23 de abril de 2014

Professor de universidade da Finlândia ministra palestra e workshop na Universidade Estadual

Dentro da proposta de fortalecimento das relações com universidades do exterior, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está trazendo mais um renomado professor para ministrar palestra e workshop na Instituição. Trata-se do professor Teivo Teivainen, da Universidade de Helsinki, Finlândia. Ele virá à UEPB, participar de dois importantes eventos no Departamento de Relações Internacionais, no Câmpus de João Pessoa.
O professor Teivo vai ministrar a aula inaugural do Curso de Relações Internacionais, bem como um workshop voltado aos alunos de Pós-Graduação em Relações Internacionais e em Desenvolvimento Regional da UEPB e de outras instituições de ensino superior do Estado. A palestra será realizada no dia 29 de abril, às 9h, no Auditório Pioneiros. Já o workshop será realizado no dia 30 de abril, às 14h, na Sala de Mestrado do Câmpus V.
A vinda de Teivo Teivainen à UEPB é resultado do projeto de pesquisa “As migrações internacionais: sobre os conceitos teóricos e o aprofundamento da análise da situação contemporânea dos imigrantes brasileiros”, coordenado pelos professores Carlos Enrique Ruiz Ferreira, Filipe Reis Melo e Silvia Nogueira, todos do Departamento de Relações Internacionais da UEPB.
De acordo com o professor Carlos Enrique, a relação que a UEPB tem com o professor Teivo é antiga. “Fizemos uma missão à Finlândia, com intuito de aprofundar laços entre os nossos cursos de Pedagogia de Campina Grande e Guarabira com universidades e setores sociais e governamentais da Finlândia. Nesta empreitada, os professores que foram à Finlândia tiveram a oportunidade de conhecer e se reunir com Teivo Teivainen. Desde então, mantemos relações acadêmicas com ele”, destaca.
Carlos Enrique ressalta que o professor Teivo reúne qualidades que a UEPB prezam, sendo um acadêmico conceituado e com importantes publicações. “Ao mesmo tempo que é um acadêmico conceituado, com publicações importantes na área da governança global e sociedade civil internacional, ele faz parte de diversas iniciativas internacionais, como é o caso do Fórum Social Mundial. Teivo faz parte do Conselho Internacional do Fórum, que criou uma série de novas perspectivas para as ONGs e movimentos sociais transnacionais na arena internacional. Assim, ele reúne teoria e prática dentro da lógica docente”, conclui Carlos Enrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário