19 de abril de 2014

Docentes da Universidade Estadual e da UFCG organizam a primeira Escola de Astrofísica da Paraíba

Com o objetivo de divulgar a Astrofísica nos cursos de graduação em Ciências Exatas e atrair o interesse de alunos para esta linha de pesquisa, docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) criaram a primeira Escola de Astrofísica da Paraíba. Para promover a iniciativa, entre os dias 9 e 11 de junho serão ministradas aulas de Astrofísica, em Campina Grande. Os interessados em participar podem fazer inscrição até o dia 12 de maio. Ao todo, estão sendo ofertadas 150 vagas.
A iniciativa conta com apoio do Observatório Nacional (ON) e está sendo organizada pelos professores Rodrigo Holanda, vinculado ao Curso de Física da UEPB; Eduardo Passos, da UFCG, e Jaílson Alcaniz, do Observatório Nacional. As aulas teóricas acontecerão de forma intensiva durante os três dias do curso, das 9h às 17h, no Auditório do Centro de Extensão José Farias Nóbrega da UFCG.
Podem participar os portadores de diploma de nível superior ou graduandos na área de Ciências Exatas, que podem se inscrever através do preenchimento de formulário na página do evento. Ao final, receberão certificados aqueles que comprovarem participação integral no curso.
Durante a abertura do evento será ministrada a palestra “Projeto IMPACTON: um observatório astronômico no sertão”, pela professora Teresinha Rodrigues, integrante do ON e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). De acordo com o professor Rodrigo Holanda, “será a primeira vez que haverá, na Paraíba, um evento de Astronomia com a presença de tantos pesquisadores de fora, todos integrantes do Observatório Nacional”.
Outras informações podem ser adquiridas através da página do evento  http://www.on.br/ecg ou do e-mail holanda@uepb.edu.br.
Confira as opções de minicursos:
MC1: Ciências Planetárias (Professora Daniela Lazzaro- ON/MCTI)
MC2: Astrofísica Estelar (Professor Marcelo Borges – ON/MCTI)
Título: “Estrelas: da compreensão de que fazemos parte de um Universo até a origem da vida”.
* Aula 1: Conceitos e técnicas observacionais.
* Aula 2: Evolução de estrelas de diferentes massas.
* Aula 3: Nucleossíntese, discos e a origem da vida.
MC3: Cosmologia Observacional (Professor Armando Bernui – ON/MCTI)
MC4: Astronomia Extragaláctica (Professora Cristina Fernandes – ON/MCTI)
Título: “Astronomia Extragalática”
* Aula 1: Os vários tipos de galáxias.
* Aula 2: Galáxias ativas e buracos negros supermassivos.
* Aula 3: Aglomerados e grupos de galáxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário