30 de agosto de 2014

CoRI e Departamento de Letras inscrevem para curso preparatório para Diploma de Espanhol

A Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) e o Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inscrevem até o dia 3 de setembro os interessados em participar da seleção para o curso preparatório para o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), Nível B1.
Para participar do curso, os requisitos básicos são: estar matriculado em curso de Graduação em Letras ou de nível superior nas áreas e temas do Programa Ciência sem Fronteiras (PCsF), ter nacionalidade brasileira e coeficiente de rendimento escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 (sete). O curso preparatório pretende propiciar aos alunos de graduação em Letras e aos estudantes da UEPB que desejam participar do Programa Ciência sem Fronteiras o domínio em nível intermediário do idioma espanhol.
As inscrições ocorrem no horário das 9h às 11h30 e das 14h30 às 16h30. Estão sendo oferecidas 30 vagas. O curso terá 30 horas/aula e será ministrado no turno da tarde, das 14h30 às 16h, todas as terças e quintas-feiras. Os candidatos que desejem participar do curso se submeterão a um teste de nivelamento, o qual consistirá de entrevista simples e análise curricular.
Os diplomas de Espanhol como língua estrangeira são títulos oficiais que certificam o grau de competência e domínio do idioma espanhol, outorgado pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Ciência da Espanha.
Fique sabendo
A UEPB será Centro Aplicador do DELE (Diplomas de Español como Lengua Extranjera) e aplicará um exame especial para as Chamadas do programa Ciência sem Fronteiras em vigência, no dia 26 de setembro de 2014. Outras informações podem ser obtidas através do fone (83) 3315-3415 e pelo e-mail pcsf@uepb.edu.br.

29 de agosto de 2014

Universidade Estadual da Paraíba firma convênio com Prefeitura de Sapé para formação continuada de professores

sap2O Reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, recebeu na manhã desta quarta-feira (27), em seu gabinete, no Câmpus de Campina Grande, o prefeito de Sapé, Flávio Roberto Malheiros Feliciano, para juntos assinarem um convênio de parceria entre a Secretaria de Educação daquele município e a Instituição. Participaram da reunião a pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância (PROEAD), Eliane Moura; o secretário de Educação do município de Sapé, Kildare André Lima de Freitas; e a gerente pedagógica de Sapé, Lucia Maria Pereira Leite.
Segundo Kildare Freitas, a busca por firmar parceria com a UEPB surgiu a partir da necessidade em prestar formação continuada aos professores da rede municipal de Sapé, tendo em vista um melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador do Governo Federal.
De acordo com a professora Eliane Moura, este tipo de solicitação vem sendo feita por diversas prefeituras e a Pró-Reitoria procura atender a todas, discutindo as principais necessidades e delineando propostas para os encontros de capacitações, que ocorrem geralmente às sextas-feiras e aos sábados. Através desta assinatura, Sapé consta como o segundo município a firmar parceria com a UEPB, através da PROEAD. O primeiro convênio foi firmado com a Prefeitura de Campina Grande.
Para a gerente pedagógica Lúcia Leite, a parceria é importante porque tem em vista as próximas avaliações do IDEB e a possibilidade de alcançar um crescente nível de aprendizado. “Com ações de educação como esta a UEPB só tem a melhorar o nosso município”, afirmou.
Equipe capacitada
Professores pós-graduados em diversas áreas do conhecimento, como Pedagogia, Letras, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e demais licenciaturas da UEPB foram convocados a participar do aperfeiçoamento prestado aos docentes de outros municípios, em um sistema chamado de “Formação do Formador”.
“A PROEAD possui equipe multidisciplinar de projetos pedagógicos para educação continuada nos municípios paraibanos. Nosso trabalho vai desde a educação infantil ao ensino médio, sempre no sentido de melhorar a prática dos professores em sala de aula”, explicou a pró-reitora Eliane Moura, acrescentando que o projeto ainda envolve alfabetização de jovens e adultos, educação em comunidades quilombolas e diversos níveis de ensino e temáticas.

Cineclube Machado Bittencourt promove exibição em homenagem aos 33 anos de morte de Glauber Rocha

O Cineclube Machado Bittencourt, projeto de extensão do Departamento de Comunicação (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), prestará uma homenagem ao cineasta brasileiro Glauber Rocha, falecido há 33 anos, com a exibição, nesta sexta-feira (29), do filme “Terra em Transe”, filmado em 1967. A sessão acontece, a partir das 16h, na Sala 213 do Centro de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó.
“Terra em Transe” é um filme contemporâneo que mesmo tendo sido produzido há mais de três décadas permanece atual, retratando uma realidade que não é muito diferente dos episódios ocorridos em 1967. No filme, Glauber realizou a primeira análise profunda e profética para o pensamento da esquerda oficial. “É como se ele tivesse feito uma profecia” observou o professor Rômulo Azevedo, idealizador do Cineclube.
O filme foi considerado pela crítica uma obra-prima de Glauber Rocha e recebeu o Prêmio Internacional da crítica no Festival de Cannes. No filme, o senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém, existem diversos homens que querem este poder e resolvem enfrentá-lo.
Glauber de Andrade Rocha morreu no dia 22 de agosto de 1981, aos 42 anos, no Rio de Janeiro, devido a problemas broncopulmonares. Ele foi apontado como um dos líderes do cinema novo, do movimento vanguardista, e o responsável por uma grande renovação do cinema brasileiro, na década de 1960.

Livros da Editora da UEPB na rede Scielo estão entre os mais acessados na internet

Ao participar da 23ª edição da Bienal Internacional do Livro que, este ano, foi realizada no Anhembi, na cidade de São Paulo, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) recebeu a importante notícia de que dois dos livros que saíram com o selo Latus da Editora da UEPB, contidos na rede Scielo, estão entre os mais acessados pelos internautas.
Conforme relatório divulgado na Bienal do Livro, estão entre os campeões de acesso os livros Teoria Quântica – vencedor do Prêmio Jabuti – e Tecnologias Digitais na Educação). No total, o acesso às obras ultrapassa 800 mil downloads. “Quem é do mundo acadêmico sabe o significado da base Scielo. Só estão na base os periódicos científicos avaliados nos estratos A1 e A2, ou seja, a excelência da excelência” comemorou o professor Cidoval Morais, diretor da Editora.
De acordo com o professor Cidoval, a EDUEPB está hoje com 11 livros já disponibilizados na rede Scielo e mais nove foram aprovados para entrar nas próximas semanas. Atualmente, integram a rede Scielo 513 títulos de oito editoras. A média de downloads da rede, por livro, é de 50, 4 mil. A média de acesso dos títulos da EDUEPB é de 74,8 mil, acima da média geral. “Isso é uma marca impressionante e mostra a qualidade dos livros publicados por nossa Editora”, destacou Cidoval Morais.
Novos lançamentos
A EDUEPB lançou, recentemente, novos três livros. As obras “Raul Seixas e a Modernidade, uma viagem na contramão”, de Sonielson Jovino Silva; “(Ins) pirações”, do professor Flávio Romero Guimarães; e “Outra História da Mesma Coisa”, de Edson Tavares, chegam ao mercado com o selo Latus da editora da UEPB.
O livro sobre Raul Seixas surgiu a partir da percepção do autor de que o artista, mesmo morto, não só permanecia no imaginário musical brasileiro como até conseguiu adquiriu novos admiradores. A obra de 211 páginas tem o caráter não moderno, tornando-se fácil de aceitação em qualquer época. Sonielson é um cordelista de Sumé que atualmente trabalha no Banco do Brasil. Ele já publicou várias obras de contos e poesias inéditas.
“(Ins) pirações” é um livro de poesias escrito pelo professor Flávio Romero. A obra, que teve o prefácio assinado pela escritora Elizabeth Marinheiro, traz mais de 320 poemas do professor Flávio abordando temas diversos como “a alma”, “a solidão”, “a paixão”, os “sonhos”, “as lágrimas”, “a felicidade”, “o medo”, “o coração”, entre outros. O olhar poético e sensível do autor é realçado em cada capítulo. Flávio Romero é paraibano de Campina Grande e professor da UEPB, tendo dedicado toda a sua vida à educação.
Por sua vez “Outra História da Mesma Coisa”, de Edson Tavares, é um livro de contos. A obra apresenta a visão de mundo do poeta, sobre diversos temas. Os contos materializam os sentimentos do autor no universo em que ele se encontra inserido em uma linguagem de fácil compreensão. Edson Tavares nasceu em Recife (PE) e é professor de Literatura da UEPB.

1º Congresso Nacional de Educação

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai participar, entre os dias 18 e 20 de setembro, do 1º Congresso Nacional de Educação (CONEDU), que será realizado em Campina Grande, pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP) em parceria com a UEPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
As atividades do evento serão realizadas no Centro de Convenções Raymundo Asfora, com o objetivo de promover ações de caráter inovador e tecnológico, incentivando a produção acadêmica para a melhoria da qualidade da educação básica e superior no Brasil. O congresso oportuniza discussões que valorizam as práticas de profissionais da Educação aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educação básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas.
O CONEDU envolve diferentes áreas do conhecimento, sendo organizado em atividades que fomentam o debate sobre as temáticas envolvidas. No que se refere à programação a mesma foi delineada de modo a possibilitar uma ampla participação nas atividades propostas (conferência, palestras, minicursos, sessões de comunicação oral e pôster, atividades culturais) bem como os profissionais convidados contemplam a temática do evento e a atualidade do campo educacional. Destaca-se que a temática do evento representa o expressivo interesse para discussões relevantes que extrapolem as dicotomias entre a teoria e a prática e que estejam voltadas para os novos direcionamentos da ação docente.
Além de ser uma das instituições parceiras do evento, a UEPB vai apresentar inúmeros trabalhos frutos de pesquisas e projetos de extensão realizados por estudantes e professores, nas mais diversas áreas do conhecimento. As inscrições para participação no congresso estão sendo feitas até o dia 16 de junho, na primeira chamada. Para submissão de trabalhos, as propostas devem ser encaminhadas até o dia 11 de agosto.
Entre os temas a serem abordados no CONEDU estão “Formação de professores”, Didática, Currículo e Política Educacional”, “Fundamentos da Educação”, “Popularização da Ciência”, “Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade”, entre outros. Inscrições para participação e apresentação de trabalhos, bem como maiores informações sobre o evento podem ser obtidas através do endereço eletrônico http://www.conedu.com.br.

28 de agosto de 2014

Tecnologia do Nutes da UEPB promove inovação em experimentos médico-hosp...

Câmpus de João Pessoa promove evento para discutir o futebol profissional na Paraíba

Discutir o futebol profissional paraibano a partir das iniciativas de Federação Paraibana de Futebol (FPF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), buscando construir um modelo de gestão esportiva inovador e sustentável. Esse é o principal objetivo do “1º Seminário pensando o futebol profissional da Paraíba: desafios para a construção de um modelo sustentável de gestão do futebol paraibano”, que será realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Auditório do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado à Rua Horácio Trajano de Oliveira, em João Pessoa.
Durante o evento serão realizadas palestras e mesas redondas com a participação de representantes da FPF, gestores de clubes de futebol da primeira e segunda divisões da Paraíba, cronistas esportivos do Estado, secretários de esporte e lazer e segurança pública do Estado e de munícipios paraibanos, associação de árbitros da Paraíba, técnicos, jogadores de futebol e demais interessados na temática.
De acordo com o coordenador do evento, professor Francisco de Assis Bezerra, a idealização do seminário teve início após o fracasso brasileiro na Copa de 2014 e diante da participação irrelevante do futebol paraibano no campeonato nacional, despertando nele, que é apaixonado por futebol, o interesse em realizar um evento que discutisse perspectivas de melhorias nesse cenário.
Segundo o docente, a pretensão é que gestores e técnicos de clubes que são modelos de inovação e gestão para o futebol brasileiro também compartilhem com os participantes do evento as iniciativas exitosas empreendidas. Ao final do seminário será elaborada a “Carta de João Pessoa”, que irá nortear a linha de ação, a partir das discussões realizadas, para o futebol paraibano nos próximos três anos.
Promovido com o apoio da direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UEPB, a perspectiva é que esse seminário seja realizado por três anos consecutivos, contando com a participação de discentes, docentes e técnicos administrativos do CCBSA nas atividades de organização. As inscrições para o evento serão gratuitas e realizadas no site do evento, a ser divulgado em breve.
Assessoria da UEPB

...E se foi mais um amigo e se foi o Flama!

E são tantos os que já se foram, que entristece profundamente os nossos corações quando mais um entra nessa lista que, naturalmente, cresce, de vez em quando, por mais que não queiramos. É o nascer, crescer e o morrer da vida. Encontrávamos-nos em São Paulo para conhecer mais um neto, precisamente mais uma neta, a Sophia.
Neste momento de alegria, num dia 25 de agosto, recebemos a mensagem do amigo Stefano Wanderley. Uma tristeza foi possível perceber na postagem do amigo: “SOUBE DO DEODATO?” Não diga que... “Foi, morreu”, completou o amigo, não deixando que completássemos o pensamento.
A morte de Deodato, por mais que respeitemos a lei natural da vida, não deixa de ser uma perda enorme para a mídia paraibana, notadamente para os que com ele atuaram. Perdemos não um simples jornalista, um dos mais consagrados e experientes homens de rádio e um homem que brincava deliciosa e encantadoramente com os quadrinhos, com o desenhar fácil, hoje seguido magistralmente pelo seu filho, o Mike Deodato, um paraibano internacionalmente conhecido. Perdemos um professor e um amigo, que nunca se furtou em ensinar o que sabia. Nós fomos um de seus companheiros e sempre alunos, desde o início da nossa trajetória na Rádio Caturité, na querida Campina Grande, em 1965.
Com ele, não temos receio em dizer aprendemos a fazer tudo em rádio, até mesmo radioteatro, nas “Aventuras do FLAMA”, por exemplo, nós, o sempre vilão, o bandidão do seriado e, ele, como produtor o mocinho, muito querido pela garotada, O FLAMA. Para os que não acompanharam esse trabalho foi um seriado apresentado durante muitos anos nas rádios Borborema, Caturité e a Alto Piranhas de Cajazeiras.
Que saudade amigo Deo! Apesar de sempre inimigos no seriado quer como “CICATRIZ OU O MOSTRO DE FERRO”, recebíamos de você um tratamento de filho e uma confiança de quem para o amigo era um profissional em quem poderia confiar. Como era bom ter a sua confiança! Caminhamos tão juntos profissionalmente, que ocupamos os mesmos cargos um do outro, simultaneamente. Assim foi na Rádio Caturité, Rádio e TV Borborema, onde fomos diretores e, também, como presidente da velha e querida Tabajara, a primeira emissora da Paraíba.
Quanta saudade tantos outros amigos queridos deverão estar sentindo neste momento - e que passaram pela experiência de também terem convivido com você. O Ari Rodrigues, Benjamim Blay, que não sei onde se encontra, Walmir Chaves, que hoje reside em Barcelona na Espanha, além de um incontável número de bons profissionais que ainda atuam por este mundo afora.
Mas, temos certeza, que, nesse momento, você querido, deve estar feliz, satisfeito pelo dever cumprido, sendo recepcionado por diversos amigos que já não estão conosco, mas, no aguardo dos que futuramente, pelos desígnios de DEUS também seguirão este caminho.  

Para quem nos ensinou a fazer as novelas tão escutadas nos tempos bons do  RÁDIO de outrora, resta-nos dar continuidade aos seus ensinamentos e, se não fazendo o radioteatro que agora inexiste nas emissoras, mostrarmos aos novos radialistas a importância e força que esse veículo ainda tem neste palco imenso da vida. “E se foi mais um amigo e se foi o Flama!”

25 de agosto de 2014

Botafogo e Campinense perdem e Treze vence Cuiabá

salgueiro_560_3
Salgueiro e Botafogo  num jogo bem disputado


Treze fez o dever de casa, mas precisa melhorar

Somente o Treze se deu bem na rodada de domingo pelas séries C e D do Campeonato Brasileiro. Campinense e Botafogo jogaram fora de casa pelas Séries D e C, respectivamente e não foram bem, especialmente o Campinense que jogando contra o Braúnas, em Mossoró, foi derrotado por três tentos a zero, caindo para a terceira colocação do seu grupo.

O Botafogo, por sua vez, foi derrotado pelo Salgueiro por um tento a zero, mostrando ser um time que sempre quando joga fora busca o empate, não se atrevendo a jogar mais ofensivamente, o que lhe poderá custar caro no final da competição. 

Mesmo fazendo uma boa campanha e estando numa excelente posição na tabela do campeonato, o representante paraibano mostra muita irregularidade de uma partida para outra, numa chave complicada e com os clubes muito próximos para decidir quais os quatro que seguirão na competição.  A verdade é que tricolor do contorno apesar da boa colocação mostra muito irregular, notadamente nas partidas jogadas fora, com o jeitão retranqueiro do Marcelo Villar, que, às vezes, irrita a torcida.

Já o Treze, venceu, mas também é cheio de irregularidades, não deixando o seu torcedor muito confiante, com resultados positivos e alguns  tropeço dentro de casa e não tendo a devida força para obter bons resultados fora do PV. 

O resultado positivo diante do Cuibá, quando venceu por um tento a zero não deixa de ter sido importante, mas, tem a obrigação de vencer o Marabá no próximo domingo, em casa, para pensar, definitivamente, em dia melhores e uma possível classificação entre os quatro primeiros, o que poderia estar mais fácil, pois o empate contra o Fortaleza e a derrota diante do Botafogo, no PV, foram pontos perdidos que podem fazer muita falta. Vamos torcer para que os nossos representantes se apesentem melhor daqui para frente.
       

Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da UEPB abre inscrições para o EMPRETEC

O Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está com inscrições abertas para professores e funcionários da Instituição interessados em participar do EMPRETC – metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para identificação de novas oportunidades de negócios.
A iniciativa é realizada em cerca de 34 países. No Brasil, já capacitou cerca de 200 mil pessoas, em 8.500 turmas distribuídas pelos 27 estados da Federação. As inscrições estão abertas para todas as áreas do conhecimento e serão feitas em duas etapas, sendo a primeira uma pré-inscrição e a segunda seleção dos participantes.
A metodologia do EMPRETEC será aplicada pelo SEBRAE – PB, que fará também a seleção dos participantes. Este evento é coordenado pelo NITT/UEPB, visando introduzir a cultura empreendedora na Universidade. Para participar, basta o aluno e/ou professor interessados preencher o formulário de inscrição e enviá-lo para o email nittuepb@gmail.com.
Informações complementares podem ser obtidas através do telefone (83) 3315-3383 ou diretamente no Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica, localizado no Bloco Administrativo da Reitoria, 2º Andar, Sala 212, Bodocongó, Campina Grande-PB.

24 de agosto de 2014

Projeto “Saber Docente e Prática Pedagógica” abre inscrição para bolsa de iniciação científica

Universidade Estadual - Guarabira
Estão abertas até o dia 25 de agosto as inscrições para os alunos interessados em concorrer a bolsa de iniciação científica ofertada pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), através do projeto “Saber docente e prática pedagógica: contribuições para ressignificação epistemológica das Ciências da Educação”. A vaga é destinada aos estudantes do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação do Câmpus III, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira.
Para se inscrever o estudante deve apresentar histórico acadêmico atualizado, preencher ficha de inscrição, dispor de Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 (sete), ter disponibilidade para participar das atividades propostas e não possuir vínculo empregatício, além de já ter cursado pelo menos dois semestres letivos ou de restar apenas dois para conclusão da graduação. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria do Departamento de Educação, sob a coordenação do professor Genivaldo Paulino Monteiro.
A seleção constará de uma prova escrita, que será aplicada no dia 27 de agosto, às 16h30. O projeto terá uma carga horária de 20 horas semanais e duração de 12 meses.

1º Congresso Nacional de Educação

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai participar, entre os dias 18 e 20 de setembro, do 1º Congresso Nacional de Educação (CONEDU), que será realizado em Campina Grande, pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP) em parceria com a UEPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
As atividades do evento serão realizadas no Centro de Convenções Raymundo Asfora, com o objetivo de promover ações de caráter inovador e tecnológico, incentivando a produção acadêmica para a melhoria da qualidade da educação básica e superior no Brasil. O congresso oportuniza discussões que valorizam as práticas de profissionais da Educação aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educação básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas.
O CONEDU envolve diferentes áreas do conhecimento, sendo organizado em atividades que fomentam o debate sobre as temáticas envolvidas. No que se refere à programação a mesma foi delineada de modo a possibilitar uma ampla participação nas atividades propostas (conferência, palestras, minicursos, sessões de comunicação oral e pôster, atividades culturais) bem como os profissionais convidados contemplam a temática do evento e a atualidade do campo educacional. Destaca-se que a temática do evento representa o expressivo interesse para discussões relevantes que extrapolem as dicotomias entre a teoria e a prática e que estejam voltadas para os novos direcionamentos da ação docente.
Além de ser uma das instituições parceiras do evento, a UEPB vai apresentar inúmeros trabalhos frutos de pesquisas e projetos de extensão realizados por estudantes e professores, nas mais diversas áreas do conhecimento. As inscrições para participação no congresso estão sendo feitas até o dia 16 de junho, na primeira chamada. Para submissão de trabalhos, as propostas devem ser encaminhadas até o dia 11 de agosto.
Entre os temas a serem abordados no CONEDU estão “Formação de professores”, Didática, Currículo e Política Educacional”, “Fundamentos da Educação”, “Popularização da Ciência”, “Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade”, entre outros. Inscrições para participação e apresentação de trabalhos, bem como maiores informações sobre o evento podem ser obtidas através do endereço eletrônico http://www.conedu.com.br.

23 de agosto de 2014

Semana da Psicologia da UEPB

Em comemoração ao Dia do Psicólogo, celebrado nacionalmente em 27 de agosto, o Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus I, realiza entre os dias 25 e 29 de agosto a “Semana da Psicologia da UEPB”, com a temática “Saberes e fazeres da Psicologia: desafios e perspectivas”. As inscrições de trabalhos seguem até a sexta-feira (22), na Secretaria da Clínica Escola, em Bodocongó.
O evento é voltado aos estudantes da UEPB e a abertura acontece na segunda-feira (25), às 13h30, no Auditório de Psicologia, com a palestra “História da Loucura”, ministrada pelo professor Edmundo de Oliveira Gaudêncio. Contará ainda com o minicurso e vivência “Psicologia Transpessoal”, com a palestrante Firmiana Guimarães.
Já no dia 26, às 9h, haverá a mesa redonda “Desafios e Perspectivas da Psicologia: Saberes e fazeres dos profissionais nas diversas áreas”, seguido pela apresentação de trabalhos científicos no dia 27. O dia 28 será marcado pelas palestras “Psicologia da Saúde” e “O sentido na contemporaneidade”, bem como pelo lançamento de livros de professores da área.
Durante o encerramento, no dia 29, serão ministradas oficinas de artes plásticas e realizado um momento cultural, promovido pelo Centro Acadêmico de Psicologia e Coordenação do Curso de Psicologia. Outras informações podem ser adquiridas através dos telefones (83) 3315-3473 e 3315-3475.
1º Congresso Internacional de Direitos Humanos
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio da Universidade de Salamanca (Espanha), realiza, nos dias 15 e 16 de setembro, no Museu Assis Chateaubriand, o 1º Congresso Internacional de Direitos Humanos. As inscrições para participação no evento estão sendo realizadas até o dia 10 de setembro, através do endereço eletrônico http://direitoshumanos2014.com.br/ com data limite para submissão de trabalho o dia 29 de agosto. Podem se inscrever alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores do Ensino Superior, bem como profissionais do Direito e de outras áreas que tenham interesse na temática.
O evento tem por objetivos favorecer uma reflexão crítica sobre os Direitos Humanos, na perspectiva do direito à singularidade e às diferenças, e a efetivação da cidadania plural; otimizar a relação interinstitucional entre a UEPB e outras Instituições de Ensino Superior, notadamente com a Universidade de Salamanca (Espanha); além de estabelecer canais de articulação entre o Grupo de Pesquisa “Direitos Fundamentais: Direito à Singularidade e às Diferenças” (UEPB/CNPq) e a sociedade civil.
Com a temática “Direito à singularidade e às diferenças”, o congresso é uma realização da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), com apoio da Universidade de Salamanca. A programação conta com conferência, sessões scadêmico-científicas, debate, atividades culturais, apresentação de trabalho técnico-científico, além da participação de palestrantes renomados nacional e internacionalmente, a exemplo da professora doutora Maria Esther Martinéz Quinteiro e o professor doutor Adán Carrizo González-Castell, ambos da Universidade de Salamanca.
Informações: (83) 3341-2299.


22 de agosto de 2014

CPA inicia processo de avaliação institucional para alunos e professores da Universidade Estadual

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciou o processo de avaliação institucional por parte dos alunos e professores, referente ao período 2014/1. No sistema de avaliação institucional, os alunos de todos os câmpus vão avaliar o desempenho de seus professores, enquanto os professores irão avaliar as turmas em que ministrou aulas no primeiro semestre do ano.
Os dois segmentos universitários também vão avaliar as condições dos cursos de graduação da UEPB, observando vários aspectos fundamentais para que a Instituição possa oferecer um ensino de qualidade e venha contribuir cada vez mais com o processo de desenvolvimento no contexto estadual e regional. O objetivo principal da avaliação institucional da UEPB, coordenada pela CPA, é buscar as condições necessárias e possíveis para que todos setores da Universidade sejam avaliados e possam consolidar a sua importância para o desenvolvimento da região.
Para fazer a avaliação, professores e alunos devem acessar o endereço eletrônicohttps://academico.uepb.edu.br/ca/index.php/usuario/autenticacao

21 de agosto de 2014

NOTÍCIA DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO TREZE :Wanderson é o novo zagueiro do Galo

Pró-Reitoria de Planejamento apresenta previsão orçamentária da Universidade Estadual para 2015


pdi1

O Conselho de Orçamento Participativo (COP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniu nesta quarta-feira (20), para definir a proposta orçamentária da Instituição para o exercício de 2015. Na reunião do COP, realizada no Auditório da Biblioteca do Câmpus de Bodocongó, a pró-reitora adjunta de Planejamento, Pollyanna Xavier, apresentou a previsão orçamentária para o próximo exercício no total de R$ 370 milhões, sendo R$ 297 milhões para folha de pessoal, R$ 25 milhões para despesas de capital e R$ 48 milhões para despesas correntes, entre outras dotações.
A proposta orçamentária elaborada pela PROPLAN foi feita com base nas demandas executadas, no volume de demandas reprimidas em vários setores (projetos que não foram executados este ano) e nas demandas que surgiram com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para isso, a Pró-Reitoria também fez uma projeção com base nas evoluções de anos anteriores, levando em consideração o percentual de crescimento da folha nos anos pares e ímpares, através de consultas junto às pró-reitorias de Gestão Financeira (PROFIN) e de Gestão de Pessoas (PROGEP). A proposta será encaminhada para o Conselho Universitário (Consuni), antes de ser enviada para o Governo do Estado.
Na mesma reunião, os conselheiros do Orçamento Participativo homologaram o nome dos presidentes do Conselho e do Comitê de Acompanhamento Permanente (CAP). O professor Allan Carlos Alves, do Departamento de Ciências Contábeis, foi confirmado como presidente do COP, enquanto que o professor Juracy Régis foi eleito presidente do CAP. Também foram homologados os nomes dos conselheiros presentes na reunião, representando os centros e departamentos da Instituição.
Os demais membros do conselho, incluindo o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), deverão ser indicados até o próximo dia 27. A Comissão tem a função de analisar, acompanhar e discutir a proposta de orçamento para 2015.

Torço por Botafogo, Treze e o futebol da Paraíba

Ao fazermos  a nossa leitura diária dos jornais, blog e sites da Paraíba, ficamos sem entender como um árbitro de futebol faz declarações, no mínimo precipitadas sobre o que poderá acontecer a um jogador de futebol que foi expulso num jogo realizado recentemente. Estamos nos referindo ao jogador comandante de ataque do Treze, Rafael Oliveira,  expulso pelo senhor juiz que soprou a latinha no jogo entre Treze e Botafogo, o senhor João Bosco Sátyro, que aliás, muito elogiado por alguns, foi um péssimos juiz naquela oportunidade. 
Essa pena, segundo o Bosco, poderá ser de até 12 jogos, pois o seu relatório foi contundente para com o atleta trezeano, pela violência do atleta do Galo, contra o arqueiro Genivaldo. Assistimos o jogo e, concordamo até que a jogada bem que poderia ter sido evitada pelo Rafael, como também pelo Doda do Belo, que pisou o Birungueta e foi expulso com justiça pela arbitragem, só não tratado no relatório do senhor juiz como deveria. Neste caso, pouco se falou, somente no lance do ATACANTE GALISTA. 
Mas, é bom que se diga, que nenhuma das faltas cometidas pelos atletas foram tão violentas assim. Nos dois casos, tanto Genivaldo como Birungueta continuaram jogando, sem maiores atropelos. 
Somos pela punição, o que já aconteceu, com a expulsão e a ausência dos atletas na partidas seguintes de suas equipes.  Admitimos até mais uma partida, o que não seria nenhuma injustiça. Mas, somos contra essa dramatização que se está dando, especialmente ao que foi praticado pelo jogador do Treze.
Repetimos que os dois foram punidos, mas, ao que parece, existe um interesse maior não se sabe vindo de onde e de quem, em prejudicar a representação de Campina Grande, o que é lamentável. Precisamos lutar, sim, pelas nossas equipes e por resultados que sejam importantes para o nosso futebol. Enfraquecer as nossas agremiações e criar clima bairrista e desnecessário entre as torcidas dos clubes paraibanos é, no nosso entender, uma falta de amor e de desejo de soerguimento do futebol paraibano. O enfraquecimento seja de Botafogo, Treze ou de outro clube qualquer, não é bom para ninguém, até porque, para sermos fortes, precisamos ter equipes competitivas. Não existe um Botafogo ou Treze bem no cenário nacional, se não estiverem bem os demais clubes do estado.
Precisamos acabar com essas notícias que não acrescentam nada de bom e, também, precisamos lutar para que não se queira transformar um jogada ríspida de um jogador, coisa comum no competitivo futebol de hoje, onde, às vezes a força física prevalece em algumas oportunidades. Numa partida entre Crystal Palace e Manchester United, recentemente, o pau cantou, numa partida com lances divididos e os comentários sempre diferentes quando se trata de times da Europa. FOI UM JOGO BOM, MUITO BEM DISPUTADO!
Não concordamos com o jogo violento. Temos que coibi-lo, mas não venham com essa de que, por conta daquela falta cometida pelo comandante  de ataque do Treze, que já foi punido, sejam atleta e clube punidos novamente, e, agora, com uma provável punição tão alta, de 12 partidas, que, caso aconteça, ocorrerá com o reforço do juiz do jogo, responsável pelo relatório do evento esportivo.  Você torcedor desejaria que o atleta do Botafogo também chegasse a ser punido tão veementemente?  Precisamos torcer por uma vitória do Treze contra o Cuiabá e por um resultado positivo do Belo contra o Salgueiro. Com esses resultados ganham os dois times e o futebol da Paraíba. Precisamos acabar com essa briguinha idiota  e de favorecimentos por conta de bairrismos sem sentido e provincianos.            

20 de agosto de 2014

Vidas que se foram! Que voaram!

Um dia como outro qualquer. Não interessa se fazia sol ou se chovia. Era mais um dia na vida dos brasileiros, brasileiros já tão sofridos, enganados, desenganados, explorados, desesperançados. Aliá, esperança neste país, de tanta espera por dias melhores, continua sendo a última que morre.
 Mais um dia “Vidas que se foram! Que voaram!” Voaram para nunca mais voltar, pois morreram, morreram fisicamente, é verdade, mas certamente, estão bem mais vivas de todos que ficaram. Que ficaram com a saudade, que maltrata e mata, aos poucos, pois provoca uma doença sem cura, o sofrimento, por uma espera sem volta.
 Dia 13 de agosto de 2014, um dia para não ser esquecido, mesmo que queiramos. E não será, pois se foram muitas esperanças, muitos desejos de fazer, de mudar, de transformar de realizar algo novo, diferente! De proporcionar um uma nova leitura em cima de velhas colocações, que somente vêm cansando e matando, também, milhões de brasileiros, cansados das promessas, palavras bonitas e de poucas ações em prol do coletivo.
 “Vidas que se foram e que voaram”, de Eduardo e mais alguns companheiros, que acreditavam em algo novo.
 A vida é assim mesmo. O que ocorreu com Eduardo foi a incerteza do amanhã , de alguns instantes, do agora.  A sua imprevisibilidade tem que ser levada em conta, durante todos os passos das nossas vidas. Aquele olhar, azul, cinzento, verde algumas vezes, chamava a atenção pela sua firmeza. A confiança que representava tudo aquilo que víamos na fisionomia do jovem e esperançoso político, tinha o reforço de um jeito alegre e sorridente, como somente os jovem podem ter. E tudo o que aconteceu, numa simples subida e descida fatídica de uma aeronave, ficará eternamente numa SAUDADE, imensa, enorme, sem remédio, que somente poderá ser amenizada pela nossa esperança em mudar, em fazer acontecer algo novo neste país. Vai depender de nós, do nosso desejo de mudança, da nossa vontade em fazer algo diferente, novo! Um Brasil novo, mais povo! EM TODOS OS SEGMENTOS, EM TODOS OS CAMPOS.      




15 de agosto de 2014

A DOR E O SOFRIMENTO DA PERDA... COMO ENFRENTÁ-LO?

O Reverendo Charles H. Spurgeon (1834-1892) disse certa vez: “As cartas do amor de Deus muitas vezes nos vem em envelopes tarjados de preto”. 
Eu li isso ontem de manhã bem cedo, antes de ser anunciada a tragédia que acometeu o presidenciável Eduardo Campos e os ocupantes daquele avião. Certamente muitas indagações são feitas numa situação como essa e em geral as pessoas ficam perdidas diante daquilo que é incontrolável.
*Pr. Gilson Souto Maior

Lembro-me, também daquele livro bem interessante intitulado "Quando Coisas Ruins Acontecem às Pessoas Boas" do escritor judeu Harold Kushner. Seu texto se detém no velho debate: “Deus é bom, mas não é onipotente para conter o mal” versus “Deus é onipotente, mas não é bom o suficiente para evitar o sofrimento”. Este debate tem se estendido por séculos sem fim, e Kushner preferiu se posicionar ao lado do Deus bom e fraco. Creio que alguma vez já nos questionamos quanto aos sofrimentos que passamos na vida. Como é possível conciliar bondade divina, sofrimento humano, vontade soberana e dor? Não é à toa vermos muitas pessoas, inclusive cristãos que estão em crise. Ninguém gosta de sofrer.
Mas quando sofremos fica muito difícil vermos um Deus bondoso agindo. Precisamos compreender que a dor, embora seja algo que não queiramos na vida, é imprescindível para que a vida seja possível. Philip Yancey no seu livro “Onde está Deus quando chega a dor?” declara: “A dor, portanto, não é o grande erro de Deus. É uma dádiva, a dádiva que ninguém deseja. Sem ela, nossas vidas estariam em perigo e prestes a sofrer decadência” (YANCEY, 2005, p. 30). E isto é verdade. É a dor que nos força a tirar a mão de um fogão aquecido. E através da dor podemos ver a sabedoria de Deus, pois a dor está fora de nosso controle. Com isso vemos que a dor e o sofrimento não podem ser vistos apenas num aspecto negativo.
O problema é que vivemos numa cultura pragmática onde os fins acabam sempre justificando os meios, os “comos” tornam-se mais relevantes do que os “porquês” e a capacidade de produzir resultados define a competência e o valor da pessoa. Num contexto assim, nos habituamos mais a olhar para a doação do que para o doador, a valorizar mais o que recebemos do que a pessoa de quem recebemos. Ao fazer isto, desenvolvemos um padrão relacional impessoal e confuso. Tornamo-nos limitados na compreensão que temos das pessoas porque passamos a julgá-las pelo que fazem, e não pelo que são. Nosso juízo sobre elas fica prejudicado pela incapacidade de dar significado às suas ações.
Há uma oração de Dietrich Bonhoeffer (1906-1945) que diz: “Senhor, mesmo que nos dês a beber o cálice amargo do sofrimento, cheio até as bordas, nós o aceitamos gratos e sem temer, pois ele vem das tuas mãos boas e amadas”. Essa oração bela e intrigante me chamou a atenção por uma simples razão: A necessidade de se confiar mais no caráter de uma pessoa do que julgá-la pelos seus atos. Em outras palavras, precisamos inverter a ordem estabelecida pela cultura pragmática e nos relacionar de forma que o caráter de uma pessoa dê significado aos seus atos, e não o contrário. Ou seja, o pensamento de Bonhoeffer aponta para uma pergunta fundamental: Nosso relacionamento com Deus é medido pelo cálice que Ele nos dá para beber ou pelas mãos que o oferecem? Essa pergunta é fundamental porque, dependendo de sua resposta, nosso relacionamento com Deus toma direções opostas.
Jesus passou por um momento difícil em sua vida, um cálice amargo, quem sabe o mais amargo que alguém já bebeu neste mundo. Diante da crucificação que se aproximava, os passos dos seus inimigos, o beijo do traidor, os açoites que retalhariam seu corpo, os pecados de toda humanidade sobre Si, o Ser mais Santo do Universo sofreu terrivelmente. Diante do cálice Ele orou por três vezes: “E, adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou: Meu Pai, se possível, afasta de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39). Finalmente Ele aceitou beber o cálice amargo que o Pai lhe deu.
É aqui que mais sofremos. Quando é o cálice que determina o relacionamento e define a natureza das mãos que o oferecem, nossos relacionamentos serão sempre marcados pela suspeita e pela dúvida. Deus será sempre medido pelo que Ele faz, e não pelo que é. Tem havido cálices amargos na história humana. Seguramente, muitos deles são oferecidos por mãos perversas e covardes. No entanto, não é o cálice que traz em si qualquer virtude, mas as mãos que o oferecem. Talvez seja por isto que muitas frustrações e revoltas que temos contra Deus, e mesmo contra as pessoas, são frutos de uma mudança de foco das nossas atenções. Ao invés de olhar para os olhos amorosos e ternos de Deus, olhamos apenas para o que encontramos em Sua mão.
Mas quando aprendemos a crer que Deus é bom, justo e amoroso, que sua vontade é boa, perfeita e agradável, aceitamos o cálice que nos oferece. Seja ele qual for, o aceitaremos simplesmente porque é Deus quem nos dá.
Esta disposição nos colocará numa relação de confiança que promoverá uma profunda e revolucionária mudança em nossa vida, não apenas em relação com Deus, mas também nas nossas relações com o nosso próximo e com o mundo que nos cerca.


Gilson Souto Maior Junior
Pastor Sênior da Igreja Batista do Estoril - Bauru-SP
e-mail: gilsonsmjr@hotmail.com

(Jornal da Cidade - Bauru-SP - 14/08/2014)

Gervásio Maia participa de reunião política com ex-prefeita de Sapé e líderes locais

O deputado estadual Gervásio Maia (PMDB), participou  na noite da última quinta-feira (13), de um encontro com políticos e lideranças locais na cidade de Sapé. A reunião foi organizada pela ex-prefeita Luiza Nascimento e contou também com a presença do candidato à deputado federal Wilson Filho (PTB).

Diante de um auditório lotado, Gervásio Maia lembrou do compromisso que ele tem com a cidade de Sapé, e lamentou o fechamento da Coletoria Estadual e do Centro de Treinamento de Professores de Sapé, que funcionava desde os anos 60 e foi fechado no início de 2011
.
Gervásio também lembrou a situação precária do asfalto que liga Sapé à cidade de Capim e à Cruz do Espírito Santo, e assumiu mais uma vez o compromisso de lutar pelo desenvolvimento da cidade.

"Nunca precisei enganar ninguém com promessas vazias, sempre fui bem recebido em Sapé porque aqui as pessoas sabem do meu trabalho na Assembleia e sabem que vou continuar cobrando melhorias para essa região", afirmou Gervásio Maia, que é candidato à reeleição pelo quarto mandato consecutivo.

A ex-prefeita Luiza se emocionou quando lembrou da relação de amizade e respeito que mantém com o deputado estadual. "Gervásio Maia é um amigo que sempre me atendeu e nós sabemos que podemos contar com seu apoio para o benefício de todos os sapeenses".
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


14 de agosto de 2014

Daniella Ribeiro inaugura Comitê Central em Campina Grande

A deputada estadual Daniella Ribeiro inaugurou, na noite da última sexta-feira (8), o Comitê Central de sua campanha e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, em Campina Grande. O evento contou com a participação do presidente estadual do Partido Progressista na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, e da chapa majoritária da coligação A Vontade do Povo, a qual a parlamentar faz parte: o candidato ao governo do Estado, Cássio Cunha Lima (PSDB) e o candidato ao Senado, Wilson Santiago (PTB).

Daniela Ribeiro inaugura seu Comitê Central em Campina Grande,
 que contou as presenças  de Cássio Cunha Lima,
 do irmão Aguinaldo Ribeiro
 e o seu pai,  ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro
A inauguração reuniu a militância do PP em torno das candidaturas à reeleição de Daniella e Aguinaldo. Daniella reinteirou o seu compromisso com os paraibanos e com a população de Campina Grande, que proporcionou a sua primeira oportunidade política. "Agradeço o compromisso da militância, do seu empenho, aos meus amigos e à minha família e vamos juntos para essa grande caminhada que vejo como vitoriosa, mas que precisa de muito esforço e trabalho. Vamos continuar lutando pelo nosso Estado, buscando sempre fazer o bem", afirmou.
Os candidatos da majoritária destacaram a atuação de Daniella Ribeiro na Assembleia Legislativa e pontuaram a importância da militância para que tanto ela, quanto Aguinaldo, tenham uma votação expressiva. Wilson Santiago ressaltou os projetos legislativos da parlamentar que buscam melhorias para a vida dos paraibanos. Para Cássio Cunha Lima, Daniella tem coerência, que segundo ele é uma característica essencial para a política. "Os trabalhos desenvolvidos por Daniella e Aguinaldo, nas esferas estadual e federal, falam por si e são o carro-chefe da campanha", frisou Cássio.
Assessoria da Deputada

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Abertura do Festival de Inverno de Campina Grande

Em destaque o Museu dos Três Pandeiros, às margens do
Açude Velho

A Orquestra Sinfônica Jovem abrirá, nesta sexta-feira (15), a programação do Festival de Inverno de Campina Grande. O concerto gratuito será às 17h, na Praça da Bandeira. Em seguida, às 20h30, o grupo Grua (SP), se apresenta na área externa do Teatro Municipal Severino Cabral. Às 21h, o grupo Gira Dança (RN) se apresenta no palco do Teatro.


11 de agosto de 2014

Campinense vence Potiguar de Mossoró

Jogando no Amigão, em  Campina Grande, neste domingo (10), contra o  Potiguar de Mossoró, numa partida com validade pelo Brasileiro da Série D, o Campinense venceu por dois tentos a zero, diante de uma entusiasmada torcida, que enfrentou muita chuva e apoiou o seu time ao seu primeiro resultado positivo jogando em seus domínios.

O resultado não diz bem o que foi o jogo. O time de Freitas Nascimento bem que poderia ter aplicado uma sonora goleada no adversário, não fossem as inúmeras oportunidades desperdiçadas e as milagrosas defesa do bom goleiro Érico, um velho conhecido do futebol de Campina, que apesar da idade – 34 anos – continua em plena forma.

Os tentos da vitória rubro-negra foram anotados por Bismarck aos 38 minutos do primeiro tempo e Thiago Chulapa, aos 29 da etapa complementar.

Com a vitória o time de Campina Grande está na segunda colocação, ao lado do Central, perdendo apenas no saldo de gols para o representante da terra de Mestre VITALINO.


Para Freitas Nascimento, treinador Cartola, a equipe esteve bem e, pelo que apresentou durante nos noventa minutos, poderia ter lidado a partida logo no primeiro tempo. “Mas, valeu, pois o importante foi conquista dos três pontos” - disse 

Ricardo Marcelo visita Umbuzeiro acompanhado de lideranças políticas

O candidato do PEN a reeleição, deputado Ricardo Marcelo, visitou o município de Umbuzeiro, onde foi recebido pelos moradores e pelas lideranças políticas da cidade. Durante o encontro, o deputado conversou com a militância que declarou apoio à sua candidatura.

Ricardo Marcelo recebe apoio de lideranças de Umbuzeiro
Ricardo Marcelo também visitou a zona rural de Umbuzeiro acompanhado dos vereadores do município, juntamente com a presidente da Câmara Municipal, Edjane Nilda. O deputado esteve nos sítios de Alecrim, Cimpaúba e o povoado de Mata Virgem.
 "Fico feliz com o apoio de todos e agradecido por poder contar com o povo de Umbuzeiro e dos vereadores. Vamos continuar lutando para defender a Paraíba", ressaltou Ricardo Marcelo durante o encontro. 

Ascom Ricardo Marcelo


9 de agosto de 2014

Botafogo vence Treze em partida pela Série C

Treze e Botafogo jogaram neste sábado (9), no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, num jogo dos mais disputados. Mesmo com um maior domínio do time campinense durante todo o jogo, o resultado final foi favorável aos comandados de Marcelo Villar pelo marcador de um tento a zero.
O gol da vitória botafoguense foi anotado pelo jogador Chapinha, no segundo tempo de jogo, após o Belo sofrer uma forte pressão do Galo. No contra-ataque, o atacante do alvinegro da estrela vermelha, que entrou em substituição ao armador Lenilson, num  arremate forte e de longa distância conseguiu vencer a perícia do bom arqueiro Gilson. Um gol de muita sorte, mas bonito,
Foi uma ducha fria para um time que foi melhor e merecia pelo  menos o empate, resultado que não aconteceu pela boa atuação do goleiro Genivaldo, o melhor do time botafoguense.
O próximo jogo do Galo será contra o ASA, em Campina Grande, numa partida em que o time de Campina Grande precisa vencer para não se distanciar muito dos primeiros colocados. O grupo ainda está indefinido em termos de classificação final, onde lugar garantido mesmo somente está se desenhando para o Fortaleza, que venceu o Salgueiro por dois a zero e se distanciou ainda mais de seus concorrentes. 

O Botafogo, após o resultado positivo diante de seu grande rival, o Treze, ocupa a terceira colocação de seu grupo.


7 de agosto de 2014

Chapa AMPB Para Todos visita juízes do Brejo Paraibano e leva propostas de valorização da magistratura

A chapa AMPB Para Todos – com Unidade e Transparência está realizando quinta, 7, visitas aos magistrados de Guarabira, Pilões, Alagoinha e Belém, com o objetivo de conhecer as principais necessidades dos juízes e levar as propostas de valorização da Magistratura Paraibana.

O juiz Marcial Henrique Ferraz da Cruz, que encabeça a chapa, destacou que este diálogo com os juízes tem proporcionado uma avaliação contínua das medidas e ações mais urgentes e que possibilitem uma mudança de rumo em relação às prioridades da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB).

“Construímos uma proposta de trabalho com base na valorização do magistrado, na reivindicação de direitos, avanços institucionais e autonomia. Acreditamos que com a efetiva participação dos colegas, seja opinando, discutindo melhorias ou até cobrando posturas, vai permitir uma AMPB mais dinâmica e voltada para o interesse da Magistratura”, destacou.

Além da autonomia e da independência, as principais propostas da chapa AMPB Para Todos – com Unidade e Transparência, incluem a defesa das eleições diretas para o Tribunal de Justiça da Paraíba, a luta pelo repasse integral do duodécimo, criação de um órgão de Defesa das Prerrogativas da Magistratura, criação e regulamentação do Auxílio Transporte, apoio à publicação para produção científica e cultural, criar políticas para incentivar a capacitação técnica e cultural do magistrado e promover a valorização dos magistrados aposentados, garantindo a manutenção dos benefícios conquistados por eles.

Na semana passada, os membros da chapa AMPB Para Todos – com unidade e transparência visitaram os juízes dos fóruns de Sapé, Ingá, Mari, Pilar, Pedras de Fogo e Itabaiana.

As eleições para a Associação dos Magistrados da Paraíba acontecem no próximo dia 30.


Contato para Entrevista: Marcial Ferraz – 8630 9009

Prefeitura de Santa Rita lança programa "Novos Caminhos" e anuncia anel viário da cidade.

Programa contempla ainda restauração, pavimentação, drenagem, calçamento, asfaltamento de todo anel viário de Santa Rita e mais de 100 ruas, e também o distrito de Odilândia.
 A Prefeitura de Santa Rita anunciou nesta quarta-feira (06), o início da maior obra de infraestrutura da cidade. A publicação foi feita no diário oficial da união do último dia 05 de agosto e faz parte do programa de estruturação viária da cidade. A obra está orçada em R$ 34 milhões de reais e prevê a restauração, pavimentação, drenagem, calçamento, asfaltamento de todo anel viário de Santa Rita e mais de 100 ruas, e também o distrito de Odilândia.
 "O programa “Novos Caminhos” chegou para mudar a história da cidade. Investiremos pesado na reconstrução de Santa Rita, com transparência e lisura com o uso do dinheiro público. Nosso objetivo maior é promover a melhoria da qualidade de vida da população", afirma o Prefeito.

As obras terão início já na próxima segunda-feira, 11, dia que ficará marcado na história da cidade. Essa já é a maior licitação que uma gestão pública realizou em Santa Rita. A empresa vencedora da licitação, Construtora Planície LTDA, já esta se instalando e o trabalho será feito para evitar o mínimo de transtorno à população, já que será utilizado o asfalto quente. As intervenções na infraestrutura da cidade beneficiam usuários de todos os meios de transporte, favorecendo deslocamentos eficientes para motoristas, ciclistas e pedestres. 
Assessoria da Prefeitura de Santa Rita