29 de setembro de 2013

Treze confirma a boa fase e empata no Distrito Federal


Torcida do Treze vibrou com o bom resultado obtido pela equipe ante a
 representação do Brasiliense









Não foi fácil, enfrentar além de uma boa equipe, o Brasiliense,  um calor insuportável e  o clima seco do Distrito Federal. Mas, dando continuidade ao bom momento por que passa no atual Campeonato Brasileiro da Série C, o Treze Futebol Clube empatou em dois tentos diante do representante de Brasília, numa partida cujo placar poderia ter-lhe sido favorável, pois foi um equipe destemida e disposta a vencer.

Foi um jogo disputado sob um sol causticante e um clima seco, mas o Galo
 jogou bem  e merecia até vencer

Wálber abriu a contagem para o Brasiliense aos dois minutos, enquanto Rodrigo Celeste empatou aos oito do segundo tempo. Com um time mais jovem e melhor condicionado fisicamente, o segundo período de jogo foi quase todo dominado pelo Galo, apesar de ter sofrido o desempate através de uma falta cobrada por Baiano.

O empate do Treze e que faria justiça ao resultado final da partida surgiu aos 40 minutos, através de Cristian, depois de uma boa jogada do ataque galista envolvendo Birungueta e Thiago Chulapa.  

Num acanhado estádio não foi fácil a vitótia do Belo

Botafogo parte na frente contra o Salgueiro

Num jogo difícil contra  um adversário que não perdia  dentro de casa desde o início do ano, o Botafogo não tomou conhecimento do adversário e fez o dever fora de casa, vencendo o Salgueiro por dois tentos a um.

Com este resultado na bagagem, o time comandado por Marcelo Villar retorna para casa com meio caminho andado para se habilitar à disputa do título da SÉRIE D. Doda e Isaias anotaram os tentos da vitória botafoguense, um em cada etapa, enquanto Marcel, contra, nos acréscimos do primeiro período marcou para o Salgueiro. Aliás, foi gol muito contestado pelos botafoguenses, que alegaram saída de bola antes da jogada final, onde, também, para os jogadores, a bola não entrou na meta defendida por Rémerson.


Mesmo com os equívocos da arbitragem e as naturais dificuldades de jogar fora de casa contra uma equipe experiente e diante de um público de quase dez mil pessoas, num estádio de pequenas dimensões, o Belo cumpriu o seu papel e segue em busca do t´titulo da competição.

    










   

Aumento na violência no Cariri é tema de sessão itinerante da ALPB em Serra Branca


27-9-13_JG_Viol_Serra Branca (6)A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoveu sessão itinerante, nesta sexta-feira (27), no município de Serra Branca, localizado no Cariri paraibano. O objetivo foi promover a discussão com a população local sobre a crescente onda de violência que atinge os cerca de 30 municípios da região. A propositura foi deputado estadual Carlos Batinga (PSC). Na oportunidade, foram apresentadas várias propostas, entre elas, o investimento do Poder Público na compra de helicópteros, câmeras de monitoramento de ruas, entre outros aparatos tecnológicos.
A sessão foi presidida pelo 2º vice-presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Trócolli Júnior (PMDB). Também estiveram presentes os deputados João Henrique e Assis Quintans e o presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública da ALPB, Domiciano Cabral, todos do Democratas; o secretário de Estado do Governo e deputado licenciado Adriano Galdino; o juiz da Comarca de Serra Branca, Hugo Gomes; o delegado Regional da Polícia Civil de Campina Grande, Marcos Paulo, entre outras autoridades políticas e da área de segurança pública.
27-9-13_JG_Viol_Serra Branca (33)Durante a sua explanação, o deputado Carlos Batinga abordou a sua preocupação com relação ao aumento da violência no Cariri. Segundo ele, o problema migrou, aos poucos, das grandes cidades e invadiu os pequenos municípios, incluindo a zona rural. O parlamentar ainda destacou números apontados pelo mapa da violência, que classifica a Paraíba como o terceiro no país, ranking de homicídios. Ainda de acordo com os dados, das 105 ocorrências de assaltos a bancos registradas no Estado até o dia 15 deste mês, 21 (20%) foram registrados só na região do Cariri.
“São números alarmantes. Em uma década, os casos de assassinatos triplicaram na Paraíba, sem falar nos assaltos a bancos e agências dos Correios que coloca o nosso Cariri em situação pior, no comparativo as demais regiões do Estado. Depois da seca, o maior problema que temos enfrentado hoje é a insegurança. É uma coisa nova em nossa região, agravada pelo problema das drogas, que, infelizmente, atinge também as pequenas cidades e, pasmem, a nossa zona rural”, disse Batinga.

Investimento em tecnologia e novos equipamentos
27-9-13_JG_Viol_Serra Branca (21)Como solução para o problema, Batinga defendeu a união dos três poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário. Ele também citou o investimento do governo do Estado em tecnologia e equipamentos de segurança. “É preciso utilizar mais aparatos tecnológicos, disponibilizando pontos de contato da população com a polícia. Assim poderemos agilizar as ações de combate à criminalidade. Também é preciso reforçar o contingente policial nas divisas com Pernambuco, pontos principais de acesso dos marginais para o nosso Estado”, comentou.
O deputado Domiciano Cabral destacou a atuação da Frente Parlamentar de Segurança Pública. Ele citou a apresentação de propostas para tentar amenizar o problema da criminalidade no Estado. “Já sugerimos ao governo o investimento na aquisição de, no mínimo, três helicópteros para auxiliar as forças policiais no combate às ações criminosas, como também já apresentamos sugestões que propõem a instalação de câmeras de monitoramento externo, nas ruas e avenidas. Também propomos para que as instituições financeiras privadas invistam melhor em ações de segurança, para auxiliar as nossas forças policiais”, comentou.

Incentivo aos policiais
27-9-13_JG_Viol_Serra Branca (29)O deputado Trócolli Júnior cobrou a implantação de medidas de incentivo para as forças policiais. Entre elas, a gratificação do risco de vida para os integrantes da Polícia Militar. Ainda segundo o peemedebista, o mapa da violência, entre outros índices de criminalidade, apontam que o governo do Estado ainda não acertou na sua política de segurança pública.
“Existe uma insatisfação generalizada na nossa Polícia Militar, que é a ausência do risco de vida. Uma luta antiga, que favoreceria os nossos policiais. O governador emitiu um decreto que beneficiaria os policiais que apreendessem armas na Paraíba, e nunca se viu uma quantidade tão grande de armas apreendidas como hoje em dia. Portanto, isso se deve ao incentivo concedido pelo governo. E é por isso, que digo que é só por meio do incentivo dos nossos servidores é que conseguiremos amenizar o problema”, frisou.

Problema é tema de debates na ALPB
27-9-13_JG_Viol_Serra Branca (4)O deputado João Henrique argumentou que a luta pelo combate à criminalidade no Cariri é antiga. “Na Assembleia Legislativa temos sugerido, seguidamente, medidas emergenciais para a nossa região, propondo melhorias salariais aos nossos policiais, aumento do contingente e investimento em equipamentos”, disse. “No entanto, é preciso reconhecer o trabalho dos nossos policiais, que mesmo com tantas dificuldades tem realizado um grande trabalho. Mas se faz necessário exercer uma política contínua nesta área para superar o problema”, comentou.
Assis Quintans também reconheceu o papel da ALPB no combate à criminalidade no Estado. “A Casa de Epitácio Pessoa trata das coisas macro da Paraíba, ou seja, faz a abordagem e discute o sentimento da população e a exemplo do Cariri, onde as pessoas estão vivendo amedrontadas devido às ações truculentas decorrentes de marginais. Mas, nós deputados, vamos transformar esses anseios em documento e debate-los no plenário, propondo ideias para tentar resolver o problema”, disse.

Parceria com os municípios
27-9-13_JG_Viol_Serra Branca (9)Representando o governador do Estado, o secretário Adriano Galdino afirmou que o problema da criminalidade só será resolvido quando Estado e municípios estiverem juntos nessa luta. Ele argumentou que a segurança pública não se faz apenas com o aumento de policiais ou aumento de mecanismos de repressão, mas com investimentos em educação, valorização dos servidores e no combate ao tráfico de drogas.
“O governo tem feito muito na área de segurança pública. Hoje quase todos os municípios têm guarnições com viaturas novas. Também se investiu em equipamentos e em melhoria de infraestrutura. Mas, só vamos melhorar quando colocarmos as prefeituras nesse grau de responsabilidade. O que queremos é uma forma para que os recursos cheguem até os municípios, para que os seus gestores possam investir nas guardas municipais e em equipamentos para auxiliar os nossos policiais militares”, disse.
A ideia foi compartilhada pelo prefeito de Serra Branca, Eduardo Torreão (PMDB), que lamentou o aumento da criminalidade, principalmente, com relação ao volume de assaltos a agências bancárias na região. “Ninguém quer mais um caixa eletrônico próximo a sua residência ou dentro do seu estabelecimento comercial. O secretário Adriano Galdino pontuou bem, as prefeituras não têm recursos para auxiliar as forças policiais. Até tentamos, mas somos penalizados pelo Tribunal de Contas do Estado que nos proíbe de executar os escassos recursos públicos em áreas que não são da nossa competência”, concluiu.

Números positivos
Apesar dos números apontados pelo mapa da violência, o major Brandão, afirmou que o número de homicídios registrados em 17 municípios do Cariri, que estão sob o seu comando, caíram 45% de janeiro até a metade de setembro. Ao todo, 10 mortes decorrentes de atos violentos foram registrados na região. Ainda segundo o militar, o índice de Crime Violento Letal Intencional (CVLI), fixou em apenas 9,5% para cada 100 mil habitantes. “É a menor taxa da Paraíba”, pontuou.

Trabalho de todos
Por fim, o coronel Marcos de Lima Sobreira, responsável por comandar a Polícia Militar nas regiões da Borborema e do Cariri, elogiou a Assembleia Legislativa por propor o diálogo com a sociedade sobre um tema tão complexo como a segurança pública. “É importante ouvi-los para conseguirmos identificar ações que vão ajudar a coibir as atividades criminosas em nosso Estado”, disse.
O major ainda solicitou o apoio dos prefeitos e da sociedade para o combate a criminalidade. “Senhores gestores trabalhem na prevenção primária do crime. Fortaleçam a política de educação, a geração de emprego e renda, o lazer, pois, só assim conseguiremos afugentar os munícipes da criminalidade. O papel de combate a criminalidade é um dever de todos, pois, todos são atingidos por esse mal”, concluiu.

Texto: Ângelo Medeiros/ALPB
Fotos: Josivan Gomes/ALPB

A semana na Assembleia Legislativa

Sessão especial debate inclusão de escolas bilíngues para surdos no PNE

26-9-13_AC SESSÃO ESPECIAL DOS SURDOS E MUDOS (48)
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão especial, nesta quinta-feira (26), que debateu como principal tema a importância da inclusão das Escolas Bilíngues para Surdos no Plano Nacional da Educação (PNE). De autoria da Mesa Diretora da Casa, o encontro que reuniu as entidades ligadas aos deficientes auditivos comemorou o Dia Nacional dos Surdos.
Na ocasião, o presidente do Poder Legislativo, deputado Ricardo Marcelo (PEN), enviou uma mensagem ressaltando sua ausência por motivo de viagem a Brasília e lembrou as conquistas ocorridas nos últimos anos, destacando a importância de reivindicar mais instrumentos que permitam a inclusão das pessoas que não escutam. “Estamos aqui para lembrar as várias vitórias que já tivemos e dizer também que esta sessão teve o objetivo de discutir a inserção das Escolas Bilíngues. Nós do legislativo defendemos uma educação inclusiva, que não discrimine ninguém e que dê igualdade de oportunidade para todos os cidadãos”, ressaltou o parlamentar.
Autor do projeto que reconhece a língua de sinais como meio legal de comunicação e expressão em nível estadual, o deputado Trócolli26-9-13_AC SESSÃO ESPECIAL DOS SURDOS E MUDOS (13) Júnior (PMDB), que presidiu a sessão, reafirmou o compromisso com os portadores de deficiência auditiva e com as entidades presentes. “Tenho defendido essa causa desde que fui vereador de João Pessoa. Mas, ainda precisamos avançar. É necessário abrir mais vagas para professores e interpretes, principalmente nas escolas. Esse, sem dúvidas, será um dos meios para a inclusão social dessas pessoas”, disse o deputado.
A professora do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Sandra Santiago, argumentou sobre as dificuldades os portadores ainda enfrentam em todo país. “A criação da Escola é a principal luta nos últimos 10 anos. Nós temos legislação suficiente para esta criação, mas falta um entendimento da sociedade, de modo geral, das autoridades e também boa vontade para fazer acontecer. Infelizmente nossa cultura é ouvinte, então a educação é sempre pautada para este ouvinte”, explicou.
26-9-13_JG  DIA NACIONAL ALUSIVA AOS SURDOS E MUDOS (12)A sessão, que lotou o plenário da ALPB e as galerias, contou com a participação de intérpretes que colaboraram durante os discursos e teve a presença do vereador Santino e dos representantes da Associação de Surdos de João Pessoa, Movimento Bilingue da Paraíba, Universidade Federal do Estado, entre outras entidades.
Dados – Na Paraíba existe cerca de 230 mil portadores de deficiência auditiva. Desse total, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 181.762 paraibanos têm alguma dificuldade para ouvir, outros 41.908 possuem grandes problemas de audição e 6.470 pessoas são completamente surdas no Estado, sendo que 3.476 são homens e 2.994 são mulheres.
Texto: Alexandre Kito
Fotos: Arnóbio Costa e Josivan Gomes


Toinho do Sopão convoca sociedade para combater violência contra mulheres




O deputado estadual Toinho do Sopão (PEN), na condição de vice-presidente da Comissão Permanente dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), se mostrou preocupado com os últimos números da violência contra a mulher.
26-9-13_AM GRANDE EXPEDIENTE (3)De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), a Paraíba é o oitavo estado do país com maior taxa de morte violenta de mulheres e o quarto da região Nordeste na mesma categoria.
Toinho lembrou que a realidade da violência contra as mulheres no Estado é motivo de alerta pela condição relevante na qual a Paraíba foi inserida pelo estudo do Ipea.
Para o parlamentar, o dado choca, exige mais empenho e a tomada de providências urgentes por parte das autoridades e órgãos competentes, no Brasil e, principalmente, na Paraíba. “A sociedade também não pode se omitir nessa luta e deve se unir e se mobilizar através de denúncias”, pontuou.
Segundo o levantamento, o estado registrou uma média de 7 mortes para cada 100 mil mulheres da população, ficando com o índice superior ao nacional, que foi de 5,82 para cada 100 mil mulheres.
Os dados coletados para a pesquisa são referentes ao período entre 2009 e 2011. O estudo mostrou também que, em geral, 29% das mortes violentas de mulheres ocorreram em casa, 31% em via pública e 25% em hospital ou outro estabelecimento de saúde. Também mostrou que 36% ocorreram aos finais de semana. Os domingos concentraram 19% das mortes.
Toinho do Sopão registra que a Comissão Permanente dos Direitos da Mulher na ALPB tem trabalhado diuturnamente para que a realidade da condição feminina mude para melhor na Paraíba.
O deputado reconhece que o caso exige um trabalho árduo e que a mudança é lenta e só pode ser percebida ao longo dos tempos a partir de ações de conscientização e combate efetivo ao problema. “Resultados estão sendo alcançados, porém, é preciso ir mais longe e com mais rapidez”, enfatizou Toinho.
Dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) órgão ligado à Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) revelam que o número de mulheres assassinadas na Paraíba caiu 15% em 2013 em relação a 2012, considerando os meses de janeiro a agosto.

Texto: Da assessoria do parlamentar
Foto: Agência ALPB


Ivaldo ressalta revolta do povo de Massaranduba

 

26-9-13_AM GRANDE EXPEDIENTE (12)

O deputado estadual Ivaldo Moraes (PMDB-PB) ressaltou, na manhã desta quinta-feira (26), na Tribuna da Assembleia Legislativa, a frustração da população do município de Massaranduba, na região do Agreste paraibano, diante da ausência de representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) em audiência pública que seria realizada para discutir as extremas precariedades da estrada PB-095, que dá acesso à cidade, e constante falta d’água no município.

Segundo informou Ivaldo Moraes, vereadores, representantes de entidades sociais e muitos cidadãos e cidadãs de Massaranduba foram ao Ginásio de Esportes do município com o objetivo de participar de uma audiência pública previamente marcada junto ao DER e à Cagepa para ouvir de representantes dos dois órgãos estaduais informações sobre que providências serão tomadas para solucionar os sérios problemas que penalizam a população.
“Como não apareceu nenhum representante dos dois órgãos estaduais, a população se revoltou, e o que deveria ser uma audiência Manifestação em Massaranduba-PBpública acabou se transformando numa manifestação popular contra o descaso dos órgãos estaduais diante das necessidades e dos direitos dos cidadãos e cidadãs que alimentam os Cofres Públicos do Estado por meio do pagamento de vários impostos”, afirmou o deputado em pronunciamento na Tribuna da ALPB.
Apelos na ALPB - Na semana passada Ivaldo Moraes encaminhou dois apelos ao Governo do Estado, o primeiro deles pedindo ao governador Ricardo Coutinho que determine à Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) providências urgentes com vistas à conclusão da adutora do açude Sindor Ribeiro, no município de Massaranduba.
“Com uma população aproximada de 13 mil habitantes, o município de Massaranduba dispõe de dois açudes grandes, um deles (o açude Sindor Ribeiro) com capacidade para mais de 3 milhões de metros cúbicos de água, mas ainda hoje sofre sérios problemas de abastecimento d’água em razão da falta de providências mínimas por parte dos órgãos encarregados de garantir a regularidade do fornecimento de água aos seus moradores”, ressaltou Ivaldo.
Manifestação em Massaranduba-PB (04)Em relação ao açude Sindor Ribeiro, ele destacou a existência de uma obra paralisada há mais de dois anos que demanda pouquíssimos recursos para ser concluída. “Falo da Adutora de 1.200 metros que necessita apenas de 80 metros de cano e duas bombas para ser concluída”, observou.
Ivaldo Moraes também pediu ao governador do Estado que determine ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em caráter de urgência, a recuperação do trecho da estrada PB-095 que liga os municípios de Massaranduba e Campina Grande.
“Cidade emancipada em 1965, Massaranduba ainda depende de Campina Grande para tudo, tanto para promover o escoamento de sua produção agrícola quanto para abastecer seu comércio e para garantir aos seus jovens a continuação dos estudos, notadamente em cursos de nível superior”, informou.
Ele disse que o deslocamento entre Massaranduba e Campina Grande está praticamente inviabilizado, tendo em vista a quase total Manifestação em Massaranduba-PB (03)inexistência de asfalto na estrada PB-095, que “na verdade não é mais estrada, mas muitos buracos com uma lembrança de estrada dentro, mesmo sendo a extensão da mesma de apenas 16 km, fato que torna necessário o investimento de pouquíssimos recursos para a sua recuperação”.
“Para fazer frente às dificuldades extremas proporcionadas pelos 16 km de estrada de buracos encravada numa região montanhosa, os moradores de Massaranduba acabam gastando três vezes mais do que gastariam se houvesse condições normais de tráfego na PB-095. E para complicar, ainda sofrem a ameaça de ficarem sem o serviço de transporte coletivo, dadas as péssimas condições da referida estrada”, ressaltou.
“Diante de tantas dificuldades – continuou Ivaldo Moraes -, muitos apelos já foram feitos pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores do Município junto aos órgãos competentes; até mesmo equipes de televisão já foram lá fazer matérias mostrando os problemas enfrentados pela população, mas infelizmente até agora nada foi feito. Daí porque a nossa iniciativa de pedir ao governador Ricardo Coutinho que determine aos órgãos competentes de sua administração a adoção de medidas urgentes visando a recuperação, com revestimento asfáltico, da estrada PB-095″.
Texto: Da Assessoria do parlamentar
Fotos: Agência ALPB e assessoria do parlamenta





26 de setembro de 2013

Ingressos falsos também nos jogos do Treze

Presidente do Treze, Eduardo Medeiros, preocupado com a máfia dos ingressos



Recentemente o presidente do Botafogo, Nelson Lira, denunciou a venda de ingressos falsos no jogos de sua equipe. Agora, o presidente do Treze, Eduardo Medeiros entra em cena e anuncia a ação da bandidagem nas partidas realizadas no estádio Presidente Vargas. Somente no jogo do domingo passado (22), quando o Galo enfrentou o Fortaleza foram identificados e recolhidos mais de trezentos ingressos falsos.     

De acordo com o delegado Iasley Lopes, da Delegacia Regional de Polícia Civil de Campina Grandes,  o material falso foi apreendido e passará por perícia. Segundo ele, a Polícia Civil está dando encaminhamentos às investigações. “Estamos trabalhando na identificação desta quadrilha especializada em falsificações de ingressos e em breve colocaremos estes criminosos na cadeia”, disse o delegado.

ALPB realizará sessão itinerante em Serra Branca para discutir violência no Cariri

A AssemblDeputado Carlos Batingaéia Legislativa da Paraíba (ALPB) irá realizar, na próxima sexta-feira (27), uma sessão itinerante na Câmara Municipal da cidade de Serra Branca, com o objetivo de discutir os problemas da segurança pública na região do Cariri Paraibano. A sessão foi proposta pelo deputado Carlos Batinga (PSC).
Batinga destaca que sua proposta é motivada pelo clima de insegurança que assusta a população da região, com arrastões permanentes; assaltos a bancos e correspondentes bancários; invasões de residências na zona urbana e rural; assassinatos, a exemplo da morte do vereador Geraldo Caetano (Déa), de Serra Branca, no mês passado; e a tentativa de homicídio sofrida pelo vereador de Zabelê, José Cabral (PTB), na semana passada.
“A população está amedrontada e o Governo do Estado nada faz. Temos que ter um plano de ação do governo, ouvindo todos os setores da sociedade e classe política. A situação só não é mais preocupante devido ao esforço pessoal, vocacional, da vontade de alguns policias, que muitas vezes não tem o que fazer pela falta de estrutura e contingente”, lamentou.
Batinga pede apoio a todos os deputados e políticos da região, pois o movimento será apartidário. “O movimento é político, por que só assim o Governo faz alguma coisa, mas não é partidário, por isso peço apoio de todos os colegas deputados, independe de conotação política”, afirmou.

Assessoria do Deputado

24 de setembro de 2013

Paraíba 3 X 0 Ceará



Foi um domingo de grandes resultados para o futebol paraibano diante dos representantes cearenses. Na cidade Fortaleza, ao vencer o Tiradentes por um tento a zero, com um gol anotado por Lenílson aos 40 minutos do primeiro tempo, o Botafogo classificou-se para a Série C do próximo ano.

Botafogo já está na Série C 
Afora essa conquista, outra maior pode acontecer. Classificado para os jogos finais da Série D, o representante da Paraíba pode até ser campeão brasileiro da série, com apenas mais dois adversários a enfrentar. Mesmo que não chegue a essa conquista, o Belo já fez bonito e honrou o nosso futebol.

TREZE VENCE FORTALEZA

O outro time cearense que não se deu bem foi o Fortaleza, que perdeu para o Treze por dois tentos a zero, com gols anotados no segundo tempo por intermédio de Jnior Barbosa e Tiago Chulapa, numa partida disputada no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande. Com a vitória, o Treze passou a ocupar o primeiro lugar do grupo na Série C, numa partida em que, mais uma vez, o outro representante da Paraíba fez outra grande apresentação.

Treze brilha na Série C vencendo o Fortaleza e assumindo o primeiro lugar no grupo














Após um início melancólico no campeonato, o Galo da Borborema está encantando a sua torcida e surpreendendo todos os adversários, passando agora de um mero participante a se constituir um possível classificado para a Série B da próxima temporada.

Um domingo paraibano que os cearenses, certamente, querem esquecer, com os clubes tabajarinos vencendo e convencendo. Final: Treze 2X0 Fortaleza e Tiradentes 0X 1 Botafogo, ou melhor, PARAÍBA 3X0 CAERÁ.

O Treze venceu utilizando os seguintes jogadores:

TREZE: Éder; Júnior Barbosa, Pitty, Marco Tiago, Anderson Paim; Escobar, Sapé (Jé), Hudson, Cristian (Rafael Chorão); Túlio (Birungueta) e Tiago Chulapa. Técnico: Luciano Silva.
     

     

21 de setembro de 2013

Paraíba X Ceará: Treze contra contra Fortaleza e Bota diante do Tiradentes





Os times paraibanos, Treze e Botafogo jogam amanhã pelos Brasileiros das Séries C E D e, coincidentemente contra dois clube do Ceará. O Galo, que melhorou consideravelmente a sua posição na tabela de classificação de sua série, ocupando uma colocação entre os quatro primeiros, vai enfrentar o sempre perigoso e experiente Fortaleza, num jogo programado para o estádio Presidente Vargas.


No primeiro encontro entre ambos, na capital alencarina, o resultado foi favorável ao Fortaleza, que por sinal, venceu apertado - 3X2 - num confronto onde o Galo esteve bem e não merecia ter perdido.

Para a contenda deste domingo (22), que começa às 7 da noite, com o apoio de sua torcida, certamente que a história será diferente, com o time paraibano tendo ampla possibilidades de obter outro resultado positivo, levando em consideração a sua boa performance nos últimos jogos. É o que espera a torcida trezeana, agora mais confiante em sua equipe, mesmo com possíveis desfalques por conta de contusão. 

O comando técnico do Treze, por sua vez, apesar de algumas dúvidas para a colocação do time em campo, está confiante, pois o alvinegro conta com um bom plantel e, os substitutos, na opinião do treinador Luciano, são bons jogadores e com condições de entrar a qualquer momento, quando necessário.

Botafogo pertinho da Série C 

Botafogo treinou forte para encarar o Tiradentes
O Botafogo, por sua vez, enfrenta outro cearense, o Tiradentes, também neste domingo(22) e no estádio Presidente Vargas de Fortaleza (até os nomes dos estádios os  mesmos). Com um simples resultado  sem gols o Botafogo já estará na Série C do próximo ano. Um presente para uma torcida que não tem o prazer de ver o seu clube de coração num campeonato brasileiro, faz tempo. Na primeira partida deu Botafogo pelo marcador de dois tentos a um.

O que a torcida do Belo espera é que não se repitam os erros da última partida, quando, principalmente, o sistema defensivo apresentou muitos erros. Do meio campo o treinador Marcelo Villar espera um melhor toque de bola e menos erros nos passes, que proporcionaram contra ataques perigosos do rápido time cearense.

    

Ricardo Marcelo é eleito presidente do Conselho Nacional Deliberativo do PEN-51

O deputado estadual Ricardo Marcelo foi eleito presidente do Conselho Nacional Deliberativo do Partido Ecológico Nacional (PEN-51). A escolha do nome do dirigente da legenda na Paraíba se deu durante reunião na liderança do partido na Câmara Federal, em Brasília, realizada nesta quarta-feira (18).

Presidente da Assembleia Legislativa, Dep. Ricardo Marcelo 
Além da Paraíba, o Conselho conta com integrantes do PEN de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Maranhão, Tocantins e Distrito Federal. Todas as decisões que serão tomadas pela legenda passam pela entidade.
Ricardo Marcelo disse que ficou muito honrado pela confiança que lhe depositaram e afirmou que vai se esforçar para atender as expectativas. O presidente lembrou que o Conselho terá muito trabalho pela frente, uma vez, que este é um ano pré-eleitoral.

“Nós vamos nos esforçar cada vez mais para fortalecer o PEN em todo o Brasil. Este é um partido que tem projetos concretos e que visa promover transformações na vida dos brasileiros. Nossa principal bandeira é o desenvolvimento caminhando lado a lado com a sustentabilidade. Encaramos a política como algo sério, um instrumento de transformação social e sabemos da responsabilidade que temos como dirigentes partidário”, destacou.


ALPB cria espaço para cadastramento biométrico de eleitores


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) passa a abrigar o serviço de cadastramento de eleitores no sistema de biometria da Justiça Eleitoral a partir desta terça-feira (17).  O ambiente para a prestação do serviço foi inaugurado pelo presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), com a presença de técnicos do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), órgão responsável pelo cadastramento.

O serviço funcionará no primeiro andar da ALPB, das 13h às 17h, na segunda-feira, e das 8h às 13h, de terça a sexta-feira. Neste primeiro momento, poderão realizar o cadastramento os deputados estaduais, os servidores da Casa e seus respectivos dependentes. O espaço será aberto também à população, mediante agendamento prévio no sistema da Justiça Eleitoral.
De acordo com o presidente Ricardo Marcelo, a instalação do sistema de biometria na ALPB tem o objetivo de colaborar com a Justiça Eleitoral e dar uma maior comodidade à população e aos servidores da Casa. “O Poder Legislativo está sempre disposto a atender a sociedade, esse é o nosso propósito principal e nós primamos por isso. A Assembleia está aberta à população, dando a assistência necessária, oferecendo os melhores serviços, enfim, abrimos as nossas portas para que as pessoas possam ter acesso e realizar o seu cadastramento biométrico”, comentou.  




Ao todo, nove funcionários da ALPB atuarão diretamente no serviço de cadastramento biométrico dos eleitores, coordenados por um servidor designado pelo TRE-PB. “Os funcionários da casa receberam o treinamento necessário para realizar o cadastramento biométrico. Eles estão preparados para atender aos colegas de trabalho, seus dependentes e o maior universo de pessoas, de forma célere, cômoda, para que eles não precisem enfrentar filas”, comentou Maria Francinete, analista de sistema do TRE-PB.  


Municípios que receberão o sistema de biometria

Os eleitores de vários municípios paraibanos deverão realizar o cadastramento no sistema biométrico até o dia 23 de março de 2014, prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral. São eles: João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Massaranduba, Boa Vista, Lagoa Seca, Mataraca, Cuité de Mamanguape, Capim, Itapororoca, Caiçara, Logradouro, Serra da Raiz, Emas, Catingueira, Olho D'água, Aguiar, Igaracy e Nova Olinda.
Em João Pessoa, para maior comodidade e evitar filas, o eleitor poderá agendar o atendimento diretamente no site do TRE-PB, indicando o dia e horário em que deseja ser atendido. Para isso, basta acessar o link do Sistema de Agendamento da Biometria ou acessar o endereço: http://apps.tre-pb.jus.br/AgendaBiometria/publico/principal.jsp.
Os eleitores do município de Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes já participaram do recadastramento biométrico em anos anteriores.



20 de setembro de 2013

Hervázio diz que oposição tenta interferir em decisão que cabe ao Judiciário



O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, alertou a Mesa Diretora e os deputados estaduais paraibanos que o deputado Gervásio Maia (PMDB) tentou ultrapassar os limites do Poder Legislativo ao enviar requerimento pedindo, de forma equivocada, a prisão do secretário de Saúde do estado, Waldson Sousa, interferindo em uma decisão que só caberia ao Poder judiciário.
“O deputado Gervásio Maia disse na tribuna da assembleia Legislativa e colocou nos portais de notícias da Paraíba que estava enviando um requerimento pedindo a prisão do secretário de Saúde do Estado Waldson  Sousa. É um grande equívoco, é um absurdo, pois  daqui a pouco vai ter deputado querendo interferir no Poder Judiciário. Não Pode, pois quem pode fazer isso é a Justiça, deputado não é corregedor de Justiça, não é juiz e nem desembargador para pedir a prisão de ninguém. Aqui é outro poder. Nós precisamos saber quais são os nossos limites”.
A discussão surgiu após o deputado  do PMDB cobrar da secretaria dessaúde a doação de um medicamento para um paciente com câncer. O líder do Governo, deputado Hervázio Bezerra, está solidário com o paciente, mas lembra que o Estado não é obrigado a fornecer o medicamento. “O medicamento pode ser doado pelo lado humanitário do governo, por intermédio da Secretaria de Saúde, mas não pelo lado da Lei. O próprio secretário já explicou que o Estado não é obrigado a dar o medicamento ao paciente”, finalizou Hervázio.

Gervásio diz que situação foi orientada a votar contra meia-entrada

Orientados pelo Governo do Estado, os deputados da bancada governista na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) mantiveram o veto ao Projeto de Lei, de autoria do deputado Gervásio Maia (PMDB), que estabelece o benefício à meia-entrada para professores da rede pública e privada de ensino.
GERVASIO SESSÃO ORDINÁRIA (87)O veto 202/13 encaminhado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e aprovado pelos deputados de situação é referente ao projeto de lei 1.411/13 que teria como finalidade garantir a meia-entrada aos docentes com a apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com anotação de cargo de professor, contracheque, carteira de identificação profissional emitida por sindicato, associação de professores ou de magistério, com devido reconhecimento, ou carteira de identificação de benefício de meia-entrada, emitida por entidade estudantil autorizada com anotação de “professor”.
Durante a votação realizada em sessão ordinária na ALPB, o deputado Gervásio fez um apelo aos parlamentares que compõe a bancada do governo na Casa e explicou a importância do benefício como forma de compensar a categoria pelos baixos salários e incentivar a participação da classe em atividades que promovam a cultura.
“Tudo o que for feito para prestigiar os professores é válido. Entendemos que se faz necessário apresentar formas de compensação ao Magistério, como estímulo à participação em eventos culturais”, ressaltou Gervásio.
A meia-entrada já é garantia para a categoria em algumas unidades da federação. No Maranhão, a lei 9.683/12 já assegura aos professores o acesso a estabelecimentos com o desconto de 50%. No Distrito Federal o benefício é garantido pela lei 4.820/12, além do Estado de São Paulo que também teve sancionada uma lei que determina os direitos.
“Já existem leis semelhantes em outros Estados que os educadores têm o direito ao benefício da meia-entrada em estabelecimentos comerciais, cinemas, casas de espetáculos, teatros, campos de futebol, entre outros”, destacou o parlamentar.
Fonte: Da Assessoria do parlamentar
Foto: Agência ALPB