8 de abril de 2014

Reitor Rangel Junior se reúne com procurador Bertrand Asfora e discute parceria entre UEPB e MPPB

???????????????????????????????O reitor da Universidade Estadual da Paraíba, professor Rangel Junior, recebeu na manhã desta segunda-feira (7), no Gabinete da Reitoria, no Campus de Bodocongó, a visita do procurador geral do Ministério Público do Estado da Paraíba, Bertrand Asfora, com o qual discutiu proposta de cooperação técnico-científica, através da qual o MPPB conte com apoio da UEPB para a realização de análise e fornecimento de laudos técnicos por professores especializados e chancelados pela Universidade, que possam ser utilizados em ações civis públicas.
De acordo com Bertrand Asfora, há muita demanda de toda a coletividade, a exemplo da necessidade de análises da qualidade da água de alguns setores, inspeções em matadouros públicos, perícias e requisições a serem feitas por profissionais como psicólogos, psicopedagogos, economistas, assistentes sociais, entre outros. “O MP quer que esta seja uma atividade remunerada com bolsas de extensão ou consultoria”, disse o procurador, acrescentando que “há reciprocidade de interesses e é algo estimulante para as instituições, já que o trabalho tem uma função social também para o pesquisador, que agrega valor ao seu currículo”.
???????????????????????????????Para o reitor Rangel Junior, a parceria entre as instituições é uma alternativa inteligente e prática para ambas as partes, uma vez que alia a imparcialidade do MP aos objetivos acadêmico-científicos da Universidade. Ele lembrou que já há convênios semelhantes entre a UEPB e o Governo do Estado, assinados com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Na opinião do procurador geral da UEPB, Ebenezer Pernambucano, com a parceria a Universidade está dando um passo importante para a produção do conhecimento e colaboração na atuação do Ministério Público. “Se unirmos as duas partes, aumentará a capacidade de crescimento para professores, alunos e para a Instituição. Apesar de todas as suas limitações, a UEPB continua contribuindo com as necessidades de outros órgãos e garante que a pesquisa funcione a pleno vapor”, ressaltou.

Reuniões posteriores com representantes do Conselho do Ministério Público e da UEPB já estão agendadas para agilizar a formalização do convênio. Também participaram da reunião o vice-reitor Etham Barbosa; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Maria José Lima; o procurador da UEPB, Ebenezer Pernambucano; o pró-reitor de Planejamento, professor Misael Morais; o secretário geral do MPPB, promotor Carlos Romero; e o diretor administrativo do MPPB, Vinícius Cesário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário