Domitila Cabral de Castro, S/N, Bairro Universitário, 3º andar, Sala 313
Campina Grande – PB
CEP: 58.429-570

21 de setembro de 2014

Coordenadoria de Relações Internacionais inscreve para chamada interna do Ciências sem Fronteiras

SLOGAN PCsF
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por intermédio da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), informa à comunidade acadêmica que o Programa Ciência sem Fronteiras está com chamadas abertas para graduação sanduíche no exterior em países como Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

O período de inscrições vai até o dia 30 de setembro. Os discentes da UEPB que validarem a inscrição nacional também precisam entregar, até o dia 2 de outubro, os documentos exigidos no checklist da chamada interna da Instituição. Caso contrário, terá sua inscrição indeferida. Os horários de atendimento sobre dúvidas acerca do programa ou para efetuar a inscrição são: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, todas as terças e quintas-feiras.
Entre os requisitos obrigatórios para todas as chamadas estão: obter nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009; apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos.
É necessário também cursar uma das áreas contempladas pelo programa. Aos alunos da área de Saúde, é necessário verificar as exigências específicas de cada umas das chamadas. Há países que aceitam alunos do ciclo básico e clínico; há chamadas que aceitarão somente alunos do ciclo básico e há países que não aceitarão alunos da área de Saúde.
Benefícios
A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de estudo no país. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para compra de computador portátil ou tablet.
– Checklist
Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3315-3415 ou pelo email pcsf@uepb.edu.br, bem como na rede social facebook.com/cori.uepb

20 de setembro de 2014

UEPB lança edital para Programa de Bolsas de Extensão – Cota 2014/2015

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou um dos editais mais aguardados pela comunidade acadêmica, o Programa de Concessão Bolsa de Extensão (PROBEX) referente a Cota 2014/2015. As inscrições seguem até o dia 29 de setembro pelo site https://sistemas.uepb.edu.br/eprobex.
De acordo com o pró-reitor de Extensão, professor José Pereira da Silva, a grande novidade é que pela primeira vez o cadastro no programa será feito exclusivamente no sistema on-line. “O passo a passo é simples, sem dificuldades, especialmente para os professores que já têm experiência em sistemas semelhantes, a exemplo do utilizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)”, frisou.
Ele lembra, ainda, que os professores avaliadores de projetos e programas também deverão se cadastrar no sistema para se tornarem aptos a realizar as avaliações dos trabalhos. O processo de seleção ocorrerá de 29 de setembro a 16 de outubro e o resultado final será publicado em 21 de outubro.
Sobre o Edital
Podem inscrever seus programas e projetos no PROBEX os coordenadores, docentes e técnicos administrativos do quadro efetivo da UEPB com nível superior, devendo anexar, no ato da inscrição, cópia do programa ou do projeto, ata da Assembléia Departamental na qual deve constar a comprovação da aprovação e ficha de cadastro para ações extensionistas devidamente preenchida.
O máximo de 10 discentes pode estar vinculado a cada projeto, cabendo ao coordenador selecionar o aluno bolsista, que terá direito a uma bolsa mensal com vigência de 12 meses. Os interessados devem elaborar projetos dentro das seguintes áreas temáticas e linhas de extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia ou Trabalho.
A ficha de cadastro e o modelo para apresentação do projeto (e do relatório atualizado referente aos projetos em andamento) estão disponíveis no site www.uepb.edu.br/proex. Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (83) 3315-3401.

19 de setembro de 2014

Capoeira no Museu


3º Seminário de Letras

De 24 a 26 de setembro, o Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, promove o 3º Seminário de Letras. Com o tema “As Letras pedem passagem nas interfaces do erudito e do popular”, o evento presta uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna, que através de suas obras se tornou uma das principais expressões culturais do Brasil.
O seminário, que é uma iniciativa do Centro Acadêmico de Letras Maria Valéria Rezende, tem como objetivo transitar pelos mais diversos campos, buscando reavivar traços, até então esquecidos, da cultura nordestina, bem como conferir espaços para alguns de seus inúmeros representantes e disseminadores.
A programação do seminário envolve mesas redondas, palestras, minicursos, oficinas e apresentações culturais. Além disso, disponibiliza 11 simpósios temáticos, cujos tópicos são “Fonética e Fonologia”, “Práticas Pedagógicas no Ensino de Língua Inglesa”, “Estágio Supervisionado e a formação dos professores de línguas”, “Teoria e Crítica Literária e Análise dos Gêneros Narrativos”, “Trabalho docente e suas representações”, “Diálogos entre mídias: a Literatura como princípio, meio e longe de ter um fim”, “Literaturas Africanas e a Diáspora Negra”, “Literatura Oral e Popular”, “A Modernidade no popular e o popular na Modernidade tardia”, “A relação teoria e prática no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa” e “Literatura Infantil e Infanto-Juvenil: do Clássico à Contemporaneidade”.

18 de setembro de 2014

Representantes da Faepa declaram apoio ao deputado Ricardo Marcelo

O deputado Ricardo Marcelo (PEN) recebeu o apoio dos integrantes da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) à sua candidatura. O encontro realizado na manhã desta terça-feira (16) contou com a participação do deputado federal Manoel Júnior e dos representantes da entidade.

 Na ocasião, os integrantes do órgão apresentaram reivindicações e declararam apoio ao deputado Ricardo Marcelo reafirmando o compromisso do parlamentar com a categoria.
Entre os pontos discutidos durante o evento, destaca-se a implementação de medidas que ressaltem e possibilitem o desenvolvimento do setor rural no Estado. Ricardo Marcelo assumiu o compromisso de contribuir com a categoria e lutar pela implementação de ações e desenvolvimento de políticas públicas para esta área.
“Precisamos apoiar o produtor rural, priorizar a qualidade dos serviços prestados construindo juntos este espaço político para buscar alicerces em favor da agricultura", destacou o deputado Ricardo Marcelo.


NO DESERTO...

Pr. Gilson Jr.
Pastor da Igreja Batista do Estoril 
BAURU-SP
 
Há momentos em nossa vida que as cores são em tom cinza, a alegria parece ter nos deixado, o vazio e a solidão nos cercam e assim quando nos damos conta percebemos que estamos no deserto. Muitos servos de Deus passaram por desertos inquietantes; no entanto, foi ali que eles perceberam a maravilhosa graça de Deus.
O rei Davi, num de seus instantes mais difíceis, diante da perseguição de Saul e assaltado pelos temores da morte diz a Deus: “Por isso, eu disse: Ah! Quem me dera ter asas como de pomba! Eu voaria e encontraria descanso. Fugiria para longe e me esconderia no deserto” (Salmo 55:6,7). Fica evidente que o salmista está angustiado e depressivo deseja fugir dos problemas e dilemas que lhe cercam. Eram inimigos físicos e imaginários, sua alma se perturbava diante da ferocidade e da ira de Saul. O que fazer? Apesar do tom melancólico do salmo Davi termina dizendo: “[...] mas eu confiarei em ti” (55:23b).
Outro exemplo interessante é observar a experiência do profeta Elias. Depois da manifestação gloriosa de Deus no monte Carmelo, quando fogo desceu do céu e consumiu o altar restaurado – provando que Yahweh era o Deus de Israel – Elias foge porque ouviu a ameaça de Jezabel. Diz a Bíblia: “Mas ele entrou pelo deserto, caminho de um dia, sentou-se debaixo de um arbusto e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó SENHOR. Toma agora a minha vida, pois não sou melhor que meus pais” (1Reis 19:4). Aqui Elias saiu do ápice de uma experiência espiritual para a depressão mais profunda; ali, debaixo do arbusto pede a morte e dorme como se esperando acordar em outro lugar.
Observando esses dois gigantes da fé contemplamos a fragilidade de nossa humanidade. Andar com Deus nunca será uma caminhada segura e sem obstáculos; às vezes a estrada é longa, com muitos perigos, crises e por vezes passa pelo deserto. Adorar e servir um Deus invisível é a garantia de que vamos passar por momentos de dúvida e angústia, principalmente quando ansiamos alguma coisa ou colocamos alvos muito altos para nossa vida. Como um pai amoroso Deus nos guia e se chegamos ao deserto precisamos compreender que foi Ele mesmo quem nos levou até lá. Às vezes Ele mesmo nos dá uma ordem como fez com Israel: “Vós, porém, dai meia-volta e parti para o deserto, pelo caminho do mar Vermelho” (Deuteronômio 1:40; cf. Êxodo 13:18).
Mas por que Deus nos guiaria para o deserto? Da mesma forma que Davi precisava ser lapidado em sua fé, e Elias precisava saber que não era o único em Israel, e o povo de Israel precisasse compreender quem de fato os tinha livrado do Egito, assim o Senhor usa os desertos da vida para fortalecer nossa fé, abrir nossos olhos e corrigir nossa direção. Sim, nos desertos Deus nos corrige, nos aprimora e fortalece nossa fé. O nosso grande problema é pensar que o deserto é o nosso fim; e assim ficamos amuados, reclamando e em alguns casos simplesmente esperando a morte.
Um dos exemplos mais fantásticos de deserto – para mim – é o profeta Jeremias. Ele viveu um dos piores momentos da nação judaica e durante seu ministério ele passou do céu ao inferno; viu o surgimento de um rei justo e piedoso como Josias, acompanhou todo um processo de avivamento espiritual através da liderança desse rei; mas, de repente, lamentou a sua morte na batalha de Megido (2Crônicas 35:25). Jeremias viu aquele avivamento sumir logo após a morte do rei e surgir uma apostasia terrível. Ele não era mais ouvido e foi tido como traidor da nação, do templo e considerado por muitos um falso profeta foi jogado numa cisterna sem água. Ele viu a cidade de Jerusalém ser cercada pelos exércitos babilônios, milhares de pessoas morrerem de fome, de peste e da guerra, milhares serem deportados e sofreu a vergonha de seu povo. Ele passou por momentos de dúvida, de medo e angústia espiritual. Por vezes – e foram muitas – chorou e clamou a Deus, perguntando por que ele tinha que passar por aquilo. Por duas vezes disse que Deus o havia enganado (Jeremias 4:10; 20:7) e se sentia sozinho por causa de sua missão (Jeremias 15:17). Creio que ninguém chorou tanto na Bíblia quanto o profeta Jeremias. No entanto, ele sentiu a bondade de Deus apesar dos momentos de crise que ele vivenciou.
Nos escombros de Jerusalém ele escreveu o livro das Lamentações. Esse livro expõe a tristeza, a esperança e a fé do profeta. Ele declara: “Restaura-nos a ti para que voltemos a ti, SENHOR; renova os nossos dias como antigamente” (Lamentações 5:21). Encontro aqui a melhor orientação para vencer o deserto espiritual que tanto afligem muitos cristãos.
Em primeiro lugar o deserto é vencido com humildade. Quando nossa vida espiritual passa por momentos assim precisamos reconhecer que há algo de errado conosco. Deus pode nos levar ao deserto para fortalecer a nossa fé, mas também para lapidar erros ou coisas que precisam ser mudadas em nossa vida. Precisamos ter coragem e humildade de dizer: “Restaura-nos [...]”.
Em segundo lugar, precisamos saber qual o alvo do deserto. Não somos levados ao deserto para morrer, mas para voltar ao Senhor: “Restaura-nos a ti para que voltemos a ti, SENHOR [...]”. Mais que corrigir nossa visão e aprimorar nossa fé, o alvo mesmo é que voltemos ao Senhor e o conheçamos melhor (cf. Oséias 6:3). O propósito de Deus é claro: “Todavia, eu a atrairei, levarei para o deserto e lhe falarei ao coração” (Oséias 2:14).
O deserto é um chamado ao primeiro amor, àquela devoção e piedade que na caminhada fomos esquecendo e deixando para trás: “[...] renova os nossos dias como antigamente”. De tempos em tempos precisamos renovar nosso amor, nossa aliança e nosso compromisso. E assim, passando pelo sofrimento, dor e angústia, apesar da areia, do vento seco e do sol escaldante, podemos contemplar uma nuvem que nos guia de dia e uma coluna de fogo a noite. A fé consegue visualizar isso e simplesmente dizer: “Mas tirou seu povo como ovelhas e como um rebanho o conduziu pelo deserto. Guiou-os com segurança, de modo que não temeram; mas seus inimigos afundaram no mar” (Salmo 78:52,53).
 

Pr. Gilson Jr.

Notícias da UEPB



 bibl1


Bibliotecários da UEPB participam de projeto para arrecadação de brinquedos e livros para crianças do “Acelera Celé”

 



A Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instalada no Câmpus de Campina Grande, está participando do projeto “BiblioSolidário”, idealizado por alguns amigos bibliotecários que se mobilizaram através das redes sociais para arrecadar alimentos e material de limpeza para o lar dos idosos.

O projeto existe desde 2012 e a edição deste ano está sendo destinada para as crianças que fazem parte do projeto “Acelera Celé”, realizado no Sítio Ipueiras dos Linhares, no município de Condado. As doações de brinquedos e livros infantis podem ser feitas no saguão da Biblioteca Central da UEPB até o dia 15 de outubro.

A campanha tem como objetivo promover e disseminar ações voltadas à diversidade de indivíduos, culturas e condições sociais, além de colaborar para a aquisição de bens necessários para uma condição de vida melhor, através de obras sociais e atividade de incentivo à leitura. Bibliotecários de várias cidades paraibanas participam desta terceira edição do projeto.

A ideia dos organizadores é que as doações possam ser entregue no dia 1º de novembro, em um evento comemorativo ao Dia das Crianças, que contará com brincadeiras, distribuição de brinquedo, hora do conto e muita música. 



10 de setembro de 2014

1º Congresso Internacional de Direitos Humanos

Museu Assis Chateaubriand   

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio da Universidade de Salamanca (Espanha), realiza, nos dias 15 e 16 de setembro, no Museu Assis Chateaubriand, o 1º Congresso Internacional de Direitos Humanos. As inscrições para participação no evento estão sendo realizadas até o dia 10 de setembro, através do endereço eletrônico http://direitoshumanos2014.com.br/ com data limite para submissão de trabalho o dia 29 de agosto. Podem se inscrever alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores do Ensino Superior, bem como profissionais do Direito e de outras áreas que tenham interesse na temática.
O evento tem por objetivos favorecer uma reflexão crítica sobre os Direitos Humanos, na perspectiva do direito à singularidade e às diferenças, e a efetivação da cidadania plural; otimizar a relação interinstitucional entre a UEPB e outras Instituições de Ensino Superior, notadamente com a Universidade de Salamanca (Espanha); além de estabelecer canais de articulação entre o Grupo de Pesquisa “Direitos Fundamentais: Direito à Singularidade e às Diferenças” (UEPB/CNPq) e a sociedade civil.
Com a temática “Direito à singularidade e às diferenças”, o congresso é uma realização da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), com apoio da Universidade de Salamanca. A programação conta com conferência, sessões scadêmico-científicas, debate, atividades culturais, apresentação de trabalho técnico-científico, além da participação de palestrantes renomados nacional e internacionalmente, a exemplo da professora doutora Maria Esther Martinéz Quinteiro e o professor doutor Adán Carrizo González-Castell, ambos da Universidade de Salamanca.
Informações: (83) 3341-2299.
9º Encontro Nacional das Licenciaturas em Ciências Agrárias e 1º Simpósio de Licenciatura em Ciências Agrárias 
A cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, vai receber durante os dias 13 e 16 de outubro, centenas de estudantes, professores e pesquisadores que irão participar do 9º Encontro Nacional das Licenciaturas em Ciências Agrárias e do 1º Simpósio de Licenciatura em Ciências Agrárias (Simlica), promovidos pelo curso de Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Câmpus de Catolé do Rocha, em parceria com a Universidade Federal de Paraíba (UFPB), através do auxílio financeiro conquistado através de aprovação de projeto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Nos eventos serão debatidas questões sobre agricultura familiar, agronegócio, mundo do trabalho e sustentabilidade familiar, que farão parte de um encontro que tem como objetivo o favorecimento de propostas alternativas, esclarecimento de dúvidas e sugestões de melhorias no curso e na comunidade. Dentre as atividades que serão realizadas estão plenárias de discussão para docentes, discentes e profissionais que se interessem pelo futuro das Licenciaturas em Ciências Agrárias.
Além da comunidade acadêmica do Câmpus da UEPB de Catolé do Rocha e do Câmpus da UFPB em Bananeiras, deverão participar outros acadêmicos de Instituições de Ensino Superior do Brasil e professores da rede de ensino básico, além de representantes de entidades relevantes como a Associação de Profissionais das Licenciaturas em Ciências Agrícolas (APLICA). As inscrições para a participação no evento podem ser feitas até o dia 30 de setembro. Outras informações sobre o encontro e orientações para a submissão de trabalhos podem ser encontradas no endereço eletrônico http://www.cchsa.ufpb.br/simlica/.

8 de setembro de 2014

Universidade Estadual firma convênio com Prefeitura de Parelhas para realização de concurso público

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através de Comissão Permanente de Concursos (CPCON), vai realizar o próximo concurso público da cidade de Parelhas (RN). Para isso, um convênio foi assinado na manhã desta sexta-feira (5), entre o reitor da instituição, professor Rangel Junior, e o prefeito Francisco de Assis Medeiros.

O prefeito Francisco de Assis destacou a importância do convênio e destacou que decidiu procurar a UEPB para realizar o concurso de Parelhas devido à credibilidade que a Instituição possui nessa área. “Com a parceria com a UEPB, vamos fazer um concurso com lisura e transparência”, afirmou o gestor municipal.

Rangel Junior lembrou que a UEPB tem se destacado na realização dos concursos públicos justamente por primar pela transparência e lisura, não tendo até o momento registrado um único problema na aplicação das provas. “A UEPB está construindo uma experiência muito rica de realizar bem feito os concursos públicos. A preservação do nome da Instituição é fundamental”, salientou o reitor.

O concurso público do município de Parelhas será realizado no dia 16 de novembro. No total serão oferecidas 203 vagas, sendo 200 destinadas para diversos cargos na Prefeitura Municipal e três para a Câmara de Vereadores. Os cargos serão de professores, médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, técnicos em enfermagens, auxiliares administrativos, guardas municipais, entre outros. Os salários variam de R$ 724 a R$ 6,5 mil.

O edital com todas as informações sobre o certame será publicado em breve, com previsão para abertura das inscrições na terceira semana de setembro. A taxa de inscrição varia e acordo com o nível, sendo R$ 40 para o nível fundamental; R$ 60 para nível médio e R$ 80 para nível superior. As normas do processo serão disponibilizadas no endereço eletrônico http://cpcon.uepb.edu.br.

Acompanharam a assinatura do convênio, no Gabinete da Reitoria, em Bodocongó, a professora Ana Alice Sobreira, presidente da CPCON, e o professor Edmar José da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais e da Comissão que ficará responsável em organizar o concurso do município potiguar.


7 de setembro de 2014

PÁTRIA AMADA BRASIL!

Pr. Gilson Souto Maior Jr
Pastor da Igreja Batista do Estoril
Bauru-SP 

Hoje, 7 de setembro de 2014, o nosso país comemora sei 192º ano da independência política de Portugal. Sabemos, entretanto, que a história é bem diferente do que gostaríamos de pensar, pois se olharmos a história não vemos nada glamouroso nela. Nossa independência foi comprada enquanto todos os países da América Latina lutaram contra a metrópole; fomos o último país das Américas a abolir a escravidão, o único a adotar o sistema monarquista e quando veio à República somente os militares estavam à frente do processo. Nesses quase duzentos anos tivemos dois imperadores (Pedro I e Pedro II), um período de regência (1831-1840), trinta e cinco presidentes (9 militares e 23 civis), duas juntas militares, dois golpes e sete constituições.
Numa visão ainda mais crítica não temos muito do que nos orgulhar. No Índice de Progresso Social (IPS) o Brasil é o 46º entre 132 países. Na educação, segundo a UNESCO (2012), 8,7% da nossa população é analfabeta. De acordo com o PNAD/IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 18,3% dos brasileiros são considerados como analfabetos funcionais. No ranking da educação estamos entre os cinco piores, mais precisamente em 38º lugar.
Quanto à segurança e a violência temos que amargar, segundo o Mapa da Violência, pois somos o 7º país mais violento do mundo. Em 2012 o país chegou a 152 assassinatos por dia ou 56 mil por ano. Isso significa 1,4 massacres do Carandiru por dia. As vítimas em sua maioria são homens (11 vezes maior que das mulheres), jovens (30 mil em 2012) entre 20 a 24 anos. Depois do homicídio, o que mais mata em nosso país é o trânsito com, o quarto mais violento do mundo, com uma projeção de mais de 48 mil mortes para 2014; e depois tivemos um crescimento de 33% nos suicídios em dez anos.
E olha que não falamos de outras coisas. Vivemos uma epidemia de dengue, caos na saúde, falta de remédios, médicos sobrecarregados, hospitais sucateados, gente morrendo aos milhares, universidades sucateadas, escolas abandonadas, aposentados cada vez ganhando menos e milhões de pessoas endividadas com uma economia parada. Em outras palavras, estamos no meio de um furacão e não temos luz no fim do túnel.
O que nós como cristãos precisamos fazer? Devemos seguir a orientação de Deus aos exilados em Babilônia: “Empenhai-vos pela prosperidade da cidade, para onde vos exilei, e orai ao SENHOR em favor dela; porque a prosperidade dela será a vossa prosperidade. Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos deixeis enganar pelos profetas e adivinhos que vivem entre vós, nem deis ouvidos aos sonhos que eles sonham por vós” (Jeremias 29:7,8). O que Deus queria dizer com isso?
Em 597 a.C. O rei Joaquim e sua corte foram exilados para Babilônia com o que havia de melhor em Judá, entre eles os profetas Ezequiel e Daniel. Nabucodonosor II havia deixado um rei-fantoche no lugar (Zedequias) e esperava com isso cessar toda e qualquer rebeldia dos judeus. No entanto, muitos judeus escreviam aos exilados que os profetas estavam pregando a libertação e a destruição de Babilônia, com o retorno do rei para Jerusalém. O que poucos acreditavam é que aqueles profetas eram falsos e a mensagem deles era pura fantasia, de modo que Deus ordena a Jeremias a escrever uma carta aos exilados para que eles orassem pela Babilônia e trabalhassem para o bem daquele lugar.
Talvez nós olhemos tudo ao nosso redor e pensemos: “Como vou orar por isso aqui? Somente com a Vinda de Cristo isso aqui vai tomar jeito”. De fato, Cristo colocará tudo no lugar, mas enquanto Ele não vem e o tempo de Deus não se concretiza precisamos pensar o que nós, como filhos do Reino, podemos fazer nessa nação que Deus permitiu que nascêssemos? Como podemos brilhar como luz nas trevas que cercam o Brasil?
Primeiro, temos que nos lembrar de que toda essa distorção que existe em nosso país é fruto do pecado na raça humana. Imoralidades, corrupção, pobreza, miséria, engano, violência e tantas outras coisas nada mais são que o reflexo do pecado na sociedade. Não podemos olhar essas coisas como apenas distorções socioeconômicas, pois na verdade a distorção está no coração humano. Para isso, precisamos orar pelo Brasil e rogar a misericórdia de Deus.
Em segundo lugar, precisamos agir como cidadãos responsáveis e assumir a postura cristã, não aceitando os vícios de nossa cultura, mas exercendo a contracultura cristã na nossa sociedade. O fato de o Brasil ser conhecido como o país do “jeitinho”, da ética frouxa e conveniente, não pode ser usada como desculpa pelo povo de Deus. Precisamos ter cuidado para não cair na lábia dos “falsos-profetas” que tentam passar sonhos e ilusões em detrimento do compromisso real que precisamos ter com Cristo e Sua vontade.
E finalmente, devemos ser agentes da paz bendita. No hebraico temos o vocábulo shalom, “paz, prosperidade, bem-estar”. Nossa presença precisa ser de paz e harmonia em nossa sociedade. Isso não significa dizer que aceitaremos tudo, mas “[...] no que depender de vós, vivei em paz com todos os homens” (Romanos 12:18). Às vezes nossas posições não serão aceitas e trarão a oposição de muitos; entretanto, agiremos sempre em favor do bem-estar da sociedade, seguindo os valores de Deus para que as pessoas vejam em nossas atitudes coerência e verdade.

Que desafio é viver num país tão desigual e injusto! Mas foi nessa terra que Deus nos colocou para que em nossa peregrinação até à pátria celestial possamos deixar um legado para a eternidade. Aqui nessa linda e amada terra ainda há muita gente que precisa ser alcançada; oremos e trabalhemos pelo bem-estar de nosso querido Brasil.