30 de março de 2014

Venceu quem jogou melhor

O Botafogo não jogou o suficiente para vencer e Treze ganhou o jogo com muita justiça. Aliás, o time da capital vem devendo ao seu torcedor desde a partida contra o Atlético, em Cajazeiras, quando perdeu, também, por um tento a zero. Já contra o Santa Cruz de Santa Rita, o time de Marcelo Villar e do falastrão presidente Nelson Lira, o alvinegro ou tricolor da capital – fica ao seu critério – não rendeu bem nas quatro linhas. Saiu até vaiado.

Como não poderia deixar de ser – e eu já esperava isso – alguns dirigentes do Belo, no final da partida reclamaram do comportamento de um diretor do Treze, que teria soltado algumas gracinhas com os intocáveis diretores do Campeão paraibano. O Zezinho do Botafogo gritou e esbravejou não como vereador da capital, mas como um torcedor, dando aos ouvintes de uma emissora da capital uma demonstração de descontrole, apenas demonstrando uma paixão já bem clara antes do início do embate.

Quando todos os dirigentes do Botafogo falavam da boa recepção por parte dos diretores galistas, ele já ensaiava insatisfações, já anunciando que iria levar o caso da realização do jogo no PV durante os seus pronunciamentos na câmara de vereadores da capital.

Deixando de lado o resultado do jogo, que foi dos mais justos, de quem mais procurou a vitória, não entendo, nem por parte do Zezinho, nem por parte de qualquer dirigente do Belo, fazer um terrorismo tão grande por jogar no Presidente Vargas. 

Era um jogo de uma só torcida e com mando de campo do time de Campina Grande, não se entendendo esse temor em jogar no velho estádio, que está bem bonito. Por sinal, o estádio foi aprovado desde o início do campeonato, sendo muitas vezes superior ao arremedo de estádio da Graça, onde o Treze jogou e não reclamou.    

Na verdade, o presidente Nelson Lira e o vereador Zezinho precisam acabar com essa de querer jogar para a torcida, fazer política com o futebol, ficar enganando o torcedor com afirmações apaixonadas.

Por fim, o presidente Nelson, do qual não tiro o valor como dirigente que obteve consagradoras vitórias à frente do clube, precisa acabar com essa mania de ficar jogando as torcidas de Treze e Botafogo uma contra a outra. Ele achou ruim uma pilhéria de um dirigente do Galo, o qual ele nem disse o nome, mas, gosta de tirar gracinhas até com a cidade onde ele residiu e, acredito onde deve ter alguns amigos. Lembram-se quando ele afirmou que não teria problema em jogar no PV, mas estava receoso com o que poderia acontecer com a torcida do time campinense, reportando-se ao muro de um setor do estádio que teria caído.  
  
São coisas bobas, que não acrescentam nada, que apenas criam polêmicas, tumultuando o futebol e o relacionamento entre os torcedores paraibanos. Venceu quem jogou melhor e o resto é conversa apaixonada de diretores, que são muito mais torcedores e precisam dar explicações pelo fraco rendimento da equipe.

   






27 de março de 2014

ALPB assina convênios do Proquale com mais 42 câmaras municipais

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) firmou parcerias com 42 câmaras municipais, na tarde desta quarta-feira (26), durante solenidade na cidade de Campina Grande. A assinatura do convênio do Programa de Qualificação Continuada do Poder Legislativo (Proquale) foi realizada pelo presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), com os representantes das Câmaras Municipais conveniadas. 

 O programa, que tem a finalidade de capacitar os servidores públicos das casas legislativas, é uma parceria entre o Legislativo Estadual e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e vai oferecer 13 cursos online para melhorar o trabalho realizado pelos funcionários das câmaras municipais e dos vereadores.

O presidente Ricardo Marcelo (PEN) e os representantes do Proquale garantiram a adesão de mais de 170 cidades e destacaram a pretensão da ALPB de incluir os 223 municípios paraibanos nos convênios. 

"Vamos investir recursos em ações que beneficiem diretamente a população. É isso que estamos fazendo, ao possibilitar que servidores tenham a oportunidade de se capacitar e receber informações que interfiram diretamente no serviço que desenvolvem", disse o presidente.

Além de Campina Grande, foram firmados convênios com as Câmaras de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Aroeiras, Assunção, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Esperança, Fagundes, Gado Bravo, Itatuba, Juazeirinho, Lagoa Seca, Livramento, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Natuba, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Remigio, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Redonda, Soledade, Taperoá, Tenório, Umbuzeiro e Riachão do Bacamarte.

As inscrições  já estão sendo feitas no site da Assembleia (www.al.pb.gov.br) e vai até 3 de abril. Os servidores inscritos serão acompanhados por uma equipe de professores da FGV até 2015. 

"Vamos nos comunicar com as outras Câmaras para que acompanhem o programa. Os cursos serão um marco para o Legislativo e quero que todos participem", ressaltou o presidente da Câmara de Campina Grande, Nelson Filho.

Os deputados Arnaldo Monteiro (PSC) e Assis Quintans (Democratas), coordenador da agenda positiva da ALPB, participaram do evento. Antes da assinatura dos convênios, os representantes das Câmaras participaram de uma palestra da presidente da Comissão de Implantação do Proquale, Cida Lobo, que explicou como serão ministrados os cursos. "O trabalho tem sido extremamente cuidadoso para que a meta seja atingida", disse Arnaldo Monteiro.

"A ação realizada pela Mesa Diretora é desafiadora. É a primeira vez que presenciamos uma iniciativa como esta, que vai proporcionar a melhoria e qualificação do trabalho desenvolvido nas câmaras municipais de toda a Paraíba. Há um ano estudamos as dificuldades que os funcionários e parlamentares têm, e os cursos pretendem melhorar a problemática", explicou o deputado Assis Quintans.

São três mil vagas oferecidas nas áreas de Direito Civil , Direito Tributário ,Gestão de Projetos, Auditoria Contábil, Gestão e Avaliação de Políticas Publicas, Controladoria,Gestão de Pessoas na Administração Pública,Gestão de Qualidade Projetos Públicos , Gestão de Serviço Público, Licitações e Controle Administrativo, Gestão Organizacional Finanças de Setor Público, Gestão Tributária, e Responsabilidade na Gestão Pública.


Superintendente da Funasa diz que governador se aproveita de obras e ações do órgão e diz que são de seu governo

A superintendente da Funasa – Fundação Nacional da Saúde na Paraíba, Ana Cláudia Nóbrega disse nesta quarta-feira (26), durante entrevista ao programa “Debate sem Censura”, na rádio Sanhauá, que o governador Ricardo Coutinho (PSB) se aproveita de obras e ações do órgão para dizer que são iniciativas de seu governo. Segundo Ana Cláudia, isso acontece com frequência e o governador não faz qualquer referência à Funasa nas solenidades.

Superintendente da Funasa, Ana Cláudia
 A gestora citou obras e ações de esgotamento sanitário e saneamento básico que são anunciadas pelo gestor estadual, em solenidades, sem que haja qualquer referência à Funasa. “O governador tem reclamado, por exemplo, que há demora na liberação de alguns convênios, mas o governador, talvez por desconhecimento, não sabe como funciona a questão documental de cada convênio”, disse Ana Cláudia.

Segundo Ana Cláudia, o governador só se lembra da Funasa nesses momentos: “Ele só se lembra da Funasa quando é para reclamar. Na hora de anunciar um benefício, uma obra, de assinar um convênio, ele esquece que este benefício é fruto de uma ação da Funasa. No máximo ele diz que é do Governo Federal, e olhe lá”.

Ana Cláudia disse que recentemente o governador fez uma caravana pelo interior, assinando ordens de serviço de obras da Funasa e não teve, sequer, a gentileza de convidá-la para as solenidades: “Eu fiquei sabendo pela imprensa, mesmo sendo obra e ação direta a Funasa”, afirmou a superintendente do órgão na Paraíba.

Assessoria do órgão


Deputado Toinho do Sopão cobra eficiência dos serviços por parte da Cagepa

O deputado estadual Toinho do Sopão (PEN), durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), cobrou eficiência nos serviços prestados por parte da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Toinho do Sopão que CAGEPA mais eficiente
O parlamentar lembrou que a Companhia deve explicações sobre a péssima qualidade da água fornecida a população; a constante falta de água em todo estado; e, principalmente, acerca da lentidão em consertar vazamentos que ficam dias e dias jorrando água potável pelas ruas da Paraíba.

Toinho do Sopão afirmou que a inoperância e falhas nos serviços prestados pela Cagepa não se justificam, principalmente após a ALPB ter aprovado um empréstimo milionário para solucionar os problemas infindáveis da Companhia e de haver registro de aumentos regulares na taxa de água cobrada aos cidadãos.

Ainda na tribuna da Assembleia, o deputado lembrou que testemunhamos a pior seca dos últimos cinquenta anos e que a situação está insuportável, uma vez que todos hoje tem consciência da necessidade do uso sustentável da água.

“Não entendo como a Cagepa permite que um cano de água limpa permaneça estourado por uma semana e, muitas vezes, até por mais tempo. Alguém liga para a Companhia denunciando o problema e o cano continua jorrando água dia e noite e não aparece ninguém. A lentidão da Cagepa em resolver os casos de vazamento é um contra censo inaceitável”, afirmou Toinho do Sopão.

Durante seu discurso, o parlamentar exibiu um vídeo que lhe foi enviado, onde moradores do bairro de Cruz das Armas fazem piada sobre uma cratera que estava jorrando água há 14 dias.

Finalizando, o deputado questionou quem pagará a conta do desperdício de água nas ruas: “enquanto deputado estadual, representante legítimo do povo e também vítima da péssima prestação de serviços por parte da Cagepa, exijo providências urgentes por parte de quem tem responsabilidade pelo caos que se instalou na administração e prestação de serviços da Companhia. Quem vai pagar a conta desta água jorrando nas ruas? Com certeza é o povo!” 


24 de março de 2014

ALPB se notabiliza na luta pela economia de água


Image

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) tem se destacado na luta pela economia de água e na discussão de políticas públicas de acessibilidade à água no Semiárido paraibano.
Neste sábado, 22 de março, – Dia Mundial da Água -, a ALPB comemora a aprovação de mais de 50 matérias relacionadas ao assunto ao longo das duas últimas décadas, seja no incentivo à redução do consumo de água, discutindo formas para seu aproveitamento, ou esclarecendo sobre a sua qualidade.
O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), disse que a luta contra o desperdício de água deve ser contínua. “A água deve ser usada com inteligência para que nunca falte. É o nosso dever levar para população campanhas educativas nesse sentido, incentivando o nosso povo a não desperdiça-la”, afirmou.
Presidente da ALPB, Deputado Ricardo Marcelo
Segundo Ricardo Marcelo, a ALPB também tem se preocupado com a falta de abastecimento de água no Semiárido nordestino. ”Cobramos medidas emergenciais para amenizar os efeitos da seca, mais carros-pipa e água de qualidade para o consumo do nosso povo. Essa é uma discussão permanente da ALPB, que vem sendo levada pelos deputados estaduais para o Congresso Nacional”.
A Assembleia participou, recentemente, de audiências com o Governo Federal para o acompanhamento de pleitos encaminhados sobre a situação da seca e do abastecimento de água no Estado.
Leis aprovadas
Entre as leis aprovadas pela Assembleia relacionadas à água, estão a n° 9.130 de 2010, que cria o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações Públicas da Paraíba; a nº 10.033 de 2013, que institui a Política Estadual de Captação, Armazenamento e Aproveitamento da Água da Chuva no Estado da Paraíba, e a nº 9.700 de 2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema de aquecimento de água por energia solar e reaproveitamento de águas de chuva na construção ou reforma de prédios públicos. As três são de autoria do deputado Assis Quintans (Democratas).
A lei nº 9.435, de 2011, do deputado Raniery Paulino (PMDB), obriga a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba a realizar campanha de esclarecimentos sobre a qualidade da água; e a lei nº 9.449 de 2011, de Caio Roberto (PR), dispõe sobre o incentivo a redução do consumo de água no Estado da Paraíba.
Também do deputado Caio Roberto, a lei nº 9.609 de 2011, determina sobre a obrigatoriedade da individualização do medidor de consumo de água em edificações residenciais, comerciais ou mistas na Paraíba, e a lei nº 9.845 de 2012, da deputada Olenka Maranhão (PMDB), obriga os clubes aquáticos, hotéis, parques e similares a realização de monitoramento mensal da qualidade da água utilizada e a fixação em local visível do resultado.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água  foi criado no dia 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da data é criar um momento de reflexão, discussão e conscientização sobre o bom uso da água. Em 22 de março de 1992, a ONU também elaborou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, com uma série de sugestões e informações para despertar a consciência da população a respeito do tema.
Texto: Lays Rodrigues

Uma cidade refém das péssimas administrações

Muitas têm sido as cidades brasileiras vítimas de péssimas administrações, de gestores que foram eleitos pelo povo, sempre confiante de que o seu voto servisse para melhores dias e desenvolvimento de sua comunidade. Povo que tem no voto o democrático caminho para ter representantes confiáveis e comprometidos para com as suas necessidades.

Lamentavelmente, não é o que vem acontecendo neste meu querido Brasil. A cidade de Cabedelo, por exemplo, é aquele município que tem tudo para ser uma cidade modelo, uma comunidade sem grandes problemas em todos os seus segmentos, pois as suas condições de localização geográfica apontam para isto.

Localizada na área metropolitana de João Pessoa, numa chamada área conurbada, cujo processo de crescimento unificado da malha urbana é demonstrado pela borda limítrofe entre ela e a capital, Cabedelo teria tudo para ser administrada sem muitos problemas. Uma cidade pequena, mas com o seu progresso influenciado pelo da própria capital.

Sem área rural e com um porto que serve de escoamento da produção paraibana, ensejando-lhe uma ótima arrecadação de ICMS, além de um faturamento invejável de IPTU, que a coloca como a terceira mais rica cidade do estado, mais do que Patos e Santa Rita, cidades com mais do que o dobro de sua população, a terra dos “Amigos do Mar”, no entanto, não emplaca, não é a Cabedelo tão sonhada pelos seus munícipes. Afora tudo isto, não se pode desprezar o seu forte comércio na BR-230, unindo-a a João Pessoa, com importantes lojas comerciais diversificadas, empresas industriais, etc., que atendem diariamente as populações de uma vasta região. Para onde vão tantos recursos?

É difícil de entender, quando, por exemplo, todos os anos os paraibanos que veraneiam em suas praias não encontram melhorias nenhuma. As ruas de Camboinha e outros balneários continuam sem pavimentação, com a idiota colocação de que é preciso se manter o aspecto de praia nativa do local. Como? Uma praia cheia de casas modernas e edifícios? A praia de Camboinha, seria bem melhor, com as suas águas mais limpas e protegidas da poluição, caso toda a área fosse saneada, com infraestrutura completa, pois com o mundo de fossas existentes a poluição  do lençol freático é inevitável. Ou não?

Difícil entender essa situação, que também é complicada, mais ainda, quando chove e os moradores ou veranistas não conseguem chegar ou sair de seus domicílios, que ficam ilhados. Eu mesmo vendi um apartamento naquela área, pois não conseguia chegar ao mesmo quando da época chuvosa. O que está acontecendo com Cabedelo? Uma pergunta que precisa ser bem explicada, para uma cidade que perdeu, recentemente, o seu prefeito eleito, que saiu às carreiras, renunciando o mandato e, também, ao atual mandatário e vereadores da terrinha.

Após, essas colocações e as indagações a quem de direito, pois o silêncio é verdadeiramente tumular para as bandas do porto, algumas perguntas para finalizar: Por que Cabedelo está impedida de ter um Shopping? Qual é na verdade o impedimento para tal absurdo? Quem está envolvido nessa maracutaia (plano ilícito e tramóia)? Por que razão proibir a criação de mais empregos para o cidadão cabedelense?



A minha Cabedelo, não jeito. Passa ano, entra ano, entra prefeito e sai prefeito e ela continua refém dessas desastrosas administrações

21 de março de 2014

O Fiel e os Infiéis

Pastor Gilson Souto Maior Jr - Igreja Batista do Estoril - Bauru-SP



Fidelidade... Eis uma palavra mal compreendida em sua extensão e aplicação. Quando citamos essa virtude, em geral, as pessoas a relacionam ao casamento e a atitude que se espera dos cônjuges. Boa parte das pessoas também compreende essa palavra à luz de uma visão econômica, pois o cartão fidelidade da farmácia, de uma determinada loja ou rede de supermercados garante descontos e vantagens.
Entretanto, quando olhamos a Escritura vemos a verdadeira compreensão a ser destacada dessa virtude. Ela tem a ver com o caráter de Deus e de Sua pessoa. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos contrasta a fidelidade de Deus e a inconstância humana: “E então? Se alguns foram infiéis, a infidelidade deles anulará a fidelidade de Deus? De modo nenhum! Seja Deus verdadeiro, e todo homem, mentiroso [...]” (Romanos 3:3,4a). A nossa infidelidade não mudará quem Deus é, pois Ele jamais muda ou deixa de ser quem é. Sua fidelidade é a nossa segurança, pois certamente cumprirá tudo o que disse que irá fazer.
Como servos do Deus Fiel somos chamados a assumir essa postura em nossa vida; o caráter cristão traz a fidelidade de Cristo (Gálatas 5:22). A fidelidade como uma das características do fruto do Espírito significa que o cristão é alguém totalmente confiável e que tem uma palavra digna de confiança. A visão é ainda mais ampla, pois implica numa pessoa em cujo serviço fiel nós podemos confiar. Como disse Barclay: “Descreve o homem com fidelidade inflexível de Jesus Cristo e a total fidedignidade de Deus” (1985, p.105).
Em Apocalipse vemos Jesus elogiar a igreja de Pérgamo: “Sei onde habitas, onde está o trono de Satanás, mas conservas o meu nome e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, que foi morto entre vós, onde Satanás habita” (Apocalipse 2:13). A alusão ao trono de Satanás pode ser uma indicação ao culto de Zeus que era realizado num gigantesco altar que ficava a 240 metros acima do nível da cidade. Certamente não era fácil para os cristãos de Pérgamo habitar ali e testemunhar de sua fé. Mas Jesus destaca a coragem daqueles crentes, especialmente a atitude de Antipas.
Nada se sabe ao certo acerca deste personagem. É bem possível que ele era o líder ou pastor da igreja em Pérgamo, sendo um dos mártires das perseguições romanas. Simeão Metafrastes contava uma história lendária de certo Antipas, bispo de Pérgamo, que nos tempos do imperador Domiciano, foi fechado dentro de um boi de bronze aquecido no fogo. Seu corpo foi literalmente cozido. Diz-se que ele terminou sua vida em louvor e oração. Talvez esta história tenha base em fatos autênticos. O que vai chamar a nossa atenção é que Antipas, por causa de sua fidelidade a Cristo, recebeu o mesmo título do Senhor Jesus, “fiel testemunha” (cf. Ap.1:5). Antipas foi a fiel testemunha da Grande Testemunha, e selou seu testemunho com sangue.
A grande questão que fica evidente ao pensarmos na cristandade pós-moderna é a seguinte: Será que hoje os cristãos – ou pelo menos aqueles que assim professam – são capazes de levar a vida cristã nesse nível de fidelidade? Será que estão dispostos de viver e morrer pela verdade do Evangelho de Cristo? Infelizmente a fidelidade de muitos crentes é semelhante à fidelidade partidária de certos políticos em nossa nação. Os políticos são fiéis enquanto a legenda se alinha aos seus interesses pessoais. Mas eles podem ser de esquerda hoje e amanhã de direita e no futuro de centro, pois na verdade suas posições mudam ao sabor do vento e das possibilidades de vantagem.
Muitos crentes também são assim. Hoje são batistas, amanhã se tornam pentecostais e no futuro podem ser neopentecostais. Comprometem-se diante da igreja em serem membros exemplares, mas depois jogam suas palavras no lixo e atribuem a Deus a mudança de igreja ou de visão doutrinária. O que importa não são convicções, mas arrepios e as experiências pessoais. Às vezes – e lamentavelmente isso não é incomum – muitos trocam as convicções pelo sucesso e buscam na religião o trampolim para ascender socialmente.
Fidelidade tem a ver com uma postura semelhante à de Cristo. Assim como Ele foi fiel na Sua missão, somos chamados a seguir Seus passos: “Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor encarregou dos outros servos para lhes dar o alimento no tempo certo? Bem-aventurado o servo a quem seu senhor, quando vier, encontrar agindo assim” (Mateus 24:45,46). Será que Ele encontrará servos fiéis quando vier em glória? Ou encontrará igrejas cheias de meros frequentadores que em nada serão melhores que aqueles que assistem às partidas de futebol num estádio?
Paulo disse aos coríntios: “Fiel é Deus, por quem fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1Coríntios 1:9). O Fiel nos chama à comunhão de Seu Filho, pois podemos confiar Nele plenamente. É o Senhor que não permitirá que sejamos tentados além de nossa capacidade (1Coríntios 10:13); Ele é verdadeiro em tudo o que faz (2Coríntios 1:19) e cumprirá Sua promessa e obra em nossa vida (1Tessalonicenses 5:24). É Deus quem nos confirma e nos livra do maligno (2Tessalonicenses 3:3), permanecendo sempre fiel, apesar de nossa incredulidade (2Tessalonicenses 3:13).
Será que existe alguma dúvida diante disso tudo? Espero que de hoje em diante a fidelidade seja vista por você como um aspecto de uma vida transformada, da ação miraculosa e graciosa da graça de Deus em nós. Somente Ele pode nos tornar de infiéis em fiéis, à semelhança de Seu Filho.



16 de março de 2014

PROEST convoca bolsistas de bolsas Manutenção, Transporte e Residência para recadastramento

UEPB - Central de Aulas no bairro de Bodocongó - Campina Grande 

Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) convoca todos os bolsistas dos programas de Bolsa Manutenção e Bolsa Transporte – câmpus de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna – além dos alunos que compõem a Residência Universitária do 
Câmpus I, a comparecerem ao recadastramento 2014.1 que será realizado no período de 31 de março a 4 de abril.
Para efetuar o recadastramento, o bolsista deve apresentar formulário devidamente preenchido e documentos como comprovante de residência atualizado dos pais ou responsável; comprovante de residência atualizado do aluno; Histórico Escolar da UEPB; comprovante de renda familiar (contracheque ou declaração de renda para autônomoscom firma reconhecida, ou Carteira Profissional ou declaração de Imposto de Renda completa atual ou declaração completa de Imposto das Terras mais uma declaração do Sindicato Rural que conste uma média nominal do rendimento das terras com firma reconhecida, ou extrato do Programa Bolsa Família com cópia do cartão magnético, além da guia de retirada da pensão ou aposentadoria); e Carteira Profissional do pai, da mãe ou responsável que esteja desempregado ou que seja do lar (não renda).
A Pró-Reitoria Estudantil informa que os formulários preenchidos dos alunos bolsistas do Câmpus de Campina Grande, juntamente com os demais documentos, devem ser entregues na Secretaria da Pró-Reitoria Estudantil. Os alunos bolsistas dos câmpus de Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna procederão a entrega dos formulários preenchidos e restante da documentação nas secretarias dos seus respectivos centros. Não será aceito o recebimento da documentação incompleta.
A PROEST também alerta para a importância de todos os alunos bolsistas participarem do processo de recadastramento, tendo em vista que a manutenção do benefício da Bolsa Manutenção, da Bolsa Transporte e da Residência Universitária está condicionada ao resultado da avaliação procedida pela PROEST, periodicamente, conforme os critérios estabelecidos nas resoluções específicas. 
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), a visita de consultores técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério das Comunicações, do CNPQ e do Ministério da Saúde, com o objetivo de avaliar os trabalhos desenvolvidos pela Instituição para verificar a possibilidade de credenciar laboratórios da UEPB no programa CATI do Ministério da Ciência e Tecnologia
Informações adicionais podem ser obtidas
através dos telefones (83) 3315-3450 e 3315-3328 ou pelo email proest@uepb.edu.br.


Consultores de ministérios do governo federal visitam UEPB para credenciamento de laboratórios
Após conhecer alguns laboratórios do Centro de Ciência e Tecnologia da UEPB, Fábio Francisco Costa dos Santos, da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia; Thaís Machado, do Ministério das Comunicações; e André Luiz, representante do Ministério da Saúde foram recebidos pelo vice-reitor, Etham Barbosa, no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó. A reunião foi acompanhada pelo pró-reitor de Planejamento, Misael Morais, e demais docentes do CCT.
mc3O vice-reitor explicou aos consultores como se deu o processo de crescimento da Pós-Graduação na UEPB e enfatizou que o setor de pesquisa está cada vez mais estruturado e obtendo bons resultados nos programas de avaliação. Segundo Etham Barbosa, a pós-graduação da Instituição também tem se destacado pelo nível de excelência que vem elevando o seu conceito.
A comitiva de consultores dos ministérios federais também conheceu o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES), que é um centro de especialização em engenharia biomédica apto a executar atividades nas áreas de Engenharia Clínica, validação de software embarcado em equipamentos médicos, design e manipulação de imagens médicas.


Campeonato Paraibano tem quatro jogos neste domingo

Centro Sportivo Paraibano - CSP, faz uma bela campanha 

Campeonato paraibano apresenta quatro jogos neste domingo(16). As partidas serão realizadas, em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras. 

Na capital serão realizadas duas partidas, com o   Santa Cruz de Santa Rita enfrentando o Sport Campina, já rebaixado para a segundona, tentando obter um resultado positivo para seguir no campeonato.

Na verdade, uma tarefa fácil pela fragilidade do adversário. Mas, para o treinador Wamberto é preciso ter cuidado, pois as surpresas acontecem no futebol. O jogo começa às 15:30h.

 No jogo de fundo, às 18 horas, Auto Esporte e CSP fazem um jogo que tem tudo para a agradar e, com características de um grande clássico, haja vista a grande campanha dos dois times na competição. A luta será para a conquista do primeiro lugar, valendo a conquista do turno.   
Torcida do Auto confia na equipe
Campinense não foi bem na primeira fase do paraibano
e torcida cobra uma melhor campanha  na competição
Em  Campina Grande, com partida programada para o estádio Amigão, o Campinense enfrenta a Desportiva Queimadense, às 18:15h,  sem muitas esperanças para ficar entre os dois  primeiros. 
Para esse milagre acontecer a Raposa torce por uma vitória do Auto Esporte sobre o CSP e uma derrota do Sousa diante do Atlético, mas, tendo também a obrigação de obter uma vitória.


O clássico do sertão

Atlético de Cajazeiras e Sousa Esporte Clube jogam também no mesmo horário no Perpetão, numa partida caracterizada pela grande rivalidade entre as duas equipes.

No momento, o Sousa  faz uma melhor campanha e tem amplas possibilidades de conquistar um resultado positivo. 

Atlético quer encerrar a primeiro fase vencendo o seu maior rival, mas, o Dinossauro, que faz uma melhor campanha quer calar o grito da torcida cajazeirense.  

14 de março de 2014

TREZE começou bem na Copa do Brasil e precisa apenas de um empate sem gols para se classificar

A estreia tão esperada aconteceu e o Treze começou muito bem na Copa do Brasil 2014  Jogando em Minas Gerais, na cidade de Tombos, contra a equipe do Tombense, o alvinegro conseguiu arrancar um empate de 1x1, o que garante vantagem para o Galo pelo gol marcado fora de casa. Mesmo atuando na casa do adversário, longe da torcida, o alvinegro jogou com garra e determinação conseguindo administrar a partida.
Esquerdinha, entrou, marcou e convenceu
O jogo aconteceu na noite desta quarta-feira (12), no estádio “O Almeidão” em Tombos – cidade do interior de Minas Gerais – localizada a 348 quilômetros de Belo Horizonte. Os gols da partida foram marcados no primeiro tempo. O Tombense abriu o placar aos 20 minutos, porém, não deu nem tempo comemorar. Logo que a partida recomeçou aos 22 minutos o Galo empatou com gol de Esquerdinha.
O jogo de volta deverá acontece no dia 9 de Abril, em Campina Grande, no estádio Presidente Vargas com o Treze precisando de apenas um empate sem gols (0x0), ou uma vitória simples para seguir na competição. Passando pelo time mineiro o nosso representante deverá enfrentar o vencedor do  confronto entre Resende e Vasco.
TREZE: Gilson; Eduardo Arroz, Daniel, Negretti e Téssio; Douglas, Leanderson, Glaydson (Sapé) e Esquerdinha (Cleberson),Giancarlo (Tiago Souza) e Birungueta.
Técnico: Leandro Campos

Notícias da Assembleia

ALPB participa de homenagem ao centenário de João Agripino Filho


©nyll pereira - homenagem a joão agripino 09 - 13032014A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participou nesta quinta-feira (13) da sessão especial de celebração ao centenário de nascimento do ex-governador, ex-senador e ex-ministro João Agripino Filho, no Hotel Tropical Tambaú. O evento foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) com o apoio do Poder Legislativo e do Governo Estadual, e contou com a presença do presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Ricardo Marcelo (PEN).
A solenidade teve início com a exibição de um vídeo produzido pelo Memorial Legislativo e pelo Departamento de Comunicação da ALPB reproduzindo a trajetória de João Agripino Filho na política brasileira.
O presidente da ALPB ressaltou a admiração pelo ex-governador. “João Agripino Filho foi um dos maiores homens públicos da Paraíba. É uma honra estar presente nesta comemoração com os deputados da Casa e tantos outros representantes políticos para reverenciar uma das pessoas mais sérias que o Estado já teve” afirmou Ricardo Marcelo.
©nyll pereira - homenagem a joão agripino 06 - 13032014Também representando o Legislativo Estadual, o deputado Gervásio Maia (PMDB), neto de João Agripino Filho, enfatizou a alegria de celebrar junto com a família e os amigos o centenário do avô, que teve uma carreira política de destaque no Estado. “É um momento de muita emoção para todos nós, que estamos aqui dividindo este espaço e relembrando muitas vitórias vividas por João Agripino. Um homem que sempre pensou no desenvolvimento da Paraíba em todas as áreas. Ele continua sendo lembrado porque se dedicou muito ao nosso povo”.
O ex-deputado federal João Agripino Neto agradeceu a iniciativa das instituições envolvidas na realização das comemorações. “Essa ação significa a recuperação e a manutenção da memória. É um passo rumo à civilização moderna prestando uma homenagem a quem tanto trabalhou pelo bem estar desta terra”, disse.
Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fábio Nogueira, João Agripino Filho é merecedor de todas as homenagens. “Foi uma figura que honrou e dignificou todos os cargos públicos que ocupou ao longo de trajetória. Além de suas obras, teve a visão de criar na década de 70 o Tribunal de Contas do Estado, que tem ele como patrono. Estamos aqui com diversas instituições para homenagear a memória deste grande paraibano”.
©nyll pereira - homenagem a joão agripino 03 - 13032014O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) também ressaltou as qualidades do ex-ministro. “Tive o privilégio de conhecê-lo. Tinha uma fala sempre vigorosa de um homem forte, ético e que pautou sua vida pública pela correção e firmeza de posições, além da coragem de atitudes e gestos. Comemoramos esse centenário com toda a justiça, pois ele foi um homem que teve um grande poder de transformação”.
Integram a comissão formada para a realização das comemorações a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado, a Universidade Federal da Paraíba, o Instituto Histórico e Geográfico, a Arquidiocese da Paraíba e o Tribunal de Contas do Estado.
Texto: Alexandre Kito
Fotos: Nyll Pereira e Josivan Gomes

ALPB homenageia Sindifisco e auditores fiscais 



13032014-AC-Sessao-Sindifisco (43)A Assembleia Legislativa do Estado (ALPB) homenageou, nesta quinta-feira (13), os 24 anos de fundação do Sindicato dos Integrantes do Grupo Ocupacional Servidores Fiscais Tributários do Estado da Paraíba (Sindifisco-PB) através de uma Sessão Especial, que também comemorou o Dia do Auditor Fiscal.
A sessão contou com a presença dos deputados Trocólli Junior (PMDB), que presidiu os trabalhos, Vituriano de Abreu (PSC), Anísio Maia (PT), Frei Anastácio (PT) e Janduhy Carneiro (PTN). Além disso, representantes de sindicatos, órgãos de classe e da sociedade civil organizada também prestigiaram o evento, assim como o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TEC-PB) Umberto Porto e o presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Manoel Izidro.
No seu pronunciamento, o deputado Trocólli Junior destacou a importância do sindicato nos movimentos sociais da Paraíba. Destacou também a cumplicidade entre a entidade e a ALPB. “Essa Casa hoje é uma grande hospedaria dos servidores do Estado. E isso é fruto do comportamento independente do presidente Ricardo Marcelo. “Parabenizo a esta categoria pela luta e pela unidade que lutam por melhorias”, enfatizou. Trocólli presidiu a sessão representando o presidente Ricardo Marcelo, autor da propositura.
O presidente do Sindifisco-PB, Victor Hugo, agradeceu a ALPB pela sensibilidade política em estar antenada com os movimentos 13032014-AC-Sessao-Sindifisco (47)sociais. “O presidente Ricardo Marcelo tem presidido esta casa de forma transparente, firme e independente e só estamos aqui por conta deste espaço democrático e atuante. Todos os movimentos vem pra cá e são recebidos”, definiu.
Victor Hugo também agradeceu a mobilização do Fenafisco em prol da aprovação de projetos de interesse dos fiscais. Além disso, o presidente do Sindifisco também relatou a situação que os fiscais do Estado tem passado com falta de diálogo por parte do Governo do Estado.
O deputado Janduhy Carneiro relatou as dificuldades que os fiscais tem enfrentado com o atual governo, que “tem descumprido a lei do subsídio. Os cidadãos paraibanos têm que tomar conhecimento das ações do Governo do Estado. O subsídio é um direito desta categoria e eu me solidarizo com todos”, lamentou.
13032014-AC-Sessao-Sindifisco (28)Já o deputado Vituriano de Abreu destacou a importância da categoria para o funcionamento do Estado. “O Sindifisco tem colaborado para a Paraíba crescer e nada mais justo do que homenagear estes profissionais”, ressaltou o parlamentar, que também fez questão de destacar o descaso do Governo em dialogar com as categorias.
Frei Anastácio, deputado petista, destacou a luta do Sindifisco por melhores condições de trabalho. “Eu via esta categoria apenas como profissionais que fiscalizam a arrecadação de impostos do Estado, mas a luta pelo cumprimento de direitos adquiridos me fez ver este sindicato como um braço forte do Estado, que luta e se organiza exemplarmente”, falou.
O deputado Anísio Maia salientou que as iniciativas do Sindifisco têm sido reconhecida pela sociedade paraibana. “Enquanto estes profissionais lutam por melhorias para a categoria, vemos um festival de isenções fiscais ocorrendo por parte do Governo do Estado. Vocês fazem o sindicalismo que faz bem a sociedade”, disse.
Mobilização – O presidente do Fenafisco e ex-presidente do Sindifisco-PB, Manoel Izidro, também falou sobre a importância que13032014-AC-Sessao-Sindifisco (45) a categoria exerce na luta por melhorias para os fiscais e fez um breve relato sobre greves e mobilizações que a categoria fez quando era presidente do sindicato. Além disso, falou sobre as dificuldades de diálogo com o Governo atual e parabenizar a ALPB pela forma como tem se comportado com os movimentos sociais. “A ALPB está se comportando verdadeiramente como um poder. Sentimos orgulho e termos como nossos representantes”, concluiu.
A sessão especial também foi prestigiada por representantes dos sindicatos de fiscais tributários dos 27 estados brasileiros, que estão em João Pessoa para participar de uma reunião promovida pelo Fenafisco.

Texto: Eliseu Lins
Fotos: Arnóbio Costa

ALPB convoca 45 aprovados no concurso público

Publicado em 13 de março de 2014 às 4:40
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) convoca 45 dos aprovados no Concurso Público realizado pela Casa para receberem a Portaria de Nomeação, que vai acontecer na próxima segunda-feira (17). O presidente do Poder Legislativo, deputado Ricardo Marcelo (PEN), vai assinar os atos durante solenidade, às 10h, no Auditório do Ministério Público Estadual (MPPB).
Os atos de nomeação serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), Diário do Poder Legislativo (DPL) e no portal da ALPB. Segundo o presidente Ricardo Marcelo, a Mesa Diretora da Casa convocará todos os aprovados no certame de acordo com a necessidade. “Estamos chamando os primeiros convocados, mas queremos tranquilizar os 110 aprovados, pois serão chamados de acordo com a necessidade da Assembleia Legislativa”, destacou.
Após a nomeação, o servidor terá o prazo de ate 30 dias contados da publicação do ato de provimento e deve procurar a Secretaria de Administração Adjunta de Pessoal da ALPB para tomar posse e consequentemente entrar em exercício. De acordo com o secretário de Controle Interno da ALPB e presidente da Comissão do Concurso Público, Marco Aurélio Villar, no ato da posse, os novos funcionários devem apresentar declaração dos bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública, bem como os documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de endereço) e comprovação da escolaridade, sem prejuízo aos documentos exigidos pelo edital.
“Também será preciso realizar uma previa inspeção médica oficial para aferir a aptidão física e mental exigida, a ser realizado pelo setor medico da ALPB”, destacou Marco Villar acrescentando que depois de feito todos os procedimentos o prazo para que o servidor entre em exercício será de 15 dias.
A convocação está sendo acompanhada pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Concurso, que é formada por funcionários do Poder Legislativo e terá a função de analisar o chamamento dos aprovados, bem como o treinamento e o estágio probatório que eles terão que cumprir.
Convocação 
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) convoca os aprovados em seu concurso público, 
abaixo relacionados, para receberem a Portaria de Nomeação. A entrega será realizada na 
próxima segunda-feira (17), às 10 horas, no auditório do Ministério Público Estadual da 
Paraíba, localizado Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. 

CLASSIF. CONSULTOR LEGISLATIVO 
1. CYNTHIA GABRIELLE DE OLIVEIRA 
GOMES PEREIRA 
2. LUISA VIEIRA MACIEL RICARTE 
3. GEORGES COBINIANO SOUSA DE MELO 
4. KEILA LACERDA DE OLIVEIRA 
MAGALHAES 
5. RODRIGO CLEMENTE DE BRITO 
PEREIRA 
6. JANNAYNA CINTIA DO BOMFIM 
TEIXEIRA 
7. ALINE MARIA DE ARAUJO LIMA 
8. JOSEAN CALIXTO DA SILVA 
9. TIAGO BEZERRA SALDANHA 
10. JIHANI BEZERRA VERAS 
11. RENATA PATRICIA O NOBREGA 
GAMBARRA 
12. ANDRE WILLIAMS F DA SILVA 
13. MARTA CAROLINA SOARES DOS 
SANTOS 
14. MARYELE GONCALVES LIMA 
15. FABIO QUERINO DE AS 
16. ALINE ARAUJO SALES DA SILVA