24 de novembro de 2014

UEPB terá estrutura laboratorial do Nutes e produtos da Editora Universitária na Fetech

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Editora Universitária (EDUEPB) e do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES), vai expor alguns de seus equipamentos e produtos em um dos estandes da Feira de Tecnologia de Campina Grande (Fetech 2014). O público que comparecer ao estande da UEPB poderá conferir algumas inovações da Instituição, a exemplo da moderna impressora de prototipagem rápida para aplicação biomédica e odontológica em 3D do Nutes.

No estande, o Nutes montou toda uma estrutura para expor os trabalhos do Laboratório de Processamento de Imagens Médicas, do Laboratório de Instrumentação, o Laboratório de Biométrica e Ensaio, e do Laboratório de Certificação e Engenharia, que inclui a impressora 3D.

O equipamento produz próteses para serem utilizadas em pacientes que sofreram lesões ósseas graves. A impressora 3D é capaz de imprimir as partes estáticas e móveis de um modelo com articulações capazes de realizar movimentos, a exemplo de mandíbula, ombro e joelho. De acordo com Yasmim Martins, que trabalha no laboratório, o público que comparecer ao estande da UEPB também poderá fazer alguns exames utilizando a estrutura laboratorial do Nutes.

No tocante à EDUEPB, os visitantes da Feira poderão conhecer algumas novidades da Editora, como o lançamento de Catálogo 2014/2015, bem como as novas plataformas e dispositivos tecnológicos de apresentação. Os leitores também poderão ter acesso à leitura e disseminação do livro. Por meio da escrita colaborativa, quem desejar terá a oportunidade de produzir, na própria Fetech, um livro sobre os dias do evento. De acordo com o professor Cidoval Morais, quem visitar o estande da EDUEPB será convidado a ser autor do livro que será lançado durante a feira.

“Pode ser uma frase, um parágrafo, um poema, um verso, uma crônica, um desenho, uma foto, uma pintura, uma imagem, uma impressão sobre a feira, sobre ciência, sobre tecnologia, sobre o tema da feira. Será uma grande brincadeira séria”, disse Cidoval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário