7 de abril de 2014

Universidade Estadual da Paraíba conquista guarda do acervo do jornal Diário da Borborema

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conquistou a guarda do acervo jornalístico do Diário da Borborema, periódico campinense que deixou de circular no dia 1º de fevereiro de 2012, após 54 de existência. A concessão do acervo será feita em regime de comodato, por um período de 30 anos. A assinatura do termo de cessão será feita entre o reitor Rangel Junior e o presidente dos Diários Associados no Nordeste, jornalista Joezil Barros, em data a ser agendada nas próximas semanas.

???????????????????????????????

A confirmação da Universidade como guardiã de um dos mais ricos materiais que preservam a história e a memória de Campina Grande e região se deu na manhã desta quinta-feira (3), durante reunião do reitor com a superintendente de projetos coorporativos do Grupo Diários Associados, Vânia Caldas, que contou, ainda com a participação da secretária de Cultura de Campina Grande, professora Marlene Alves, e da diretora geral da Biblioteca Central da Universidade, Kênia Queiroz.

De acordo com Vânia Caldas, a proposta é que o acervo contendo todos jornais publicados ao longo de 54 anos, que totalizam mais de 17 mil edições do periódico, fique sob a guarda da UEPB por um período de pelo menos três décadas. O reitor Rangel Junior avaliou como importante a parceria que será celebrada com os Diários Associados. Ele lembrou que a UEPB tem uma responsabilidade muito grande com a preservação da memória da cidade e do povo paraibano.

Nesse aspecto, ele destacou que desde a gestão da professora Marlene Alves a Instituição manifesta interesse em receber os acervos fotográfico e jornalístico pertencente ao jornal Diário da Borborema, para que ele continuasse em Campina Grande e pudesse continuar sendo fonte de estudos e pesquisas para alunos e estudiosos da história da Rainha da Borborema e Região.




Segundo o reitor, a Universidade entende que um acervo de tamanha importância não poderia sair da cidade, visto que faz parte da história da Paraíba.  “Vamos preparar, guardar e conservar esse material”, disse. Rangel Junior informou que a UEPB também pretende disponibilizar o material como instrumento importante de pesquisa para toda a comunidade universitária e para a comunidade em geral. Ele observou que toda a história de 48 anos da UEPB está registrada nas páginas do DB. “A nossa Universidade nasceu em 1966. Então toda a sua história está registrada nas páginas do Diário da Borborema”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário