30 de novembro de 2013

Assembleia Legislativa homenageia a Organização das Voluntárias pelos 60 anos de fundação

29-11-13_AM COMEMORAÇÃO DOS 60 ANOS DAS VOLUNTÁRIAS (75)
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) prestou homenagem aos 60 anos de fundação da Organização das Voluntárias, durante sessão especial realizada nesta sexta-feira (29), no plenário Deputado José Mariz. A propositura foi do deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN). Na oportunidade, foram entregues flores à presidente da instituição, Maria Vitória da Aliança Barreto Paiva, e às colaboradoras mais antigas.
O autor da sessão, Janduhy Carneiro, explanou sobre a importância do voluntariado no trabalho de combate a desigualdade social e a pobreza, responsáveis por índices alarmantes no país, que só na Paraíba atinge a 53,6% da população. Segundo o deputado, é graças ao trabalho de instituições, a exemplo da Organização das Voluntárias, que milhares de pessoas carentes têm acesso ao pão de cada dia e a melhores condições de vida.
“Todo voluntário sabe que mais do que pão, o ser humano precisa ser acolhido, precisa ser estimado, precisa ser cuidado como irmão. E é esse zelo, esse carinho, essa dedicação ao próximo que conta a trajetória humanística da Organização das Voluntárias nos últimos 60 anos”, disse Janduhy. Ainda segundo ele, com muita dificuldade a instituição conseguiu resistir ao tempo, acomodações e até aos eventuais desânimos que a missão solidária suscita.
29-11-13_AM COMEMORAÇÃO DOS 60 ANOS DAS VOLUNTÁRIAS (56)“A Organização das Voluntárias é uma instituição que valoriza a família, agrega a sociedade e constrói cidadania. E é a todas as integrantes que a Assembleia Legislativa concede votos de aplausos, reconhecendo a importância do trabalho que desenvolvem e o papel estratégico que ocupam em nossa sociedade tão carente”, concluiu.
Em seguida, o deputado Toinho do Sopão (PEN) destacou a atividade assistencial desempenhada pela Fundação da Organização das Voluntárias, por meio do combate a pobreza. Ele também citou o trabalho desenvolvido por ele e por sua equipe, por meio da distribuição diária de cerca de dois  mil copos de sopas e pães para pessoas carentes.
“Isto é solidariedade, é a atenção ao próximo. Eu fico feliz de estar aqui ao lado de um grupo de senhoras que nasceram para ajudar. Deus é muito bondoso e sabe trabalhar por meio daqueles que cuidam e zelam pelas pessoas. Também desempenhamos um trabalho do tipo, e é por isso que parabenizo essas colaboradoras pelo trabalho. Continuem com essa atividade assistencial em prol daqueles que mais precisam”, disse.
29-11-13_JG SS ESPECIAL-VOLUNTÁRIAS (58)Também presente à solenidade, o 2º vice-presidente da ALPB, deputado Trócolli Júnior (PMDB), parabenizou a Organização das Voluntárias pelo trabalho assistencial. O parlamentar peemedebista também destacou a sua atuação junto aos membros da terceira idade, ao longo de 22 anos de vida pública.
“A Paraíba foi um dos Estados que partiram na frente na questão do voluntariado, que hoje é uma ação que envolve nações em todo planeta. Milhares de pessoas se dedicam hoje ao assistencialismo. Em João Pessoa, em especial, essas mulheres atuam diretamente no apoio as pessoas que mais precisam, sejam no auxilio material, no cuidado de saúde e psicológico, entre outros. É um trabalho que merece todo o nosso reconhecimento”, disse Trócolli.

29-11-13_AM COMEMORAÇÃO DOS 60 ANOS DAS VOLUNTÁRIAS (78)História iniciada por dona Alice Almeida
Quinta gestora na história da Organização das Voluntárias, a presidente da instituição, Maria Vitória da Aliança Barreto Paiva, destacou o empenho de todas as pessoas que colaboraram com o trabalho da instituição desde 1953, ano de sua fundação. Ela citou que, hoje em dia, apenas 45 voluntários continuam promovendo o trabalho assistencial, “seguindo a orientação e os princípios da fundadora, dona Alice Almeida”.
“São 60 anos de amor dedicado aos mais carentes e todo o trabalho realizado tem sido possível graças à colaboração espontânea de voluntários que trabalham com amor e carinho. Nossa equipe é pequena, mas esse trabalho não é só nosso, é de todas as pessoas que passaram pela instituição desde Alice Almeida. Não pretendemos parar, vamos continuar servindo as classes menos favorecidas em nosso Estado”, disse.

29-11-13_AM COMEMORAÇÃO DOS 60 ANOS DAS VOLUNTÁRIAS (105)Parceira fiel do Hospital Padre Zé
O diretor administrativo do Hospital Padre Zé, Cícero Xavier da Silva, também discursou e agradeceu a Organização das Voluntárias pelos vários anos de parceria na ajuda e no tratamento de pessoas carentes. “Agradeço a Deus por ter esta organização como uma das nossas parceiras mais atuantes em prol daqueles que mais precisam”, frisou.
Neta de uma das colaboradoras mais antigas, dona Azeneth Bezerra de Aragão, a funcionária do Setor de Taquigrafia da ALPB, Micheline Gadelha, deu um depoimento emocionado sobre o trabalho da Organização das Voluntárias. “Eu cresci dentro da organização e sempre presenciei o trabalho dessas senhoras. Agradeço ao deputado Janduhy Carneiro por ter proposto essa sessão especial em homenagem a essas pessoas que dão a vida pelos mais carentes. Se essas voluntárias tivessem um pouco mais de apoio do poder público, o trabalho seria melhor ainda”, pontuou.
Ainda participaram da sessão especial a secretaria da Organização das Voluntárias, Leonia Borges; a mais antiga voluntária, dona Hilda de Arruda Galvão; a representante da Casa da Criança com Câncer, Mirella Andrade; o secretário Adjunto de Habitação de João Pessoa, José Mariz; e a diretora de Taquigrafia, Maria das Graças Ramalho.

Texto: Ângelo Medeiros
Fotos: Aguinaldo Mota e Josivan Gomes

Fred Ozanan: conheça um pouco sobre esse paraibano conhecido internacionalmente

caricatura2Fred Ozanan é um profissional premiado internacionalmente em todas as categorias. Iniciou a sua carreira em Campina Grande e logo ganhou o mundo depois que seu trabalho foi estampado nas páginas do jornal O Pasquim, publicação carioca. Possuidor de grande visão para a crítica social e de costumes, Fred também ocupa uma das cadeiras da Academia de Letras de Campina Grande, é membro da Associação dos Cartunistas do Brasil e sócio da Fundação Nacional do Humor. Ele usa de seu humor para contribuir socialmente através do projeto “Leitura de Charge”, que funciona levando arte a estudantes de escolas e universidades públicas em todo o país.
Autodidata, ele se destaca como chargista político com mais de 7 mil trabalhos publicados em vários veículos de comunicação do Brasil, dentre os quais O Pasquim, revistas Imprensa, Cartoon e Bundas, Jornal de Alagoas, Estadão (RO), O Norte, Diário da Borborema e Gazeta do Sertão, onde começou a carreira. Também tem quatro livros publicados. Em mais de 25 anos de carreira, Fred já recebeu mais de 80 prêmios em todas as categorias do humor gráfico (charge, cartum, caricatura, quadrinhos, internet, texto e vídeo de humor).

1ª Bienal Internacional da Caricatura coloca a UEPB no âmbito das grandes instituições promotoras da cultura

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) entrou definitivamente no circuito das grandes instituições promotoras da cultura do país. A Instituição é uma das incentivadoras da 1ª Bienal Internacional da Caricatural, aberta no Rio de Janeiro mas que percorre os estados da Paraíba, Alagoas, Piauí, Ceará, São Paulo e Pernambuco.

A mostra “Brasil e Outros 500 através da caricatura”, de autoria do cartunista campinense Fred Ozanan, que integra a Bienal, foi aberta nesta sexta-feira (29), no hall do Prédio da Administração Central da UEPB, do Câmpus de Bodocongó. A abertura contou com a presença do pró-reitor de Cultura; Chico Pereira, que representou o reitor Rangel Junior; do pró-reitor de Extensão, José Pereira; do cordelista Manoel Monteiro; além de diversos professores e estudantes da Universidade.
Campinense Fred Ozanan,  chargista consagrado no Brasil

A exposição dos trabalhos de Fred faz parte de um evento maior, que reúne trabalhos de diversos cartunistas e caricaturistas brasileiros e acontece simultaneamente em vários estados. O evento pretende ser um dos maiores do mundo, com 30 mostras históricas e contemporâneas em vários estados brasileiros, com 40 programações ao todo.  Charges e cartuns, que por dois séculos fizeram rir e dar o que falar, estão expostos até março de 2014.

Na Paraíba, a mostra reúne 60 desenhos e mais de 30 caricaturas de autoria de Fred Ozanan que retratam de forma crítica e com muito humor, aspectos da história do Brasil. A exposição começa com o descobrimento do Brasil, passa por vários períodos como a Ditadura Militar, Era Collor, até chegar nas manifestações atuais e o mensalão. “É um resumo da história política, social e cultural do país retratadas em meu trabalho”, explica Fred.

Por meio de suas charges e desenhos,Fred procurou produzir um senso crítico nas pessoas. Para isso, ele fez uma grande pesquisa e procurou pegar aspectos da história e transportá-los para a atualidade. Temas como saúde, esportes e política são retratados de forma crítica e com muito bom humor. “Não pretendo apenas fazer as pessoas rirem com meu trabalho, mas despertar nelas o senso crítico”, destacou o cartunista.

Responsável pela exposição na Paraíba, Fred contou com a consultoria de professores de História do Brasil que se dispuseram a situar as charges no tempo, tratando de assuntos relacionados à Proclamação da República, Escravidão, Ditadura, Impeachment, questões urbanas, saúde e educação, entre outros temas. A 1ª Bienal Internacional da Caricatura é um evento idealizado pelo caricaturista e historiador Luciano Magno, autor do livro “História da Caricatura Brasileira”, com o apoio do Centro Cultural Justiça Federal, Museu da República, Sistema Brasileiro de Museus, Museu Nacional de Belas Artes, Ministério da Cultura e Instituto Brasileiro de Museus. Mostra vai percorrer a Paraíba

27 de novembro de 2013

Congresso Universitário apresenta atividades de ensino, pesquisa e extensão de todos os campi da UEPB

Prédio da Central de Aulas da UEPBA, no Campus I, Campina Grande

Com a principal meta de divulgar e apresentar para a sociedade os principais projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos em diversas áreas do conhecimento, além das suas atividades de ensino, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 3 e 6 de dezembro, no Campus de Campina Grande, um grande evento que vai congregar todos os campi da Instituição.
 Trata-se do 1º Congresso Universitário da UEPB, que terá como tema “Universidade, Ciência e Desenvolvimento Social”. A iniciativa inédita e de grande relevância acadêmica e social, terá um público estimado em 2 mil alunos representando todos os cursos de graduação e pós-graduação da UEPB. Serão eventos conjuntos entre as pró-reitorias que vão aglutinar iniciação científica, pesquisa, pós-graduação, extensão, cultura, ensino a distância, graduação e monitorias.
O Congresso será realizado no Centro de Integração Acadêmica (CIA), no Campus de Bodocongó. Vários eventos serão realizados simultaneamente em vários espaços do Campus I, com o desenvolvimento de oficinas, palestras, painéis, minicursos e apresentações culturais.
Todos os detalhes do Congresso serão apresentados à imprensa pelo reitor Rangel Junior, na próxima terça-feira, 26 de novembro, às 9h, durante entrevista coletiva a ser realizada no Hall do Prédio das Pró-Reitorias, no Campus de Bodocongó, em Campina Grande.


Assessoria de Comunicação da UEPB
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


26 de novembro de 2013

Gente nova no Campinense

Nesta quarta-feira (13), a direção do Campinense anunciou a oitava contratação para a temporada 2014, onde o Clube Cartola, disputará o Campeonato Paraibano sob o comando do treinador Paulo Cesar Shardong.
A nova contratação é zagueiro Gustavo Rambo, natural de São Carlos/SC, e que iniciou a carreira nas categorias de base do Internacional de Porto Alegre, também possuindo passagens pelo sub-20 da Raposa Mineira (Cruzeiro/MG).
Gustavo  é a oitava contratação oficial do Campeão do Nordeste e se junta ao goleiro Dalton, o zagueiro Moacrir, o lateral Adriano Chuva o volante Wellington, os meias Ricardo Maranhão e Dudu Medeiros, além do  atacante Felipe Alberto.
O  novo zagueiro de 1,87 cm, de 21 anos, é natural de São Carlos, São Paulo, tendo atuado em duas equipes, o Cruzeiro de Minas Gerais e Internacional de Porto Alegre.  
Valdo, esperança  de gols do rubro-negro
Na última sexta-feira (22), a diretoria do Campinense, através do presidente William Simões, foi anunciada contratação do atacante, Valdo, natural de Alegrete/RS de 25 anos, com passagens pelo Criciúma/SC, Brusque/SC, Boa Esporte/MG, Atlético Tubarão/SC, Veranópolis/ RG e Brasília/DF.

É um atacante qualificado e que, certamente, deve se constituir num atleta muitas importante nas pretensões do rubro-negro de conquista do paraibano de 2014. 

Lateral Hudson continua no Galo



Após confirmar, na tarde desta segunda-feira (25), as contratações dos volantes Lídio Ferreira Carmo Filho (Lídio), 26 anos, ex-Nacional do Amazonas, e Leanderson Collonia Fraga (Leanderson), 31 anos, ex-Linense-SP, a direção do Treze confirmou a renovação do contrato com o lateral-direito Hudson.
Ele destacou-se no Galo da Borborema nos jogos da Série C 2013, e, agora, ao lado dos atletas já confirmados, se constitui num grande reforço para a equipe que está sendo formada pelo técnico Leandro Campos, para a temporada que se aproxima, quando o Galo irá disputar várias competições.
Aos poucos os dirigente do Treze vai conseguindo manter um time base das disputas da Série C e campeonato paraibano de 2013. Goleiros: Éder e Arthur, laterais: Hudson e Ramon Zanardi; zagueiros: Pitty, Marco Tiago e Alisson Pereira; volantes: Escobar, Sapé, Felipe Alemão, Lídio e Leanderson; meias: Téssio, Birungueta e Jan, além do atacante Tiago Souza.

22 de novembro de 2013

Novo diretor de futebol do Galo confirma renovação com 5 jogadores

O novo diretor de Futebol do Treze, Ivandro Filho, confirma a renovação contratual com cinco atletas remanescentes do último Campeonato Brasileiro da Série C. Os jogadores que renovaram os seus vínculos contratuais com o Galo foram o goleiro Eder, os zagueiros Pitty e Marco Tiago, além dos volantes Escobar e Sapé.
   O bom goleiro Éder uma garantia no arco trezeano. O jogador teve um desempenho dos mais positivos tanto no estadual como no campeonato brasileiro 
Pitty, zagueiro do Trze (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
Pitty, outro zagueiro que continua
Em 2014 o Galo da Borborema disputará quatro competições: Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Paraibano e Campeonato Brasileiro da Série C. 
Marco Tiago permanece no Galo em 2014
A diretoria continua fazendo contatos no sentido de confirmar outras contratações, bem como tentar a renovação de mais jogadores que atuaram na Série C, quando o time fez boa campanha. 

O objetivo é manter uma base para que o time reinicie a temporada com um bom sentido conjuntivo. Mas, as contratações de novos e bons jogadores é uma promessa da diretoria.



Os dois zagueiros, Pitty e Marco Tiago foram responsáveis pela boa atuação do sistema defensivo do Treze nos últimos jogos da Série C. Eles conquistaram a torcida com boas atuações, que deram mais segurança à retaguarda do alvinegro, tido como um ponto fraco no início do certame.
A pré-temporada começa no dia 9 de
dezembro.

20 de novembro de 2013

ALPB aprova projeto de lei da autoria de Gilma Germano que beneficia atletas



575513_557875537596817_1522449264_n
A deputada estadual Gilma Germano (PPS) obteve, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba, desta terça (19/11), a aprovação de relevante propositura de sua autoria: o Projeto de Lei 1.648/13, que inclui dispositivo na Lei nº 8.481/2008, a Bolsa Atleta. Com o acréscimo do inciso X no artigo 7º da referida lei, a propositura da deputada assegura que os atletas que estejam recebendo bolsa em nível federal e municipal, e/ ou patrocínios, também possam ser beneficiados com a bolsa estadual.  Isto atualmente não é possível, face à vedação estabelecida no Decreto 29.053/2008.
Em sua justificativa para a apresentação da propositura, Gilma Germano evidenciou a preocupação com a qualidade de vida dos nossos atletas, que, em meio às grandes dificuldades, são gigantes em suas performances esportivas ao representarem o nosso Estado. Indiscutivelmente, afirmou a deputada, o valor pago por apenas uma bolsa não é suficiente para cobrir as despesas diárias de um atleta, até porque a maioria para chegar a esse nível vive para o esporte, ainda assim, as despesas são consideráveis com alimentação, suplementação, academia, material esportivo, transporte, viagens etc.

Da Assessoria da Parlamentar

Carlos Batinga apresenta 15 emendas à LOA 2014 que somam quase R$ 3,4 mi

Publicado em 20 de novembro de 2013 às 12:00
19_11_13_JG_SESS_O_EM_VOTA_O_GOVERNADOR_38_O deputado estadual Carlos Batinga (PSC) apresentou, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), 15 emendas, sendo quatro de apropriação e 11 de metas especificas, ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) exercício de 2014, que somam quase R$ 3,4 milhões e contemplam importantes pleitos da população de diversos municípios e regiões paraibanas, nas áreas de Saúde, Educação; Segurança e Defesa Social; Infra-estrutura, Saneamento, Abastecimento de Água.
As emendas apresentadas pelo parlamentar solicitam perfuração de poços; implantação de sistemas de abastecimento de água; pavimentação de ruas e rodovias; construção de escolas a construção, ampliação, reforma e adaptação de unidades policiais; construção e ampliação de unidades de saúde, a exemplo do IML (Instituto de Medicina Legal) em Monteiro; implantação de sistemas de esgotamento sanitário.
Entre os municípios atendidos pelas emendas de Batinga estão: Sumé, Monteiro, Taperoá, Conceição, Congo, Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Coxixola, Parari, Itaporanga, Diamante, Boa Ventura, Ibiara, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São João do cariri, Taperoá, Boqueirão, Juazeirinho, Queimadas, Riacho de Santo Antonio, Barra de Santana, entre outros.

CONFIRA AS EMENDAS APRESENTADAS PELO DEPUTADO
EMENDAS DE APROPRIAÇÃO

EMENDA 229
R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais)
Meta Específica: Implantação de sistemas de abastecimento de água nas comunidades rurais de Olho D’água do Padre, Duas Serras e Caititu, localizadas na zona rural de Serra Branca na região do Cariri Paraibano.

EMENDA 230
R$ 1.900.000,00 (hum milhão e novecentos mil reais)
Meta Específica: Poços tubulares perfurados e instalados no cariri paraibano

EMENDA 231
R$ 300.000,00 (trezentos mil reais)
Meta Específica: Sistema de abastecimento de água construído em comunidades rurais difusas nas cidades do Vale do Piancó.

EMENDA 232
R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais)
Meta Específica: Transferir para os Municípios do cariri paraibano, mediante convênio, recursos para pavimentação de ruas em paralelepípedos.

EMENDAS DE META
EMENDA 233
Ação: Construção e Instalação de Escolas Técnicas
Meta Específica: Construção e instalação de 01 unidade da Escola Técnica no município de Serra Branca; Construção e instalação de 01 unidade da Escola Técnica no município de Taperoá.

EMENDA 234
Ação: Construção e Ampliação de Unidades de Saúde
Meta Específica: Reforma e ampliação do Hospital Regional de Serra Branca

EMENDA 235
Ação: Construção, Ampliação, Reforma e Adaptação de Unidades Policiais
Meta Específica: Construção de 01 unidade do IML (Instituto Médico Legal) no município de Monteiro

EMENDA 236
Ação : Pavimentação de Rodovias
Meta Específica: Trecho da Estrada PB-264 (São Sebastião do Umbuzeiro/Divisa com Pernambuco); Trecho da Estrada PB-210 (Taperoá/São José dos Cordeiros/Sumé); Trecho da Estrada PB-200 (Serra Branca/Coxixola); Trecho da Estrada PB-216 (Parari/São João do Cariri)

EMENDA 237
Ação : Construção de Instalações Esportivas
Meta Específica: Construir Ginásios Poliesportivos nas escolas estaduais dos municípios do cariri paraibano

EMENDA 238
Ação: Reforma, Recuperação e Ampliação de Instalações Esportivas
Meta Específica: Reformar Ginásios Poliesportivos nas escolas estaduais dos municípios de Sumé, Barra de Santana, Camalaú, Cabaceiras, Caraúbas, São João do Tigre, Taperoá, Boqueirão, Juazeirinho, Monteiro, Queimadas e Riacho de Santo Antônio.

EMENDA 239
Ação: Restauração de Rodovias
Meta Específica: Recapeamento asfáltico da PB-361 no trecho Itaporanga/divisa com o município de Mauriti/CE

EMENDA 240
Ação: Implantação de Sistemas de Abastecimento D`água
Meta Específica: Implantação de Sistemas de Abastecimento D`água nos municípios de Sumé, Monteiro, Taperoá, Conceição, Congo, Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Serra Branca, Coxixola e Parari.
EMENDA 241
Ação: Construção e Ampliação de Unidades de Atendimento
Meta Específica: Construção de uma Unidade de Atendimento para a Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente no município de Monteiro.

EMENDA 242
Ação: Construção, Reforma, Conservação da Infraestrutura de Uso do Setor Agropecuário.
Meta Específica: Reforma e Conservação do Abatedouro e Frigorífico de Caprinos e Ovinos do município de Monteiro.
EMENDA 243
Ação: Implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário
Meta Específica: Implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário nos municípios de Sumé, Monteiro, Taperoá, Conceição, Congo, Serra Branca, Coxixola e Parari.

Da Assessoria do Parlamentar

Carlos Dunga apresenta 15 emendas à Lei Orçamentária Anual de 2014

carlos dungaO deputado estadual Carlos Dunga (PTB) apresentou, na Assembleia Legislativa, 15 emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) exercício 2014. As emendas propostas pelo parlamentar contemplam importantes pleitos da população de diversos municípios paraibanos e totalizam o montante de R$ 3,3 milhões, a que cada deputado tem direito. Dentre as ações defendidas por Carlos Dunga estão melhorias como perfuração de poços artesianos, pavimentação de ruas e implantação de esgotamento sanitário, além de construção de passagem molhada e recuperação de praças públicas.
Carlos Dunga também destinou parte de suas emendas para o apoio a instituições filantrópicas que prestam assistência na área da saúde, a exemplo do Instituto Felipe Kumamoto e o Hospital Infantil Dr. João Soares, ambos em João Pessoa, e a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), de Campina Grande. “Procuramos atender da melhor forma possível as reivindicações da população paraibana, destinando emendas para diversas áreas do Estado, enfocando o combate à seca, melhorias de infraestrutura das cidades e também o nosso apoio a instituições que desenvolvem ações importantes na área da saúde”, afirmou.
Como havia anunciado na tribuna da Assembleia durante pronunciamento na semana passada, o deputado Carlos Dunga destinou uma emenda para a garantia da manutenção e preservação do Hotel Globo, localizado no Centro Histórico de João Pessoa. De acordo com o parlamentar, o hotel possui um valor histórico e cultural muito significativo para a cidade e por isso precisa ser preservado para as futuras gerações. Dunga disse que um patrimônio como o Hotel Globo precisa ser preservado, tendo em vista a sua importância não só para a cidade, mas também para todo o Estado. “O Hotel Globo guarda uma relação muito estreita como o período de desenvolvimento de João Pessoa, que nasceu e cresceu justamente naquela área da cidade, por isso a nossa preocupação e o nosso olhar para aquele importante equipamento histórico e cultural da Paraíba”, concluiu.

Emendas propostas pelo deputado Carlos Dunga
Prefeitura de Campina Grande – pavimentação de ruas do Conjunto Promorar;
Prefeitura de Juazeirinho - Perfuração de poços artesianos e pavimentação de ruas;
Prefeitura de Catolé do Rocha – Perfuração de poços artesianos, construção de passagem molhada e recuperação de praças públicas e canteiros;
Governo do Estado – Preservação e Manutenção do Hotel Globo, em João Pessoa;
Prefeitura de Condado – Pavimentação de ruas;
Prefeitura de Riacho de Santo Antônio – Instalação de cobertura do ginásio esportivo da cidade, implantação de esgotamento sanitário e pavimentação de ruas;
Sindicato de Trabalhadores Rurais de Matinhas – Incentivo para auxiliar a compra de equipamento a ser utilizado pelos associados do sindicato;
Instituto Felipe Kumamoto – Fomentar as atividades desempenhadas pelo Instituto Felipe Kumamoto em diversos municípios da Paraíba;
Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande – Fomentar as atividades de tratamento de oncologia do hospital;
Hospital Infantil Dr. João Soares, em João Pessoa – Auxiliar a compra de equipamento a ser utilizado pelos pacientes do hospital.

Da Assessoria do Parlamentar


15 de novembro de 2013

A Semana na Assembleia Legislativa da Paraíba

Prédio da Assembleia de azul alerta sobre o diabetes

Publicado em 15 de novembro de 2013 às 16:00
14-11-13_JG Ação Diabetes ALPB (3)A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) coloriu de azul o prédio sede, no Centro de João Pessoa, dentro da mobilização mundial de prevenção e controle do diabetes. Durante dois dias, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraíba (SBEM-PB) comandaram campanha de conscientização sobre o tema na Paraíba.
Este ano, a mobilização em torno do Dia Mundial do Diabetes é centrada sob o tema “Diabetes: Proteja Nosso Futuro”, tendo como meta a necessidade de educação sobre diabetes e o aumento de programas de prevenção. Como parceira, a Assembleia Legislativa participou da divulgação da temática através de seus instrumentos institucionais de comunicação, TV Assembleia, portal e redes sociais na internet.
15-11-13 C Branco diabetes (1)Nesta sexta-feira (15), dentro da programação da campanha, uma ação foi realizada pela manhã na praia do Cabo Branco, em alerta para a prevenção do diabetes. Foram realizados testes de glicemia, verificação de pressão arterial, e atendimento com psicólogo, enfermeiros e médicos.
O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia na Paraíba, o endocrinologista João Modesto Filho, afirmou que a preocupação com o diabetes é crescente devido ao avanço dos casos da doença. “O número de casos de diabetes vem subindo muito, principalmente por causa do sedentarismo e da obesidade”, enfatizou.
14-11-13_AM DIA MUN DIAL DO DIABETES_SESC (16)Na quinta-feira (14), a mobilização contou com o apoio de vários outros parceiros em João Pessoa, a exemplo da Unimed, do Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB e do Sesc Centro. As atividades ocorreram pela manhã e a tarde, nas sedes das referidas entidades. Além dos exames de glicemia, houve a distribuição de material explicativo sobre o diabetes e entrega de pulseiras na cor azul, símbolo da campanha.
Entenda o diabetes e os seus riscos
O diabetes é caracterizado pelo excesso de glicose no sangue. A doença ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina ou não produz a quantidade suficiente. Ainda não se sabe as causas reais do diabetes tipo 1. Ele é mais frequente em pessoas com idade abaixo dos 35 anos, mas pode surgir em qualquer faixa etária.
O tipo 2 é mais comum em adultos e esta associado, geralmente, ao binômio sedentarismo-obesidade. Neste tipo, a doença ocorre em pessoas com mais de 40 anos de idade embora que, na atualidade, se veja com maior frequência em jovens em virtude de maus hábitos alimentares e estresse.
De acordo com a IDF, cerca de 300 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. No Brasil, aproximadamente 10 milhões de pessoas são portadoras da doença. São cerca de 500 novos casos que aparecem no país por dia. Só na Paraíba existem 178,6 mil diabéticos. Destes, 89,3 mil (50%,) não sabe que têm a doença, segundo estimativa da SBEM-PB.

Fotos: Aguinaldo Mota e Josivan Gomes

Caravana da Saúde visita o Hospital de Trauma de CG e o Hospital de Queimadas

Publicado em 14 de novembro de 2013 às 22:14
Caravana_Saude_Trauma_CGA Caravana da Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deu sequência à série de visitas em unidades de saúde da Paraíba, nesta quinta-feira (14), fiscalizando o funcionamento do Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, localizado em Campina Grande, e do Hospital Geral de Queimadas Dr. Patrício Leal Maia. A ação foi acompanhada por representante do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).
Os deputados estaduais iniciaram as atividades pela manhã, no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Eles foram recepcionados pelo diretor Geral, o médico Geraldo Medeiros e pelo diretor Administrativo Mário de Oliveira Filho. Antes de conhecer a estrutura interna da instituição, eles tiveram acesso a dados e estatísticas gerais instituição.
De acordo com os números, foram registrados 1.058.530 atendimentos no setor de urgência, de janeiro até o meio-dia Caravana_Saude_Queimadas_1desta quinta-feira. Além disso, o diretor Geraldo Medeiros explicou que o custo mensal para a manutenção da instituição, construída com área total de 22 mil metros quadrados, fica em torno de R$ 6,5 milhões. O número de municípios atendidos corresponde 203, o equivalente a cerca de 1,9 milhão habitantes, oriundos das regiões do Agreste, Borborema, Cariri e Sertão.
Em seguida, os integrantes da Caravana iniciaram a fiscalização interna. Eles visitaram a maioria dos 308 leitos da instituição, além das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrica e de queimados, centro cirúrgico, clínicas médicas, ortopédica, traumatológica e pediátrica, setor de urgência, almoxarifado, farmácia, refeitório, entre outros setores.
Caravana_Saude_Trauma_CG_3O deputado Vituriano de Abreu (PSC), que também é presidente da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da ALPB, ficou satisfeito com a visita. Segundo ele, o Hospital de Trauma de Campina Grande foi construído de acordo com os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possui uma gestão “diferenciada, humanizada e preocupada com o bem da população”.
“Estamos em um espaço moderno, gerido por um administrador com capacidade [Geraldo Medeiros], que é um médico conceituado em toda a Paraíba. Além disso, visitamos todos os setores e percebemos uma dinâmica nos atendimentos, ao ponto de não encontrarmos pacientes em fila de espera ou reclamando. É um exemplo para os demais hospitais do Estado”, comentou Vituriano.
Já Raniery Paulino (PMDB) elogiou a receptividade da direção e dos funcionários. “Verificamos que o Hospital está muito bem e vamos divulgar isso no relatório, destacando que aqui existe uma boa gestão, que é do Estado. Agradecemos a direção que nos acompanhou setor a setor, onde confirmamos que esta unidade dispõe de uma excelente estrutura e oferece um trabalho satisfatório aos pacientes”, comentou.
Problemas pontuais
O diretor de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, também participou da visita. Ele elogiou a estrutura da instituição e apontou problemas pontuais, a exemplo da superlotação de pacientes na chamada “Área Vermelha”. “Neste local foram identificados uma estrutura para sete leitos, mas tinham 17. Isso implica na dificuldade para destinação do paciente que entra na Área Vermelha para ficar no máximo meia-hora, antes de uma cirurgia ou internação. Mas, se comparado com outros hospitais, podemos dizer que este é um ‘céu de brigadeiro’”, comentou.
Comparação com o Trauma de João Pessoa
Após a visita alguns deputados estaduais fizeram um comparativo entre as gestões do Hospital de Emergência e Trauma Caravana_Saude_Trauma_CG_2de Campina Grande, gerido pelo Governo do Estado e o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena de João Pessoa, sob a gestão da Cruz Vermelha Brasileira. Trócolli Júnior (PMDB) afirmou que a unidade campinense é um exemplo de que “a Paraíba tem gestores competentes”.
“O hospital de Campina é uma prova de que não precisamos gastar milhões com a Cruz Vermelha. É um hospital maior, melhor, com maior número de pacientes, porém, administrado com R$ 4 milhões a menos de custeio mensal. Temos uma preocupação com o dinheiro público e os relatórios do Tribunal de Contas e do Ministério Público provam que estamos com a razão”, pontuou.
Bado Venâncio (PEN) enalteceu o trabalho desempenhado por uma gestão formada por funcionários do Estado. “Ao contrário do Trauma de João Pessoa, aqui tudo funciona a contento. Por isso, sempre defendi uma gestão estadual, formada por funcionários de carreira, concursados e uma equipe treinada. Aqui existe humanização no atendimento e infraestrutura de ponta”, comentou.
Exemplo para os demais hospitais do Estado
Gervásio Maia (PMDB) usou o exemplo do Trauma de Campina Grande para lamentar a realidade de outros hospitais no Estado. “Que bom seria que as unidades de Catolé do Rocha e de Piancó, entre tantas outras, tivessem essa estrutura, pois, nada se compara com o que acabamos de ver. Pena que os demais estão como o Trauma da capital, ou seja, superlotados, faltando de medicamentos, entre outros problemas”, frisou.
Anísio Maia (PT) foi outro parlamentar a destacar a estrutura. Segundo ele, foi uma unidade bem planejada, com ambientes internos amplos, limpos e confortáveis para os pacientes. “Um Hospital maior que o de João Pessoa, porém, gerido com menor custo, porque é uma unidade que é administrada pelo Estado e por servidores de responsabilidade. É um exemplo que deve ser seguido pelos demais”, disse.
“Assembleia cumpre o seu papel”
O diretor Geraldo Medeiros reconheceu a importância do trabalho executado pelo Poder Legislativo, por meio da realização da “Caravana da Saúde”. Segundo ele, a ALPB cumpre a sua prerrogativa de órgão fiscalizador e de controle das ações do Poder Executivo.
“Isso é uma atribuição normal dos deputados. Não temos nenhuma restrição e todos serão sempre bem vindos. Aqui nós trabalhamos com transparência. A hospitalidade tem sido uma marca da nossa gestão, desde a inauguração, quando abrimos as portas para a imprensa e para todos que quiseram conhecer o Hospital e o seu funcionamento”, afirmou.
Visita ao Hospital de Queimadas
Caravana_Saude_Queimadas_1Na parte da tarde, a “Caravana da Saúde” foi até o Hospital Geral de Queimadas. Os deputados foram recepcionados pela diretora Financeira, Maria da Piedade Porto. De acordo com ela, a unidade possui 43 leitos, 260 funcionários e realiza uma média de oito mil atendimentos, além de 140 cirurgias ao mês. Os recursos mensais recebidos da Secretaria de Estado da Saúde para a gestão não foram divulgados.
De acordo com o deputado Vituriano de Abreu, o Hospital de Queimadas é uma unidade nova, com apenas três anos de fundação, que também vem atendendo as expectativas da população. “É um hospital conservado, organizado, limpo e bem gerido. Vimos toda a sua estrutura física e não constatamos nenhum problema, irregularidade ou reclamação de paciente. Inclusive, há leitos sobrando. Esta de acordo com a necessidade local”, explicou.
A diretora Maria da Piedade achou válida a visita da “Caravana da Saúde”. “É importante que os deputados venhamCaravana_Saude_Queimadas_4conhecer o que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde está proporcionando a população. Não custa nada recebê-los para que os eles vejam que o Hospital está em pleno funcionamento e atendendo a população da melhor forma possível”, comentou.
Texto: Ângelo Medeiros
Fotos: Agência ALPB