30 de agosto de 2013

Botafogo x Central: EU ACREDITO NO BELO!

Botafogo cumpre um compromisso importante neste domingo (1º/9) diante do Central numa partida ansiosamente esperada pelos seus torcedores. É o início da arrancada final para chegar à Série C, um sonho que deixa a torcida assanhada diante, quem sabe, até da conquista do Brasileiro da Série D.

Após este mata-mata contra os pernambucanos da terra de mestre Vitalino, ficará faltando apenas mais duas partidas, que levarão o clube mudar de série, no mínimo, levando-o à fase final e  com a condição de também chegar ao título. Já é pedir demais para um clube que deu um verdadeiro salto na sua trajetória, especialmente ao ganhar um campeonato que parecia perdido, ensejando-lhe a condição de seguir outros caminhos, após quase dez anos de ausência das competições nacionais, um jejum que incomodava.
Botafogo pertinho da Série C

Portanto, esta partida deste domingo, em Caruaru, se reveste como da maior importância às pretensões do Botafogo, merecendo, portanto, uma atenção especial da torcida, através do comparecimento ao estádio Lacerdão. A torcida que tem sido um décimo segundo jogador e de uma positiva presença nos jogos do campeão paraibano tem por assim dizer, a obrigação de acompanhar o alvinegro até Caruaru e empurrar o time a um resultado positivo, onde até um empate será ótimo, para que no jogo da volta a equipe faça o seu dever de casa sem muitas dificuldades. Por tudo o que foi feito até agora pelo elenco da estrela vermelha,   eu acredito no Belo.         

29 de agosto de 2013

Treze derrota RB e fica perto de sair da zona de rebaixamento

TREZE vence Rio Branco de virada: 2x1



O Treze venceu o Rio Branco do Acre, virada, por 2 a 1, nesta quarta-feira (28), e continua a sua busca por uma melhor posição no Campeonato Brasileiro da Série C. Com a vitória o Galo da Borborema chega aos 17 pontos na tabela, mesma pontuação do Cuiabá, primeiro time fora da zona de rebaixamento, com o clube cuiabano na oitava posição apenas pelo saldo de gols. Na luta contra o rebaixamento, o Alvinegro continua com chances de classificação, já que está a apenas quatro pontos do G4.
  Os tentos da sensacional virada de placar desta quarta foram marcados todos na etapa de complemento. Marcelo Brás anotou para o Rio Branco, abrindo o marcador, enquanto Glauber, depois de cobrança de escanteio, desviou e marcou, aos 22 minutos. Aos 42, o estreante Giancarlo colocou o Treze em vantagem: 2 a 1 para o Alvinegro.
A próxima partida do Treze no Campeonato Brasileiro da Série C está marcada para quarta-feira (04) às 20h30, quando vai receber o Baraúnas-RN, no PV.  Vencendo, o Galo sai da zona de rebaixamento.

O Treze venceu utilizando os seguintes jogadores: Éder; Hudson, Pitty, Gláuber, Júnior Barbosa; Sapé, Anderson Paim (Jé), Téssio (Giancarlo), Cristian; Túlio (Birungueta) e Tiago Chulapa. Técnico: Luciano Silva.

 Rio Branco: Douglas; Felipinho, Leandro Camilo, Eric e Pedro Henrique; Leandro, Paulinho Pitbull, Geovani e Testinha; Lucas e Marcelo Brás.






Assembleia da PB recebe visita do presidente da ALRN




     



A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) recebeu nesta quarta-feira (28) a visita do presidente da Assembleia do Rio Grande do Norte (ALRN), Ricardo Mota. Ele foi recepcionado pelo presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Ricardo Marcelo, e o segundo secretário Arnaldo Monteiro. Na pauta do encontro a cooperação institucional e administrativa que as duas casas legislativas mantêm há alguns meses.
O deputado Ricardo Mota comentou o esforço da casas legislativas em ampliar a transparência de suas ações. Ele destacou as parcerias que a ALRN tem realizado para que as Câmaras Municipais também possam ter espaço na programação da TV Assembleia do Rio Grande do Norte.
Para o presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo, esse intercâmbio com os dirigentes das assembleias legislativas do País tem ajudado a Assembleia da Paraíba a melhorar o seu funcionamento. Ele explicou que essa relação entre os presidentes tem tornado ainda mais produtiva a administração da Casa. “É uma troca de informações em que nós aprendemos muito e corrigimos algo que não esteja caminhando bem. Nós contribuímos com eles e, não podia ser diferente, recebemos contribuições importantes para avançar na nossa missão como casa legislativa”, destacou.
Ricardo Mota visitou ainda o plenário da Casa, cumprimentou deputados presentes à sessão ordinária e funcionários.

Fotos: Aguinaldo Mota/ALPB

27 de agosto de 2013

Resultado final de Concurso da ALPB será conhecido até 2 de setembro


O resultado final do Concurso Público para provimento de cargos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve ocorrer até o próximo dia 2 de setembro. A homologação do resultado, então, acontecerá até o dia 2 de outubro por parte da Mesa Diretora da Casa.




A partir da homologação do resultado, a Assembleia da Paraíba terá o prazo de dois anos para a convocação de todos os aprovados dentro do número de 110 vagas oferecidas na sua abertura. Para o cargo de procurador é oferecida uma vaga, duas para analista legislativo, 16 para assessor técnico legislativo, 71 de assistente legislativo e 20 de consultor legislativo.
As provas da primeira etapa do Concurso foram realizadas no dia 7 de abril deste ano, com 24.285 pessoas participando da seleção. No dia 7 de julho, foi realizada a segunda etapa para os cargos de assistente legislativo e de procurador. O presidente da Comissão Organizadora do Concurso, Marco Villar, esclarece que o provimento dos cargos ficará a critério da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação por cargo. Os candidatos aprovados, conforme disponibilidade de vagas, terão sua nomeação publicada no Diário Oficial do Estado.
Antes da posse, os candidatos habilitados serão submetidos à Investigação Social sob responsabilidade da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, conforme previsto em edital.

25 de agosto de 2013

Botafogo ganha e Treze perde





O final de semana somente foi bom para o Botafogo, que venceu neste domingo (25)  por 4 tentos a dois a equipe da Juazeirense da Bahia. O Treze,  por sua vez, não foi feliz e perdeu para o Sampaio Corrêa, em jogo realizado em São Luis, pelo mesmo placar, 4X2.

No jogo de João Pessoa, diante de seu público, o Botafogo encontrou uma certa dificuldade para bater o time baiano. Após abrir o marcador, sofreu o empate e chegou a perder o primeiro tempo por dois tentos a um. Não esteve bem na primeira fase do jogo, quando mostrou um time afobado, pecando nos passes e ensejando ao adversário a contra-atacar com perigo em diversas oportunidades.

No tempo complementar, o alvinegro buscou jogar mais aberto, diminuiu os erros de passe e conseguiu empatar no momento preciso, ensejando-lhe a condição de virar o marcador e marcar mais um tento numa cobrança de penalidade máxima, quase no final do jogo. Uma vitória justa para quem errou muito na etapa inicial, mas, soube mudar a forma de jogar na etapa complementar, fazendo valer a sua melhor condição técnica.

O representante baiano mostrou muita disposição e vontade de jogar, mas não suportou um time que, desde o início da competição mostrou melhor padrão de jogo,  terminando por obter o primeiro lugar do grupo.



O outro representante paraibano mesmo jogando um excelente primeiro tempo perdeu um jogo que poderia ter sido diferente. Primeiro faltou ao Galo caprichar mais na complementação das jogadas, aproveitando-se do domínio que exerceu no  ante um Sampaio Corrêa que, para que viu o jogo na TV, não mostrou um futebol que justifique a posição de destaque que ocupa na tábua de classificação. Uma falha do goleiro Éder e uma arbitragem atrapalhada do juiz da Federação de Tocantins, que marcou dois pênaltis, onde pelo menos  um, não existiu, o resultado não representou o que foi o jogo durante os noventa minutos.

Tecnicamente, durante os noventa minutos, o que se viu foi um Treze melhor do que o Sampaio, mas que não soube, também, traduzir a sua melhor presença em campo, único resultado que lhe interessava, a vitória. Coisas do futebol. Agora é tentar vencer o lanterna Rio Branco, nesta quarta-feira (28) e tentar nos jogos de Campina Grande não perder, para só assim sair dessa situação angustiante para a sua torcida.


      

23 de agosto de 2013

ALPB homenageia Jornal Correio pelos 60 anos de existência


21-8-13_JG 60 ANOS DO JORNAL CORREIO-PB (96)A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) homenageou o Jornal Correio da Paraíba pelo aniversário de 60 anos, durante sessão solene na quarta-feira (21), e concedeu a Medalha Epitácio Pessoa à diretora executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Lins de Albuquerque Ribeiro Teixeira de Carvalho.
A sessão especial  de autoria dos deputados Iraê Lucena (PMDB) e João Gonçalves (PEN) contou com a participação dos parlamentares, familiares, amigos e funcionários da empresa.
Durante a solenidade, os parlamentares do Poder Legislativo ressaltaram a importância do Jornal Correio para a comunicação do Estado. “Não poderíamos deixar de reconhecer e prestigiar este veículo que faz 60 anos de existência, pela contribuição e desenvolvimento político e social no nosso Estado”, destacou a deputada Iraê Lucena, que na ocasião parabenizou a imprensa estadual.
“Nós homenageamos uma das maiores empresas de comunicação na Paraíba, mas também estamos reverenciando todos aqueles que21-8-13_JG 60 ANOS DO JORNAL CORREIO-PB (2) fazem a imprensa local e que compõem o jornal correio ou que passaram por lá”, disse a parlamentar.
Já o deputado João Gonçalves, propositor da entrega da maior honraria da Casa, que é a Medalha Epitácio Pessoa, se emocionou ao elogiar a homenageada pelos relevantes serviços prestados a sociedade paraibana. “Ela é uma pessoa empreendedora, eficiente, dentro de um meio tão difícil que é a comunicação. É uma mulher do bem, pacifista, embaixatriz e uma mulher feliz”.
A diretora executiva do Sistema Correio dedicou a honraria às mulheres da Paraíba e do Brasil. “Eu estendo esta homenagem às todas as mulheres paraibanas, brasileiras, guerreiras que procuram ocupar o seu espaço no mercado, cada uma na sua missão. Mulheres que trabalham com amor, dedicação e compromisso. Receber esta medalha da ALPB é uma grande responsabilidade, pois Epitácio Pessoa foi um homem público que deixou um grande legado para a população”, explicou Beatriz Ribeiro.
21-8-13_JG 60 ANOS DO JORNAL CORREIO-PB (115)O empresário Roberto Cavalcanti dedicou os 60 anos de conquista do jornal impresso à todos os funcionários que compõem o sistema de comunicação. “Esta celebração é bastante gratificante aos filhos, pois é assim que chamamos a família Correio. O sistema é um filho que completa 60 anos, um filho maduro, finalizou o proprietário da empresa de comunicação.
Além dos deputados João Gonçalves e Iraê Lucena, estavam presentes na solenidade os deputados Domiciano Cabral (Democratas), Branco Mendes (PEN), Antônio Mineral (PSDB), Janduhy Carneiro (PEN), Daniella Ribeiro (PP), Toinho do Sopão (PEN), Jutay Meneses (PRB) e Trócolli Júnior (PMDB), que presidiu a sessão.

Texto: Alexandre Kito/ALPB
Fotos: Josivan Gomes/ALPB

Treze enfrenta Sampaio neste domingo



Treze segue confiante para enfrentar o Sampaio


Com treinamentos reiniciados na última quarta-feira (20) após a vitória diante do Cuiabá, jogadores trezeanos retornaram aos treinamentos visando o jogo de domingo (25) diante do Sampaio Correia, em São Luis do Maranhão.
Os atletas e comissão técnica sabem das dificuldades que vão enfrentar na partida deste final de semana, haja vista, ser o time maranhense uma equipe bem entrosada, razão maior dos resultados positivos e a boa campanha que realiza.
Trata-se de um clube historicamente do mesmo nível do Treze, apenas levando essa vantagem, por conta da manutenção de praticamente a mesma equipe nos dois últimos anos.
A partida realizada no estádio Nhozinho Santos, às 19 horas, com a cobertura para todo o país, através da TV Brasil.
De São Luis o Galo seguirá para o Acre, onde enfrentará na quarta-feira (28) a equipe do Rio Branco, às 21 horas no estádio Arena da Floresta.      


Botafogo quer o primeiro lugar do grupo

 
Botafogo enfrenta o a Juazeirense neste domingo no estádio Almeidão dando continuidade à sua participação da Série C do Brasileiro. A meta da direção técnica e dos jogadores é obter um resultado positivo o que dará ao representante paraibano o primeiro lugar no grupo. 

 Ficando no primeiro lugar o clube decidirá a classificação na etapa seguinte jogando em casa, o que significa jogar com o apoio de sua torcida, representando uma grande vantagem em relação aos seus adversários.
A partida diante da Juazeirense será às 16 horas, no estádio Almeidão, esperando os dirigentes do belo uma grande presença da torcida, pois o time já está classificado.

20 de agosto de 2013

Galo vence mais uma:Treze 2 x 0 Cuiabá


O Treze obteve mais um importante resultado no Campeonato Brasileiro da Série jogando na tarde deste domingo, no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande. Derrotou o Cuiabá, por 2 a 0, no primeiro jogo do returno da competição.  Os gols foram anotados por Jean, contra, na etapa inicial, cabendo a  Cristian assinalar mais um para o Galo da Borborema no segundo. O mesmo Cristian ainda perdeu um pênalti na etapa final.

Torcida trezeana compareceu ao PV e mostrou a força dos paraibanos

Agora, o Treze chegou aos 14 pontos, ainda na zona de rebaixamento, mas a diferença para o Brasiliense, que é o primeiro time fora, com 15. O Cuiabá com o resultado deixa o G4, com 17 pontos, na sexta colocação, um ponto a menos do que Santa Cruz, que tem 18, em quarto.


A partida foi de domínio total do Treze e como era esperado, o time da Paraíba iniciou a partida com o ataque sendo a sua opção, tentando chegar de todo jeito ao primeiro gol. o Cuiabá soube suportar a pressão inicial e chegou até a melhorar o seu rendimento, mas errava muitos nos passes,no que era seguido pelo Treze, que, no entanto, tinha mais posse de bola

Depois de muito insistir somente aos 45 minutos, numa investida pela direita a bola foi cruzada na área pelo ala Hudson e  o zagueiro Jean jogou contra o seu próprio gol, numa dividida com Túlio Renan, que também disputava o lance.

Na etapa complementar com as mudanças introduzidas, o Treze chegou ao segundo gol, aos 23 minutos com Cristian  lançado na área e tocou na saída de João Paulo.
No final a vitória do Galo foi das mais justas, pois foi quem mais procurou o gol, contra um Cuiabá fraco ofensivamente e que não justificou o motivo de ter goleado o Treze na partida realizada no Mato Grosso.  


17 de agosto de 2013

Treze e Botafogo têm jogos importantes neste domingo

Treze e Botafogo têm jogos importantes neste domingo (18) pelo Brasileiro das Série C e D, com jogos programados para Campina Grande e Itabaiana (Sergipe).

Torcida promete apoia o time contra o Cuibá. Vitória diante do Rio Branco
deixou torcedores mais animados
Na cidade Rainha da Borborema, no estádio Presidente Vargas, o Galo terá pela frente o Cuiabá, após uma boa vitória ante a representação do Rio Branco na última quarta-feira, quando venceu por três tentos a zero, fazendo uma regular apresentação.
Para o jogo diante do time mato-grossense a torcida promete empurrar o time, pois uma vitória abre novas perspectivas com relação ao futuro da equipe. Vencendo, o time campinense pode disparar e encostar nas demais equipes e, quem sabe, até se aproximar do grupo dos quatro. Mantendo uma melhor regularidade será possível, no mínimo, permanecer na Série "C", o que já seria bom para quem não soube se preparar para a competição.

Um jogo decisivo para o Botafogo

Treinador Marcelo Villar confiante numa vitória 
Para o Botafogo a partida contra o Sergipe é decisiva, pois uma vitória ou pelo menos um empate deixa o time praticamente classificado para a outra etapa do campeonato da Série "D". 
Caso aconteça uma derrota do Conquista na partida deste sábado (17), contra o CSA, em Maceió, apenas um empate resolve a vida dos paraibanos.

Sem problemas para o jogo, treinador Marcelo Villar deve manter a mesma equipe que terminou o jogo contra o CSA,   inclusive mantendo Fausto no comando de ataque em substituição ao atacante Warley. Caso não ocorra esta mudança de início, sinceramente, ninguém irá entender a posição do treinador, às vezes, um verdadeiro teimoso. 

Conhecendo a Assembleia Legislativa da Paraíba


ALPB pede apoio da bancada federal sobre crise do Programa do Leite

Deputado Assis Quintans (Democratas)Adicionar legenda



A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) solicitou o apoio da bancada federal no Congresso Nacional para pedir providências junto ao Governo Federal sobre crise enfrentada pelo Programa do Leite no Estado. A solicitação foi realizada nesta quarta-feira (14) em Brasília, através da Frente Parlamentar de Combate a Seca da ALPB.
  O presidente da Frente Parlamentar, deputado Assis Quintans (Democratas), esteve reunido com a bancada federal e pediu para que as autoridades chamem para si a responsabilidade de defender a permanência do Programa para o benefício dos agricultores rurais.
Os representantes do Poder Legislativo da Paraíba encaminharam um ofício cobrando do Governo Federal a ampliação do teto financeiro de R$ 4 mil para R$ 20 mil por produtor e por semestre. Além do realinhamento de acordo com a inflação, reajustando o valor pago pelo beneficiamento por litro de leite. Segundo Quintans, em 2003 era de R$ 0,40 e em 2012 de R$ 0,50 pela prestação dos serviços dos laticínios. Como a inflação do período foi da ordem de 62%, o realinhamento no período deveria ser de R$ 0,20.
O deputado disse que a iniciativa do pedido partiu da preocupação com a possibilidade da extinção do Programa do Leite em todo o Estado. “Fiquei perplexo ao ler um artigo de autoria do presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Lau Siqueira, em que ele retrata a grave crise que pode levar ao fim do programa.
De acordo com o presidente, os principais fatores são: a estiagem, devido aos problemas causados pela seca; a fraude, pela roubalheira que gerou; e o Governo Federal por estabelecer regras surreais para a execução da ação”, ressaltou o parlamentar.

Sobre o Programa - O Governo da Paraíba mantém parceria com o Governo Federal na implementação do Programa Leite da Paraíba desde 2003 e chegou a beneficiar diariamente 128.000 famílias entre agricultores, crianças, gestantes nutrizes e idosos, se constituindo em importante instrumento na alavancagem da atividade pecuária do Estado, gerando ocupação e renda no campo.
Estudos confirmaram que eram gerados em média 2,2 ocupações diretas em cada unidade de produção ligada ao Programa, permitindo desta forma a permanência do homem no campo com distribuição de riquezas e oportunidade de emprego.
Segundo o presidente da FAC, a Paraíba estava acostumada com a distribuição diária de 120 mil litros de leite. Atualmente, distribui apenas 21 mil litros, mas já chegou a distribuir apenas 6 mil litros. Ele disse ainda que as regras do convênio com o Governo Federal criaram uma triste realidade: caso 100% dos 2.328 produtores de leite aptos a fornecer ao programa estivessem fornecendo, não passaríamos dos 47 mil litros diários, o que são regras impostas consideradas irreais, pois é menos da metade da demanda de 120 mil litros. 

Texto: Alexandre Kito - Assessoria ALPB

15 de agosto de 2013

Treze vence e artilheiro marca: 3 X 0


Torcida do Treze no Presidente Vargas (Foto: Jackson Rodineli / TV Paraíba)
Mesmo após a goleada contra o Santa, torcida não abandona o Galo e empurra o time contra o Rio Branco do Acre
Bastou o retorno de um verdadeiro atacante e goleador para que o Treze desenvolvesse um melhor poder ofensivo, tendo como resultado uma vitória fácil diante do Rio Branco do Acre, Três tentos a zero, com um dos gols anotados pelo comandante de ataque Tiago Chulapa, foi pouco, para um domínio completo do Galo durante os noventa minutos. Os demais tentos do vice-campeão estadual foram anotados por Túlio Renan e Negretti.
Treze x Rio Branco Série C (Foto: Jackson Rodinneli / TV Paraíba)
Chulapa voltou e marcou (Foto: Jackson Rodinneli)
Não foi uma partida primorosa do time alvinegro, porém, ficou claro que a equipe necessitava de um jogador mais experiente e com faro de gol, aspectos que sobram em Chulapa, artilheiro do Treze no campeonato que passou, ficando atrás apenas do Warley.
Com a vitória o Treze chega aos 11 pontos, podendo melhorar ainda mais a sua posição na partida de domingo contra o Cuibá, jogo que será em Campina Grande, com o apoio de sua torcida, que ficou feliz e vibrou com os três pontos obtidos. 

Assembleia realiza sessão itinerante em Guarabira na sexta-feira


14-8-13_JG SESSÃO ORDINÁRIA (14)

A Assembleia Legislativa da Paraíba realiza sessão itinerante, na Câmara Municipal de Guarabira, sexta-feira (16), a partir das 9h, para discutir a possibilidade de inclusão dos municípios da Borborema e Agreste como áreas de clima semiárido. A sessão é uma propositura do deputado estadual Frei Anastácio (PT).
 Segundo o parlamentar, a sessão é fruto de solicitação de sindicatos rurais, da ASA – Articulação do Semiárido – e Polo Sindical da Borborema.  “Essa proposta surgiu em reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarabira, onde tivemos a participação dos sindicatos rurais de Alagoa Seca, Matinhas, Guarabira, Alagoa Nova, Lagoa de Dentro, Peõezinhos, Massaranduba, Pilões, Serra Redonda, Alagoinha, Pirpirituba, Cuitegi, Belém, Mulungu, Sertãozinho e Mari, bem como representantes do crédito Agrícola do Estado e do projeto de assentamento da reforma agrária Redenção, no município de Pilões, além do deputado federal Manoel Júnior”, disse o deputado.
 Frei Anastácio explicou que na última atualização, não houve inclusão de municípios que poderiam ser considerados semiáridos, que poderiam ter sido incluídos nessas condições. “Com essas regiões incluídas no semiárido, seria possível conseguir recursos do governo federal para minimizar os efeitos da seca”, destacou.
O deputado afirma que considerada zona de transição da Zona da Mata paraibana e Sertão, o Agreste possui características prementes determinadas que se adequam ao que determina a lei federal como caracterização de regiões semiáridas.
“Sendo assim, é preciso reunir material substancial para que dessa sessão possa sair um documento, atestado pela Casa de Epitácio Pessoa, UFPB, UFCG e todos os segmentos, que possibilitem referendar a reivindicação, que será entregue a presidenta Dilma e ao Ministério da Integração Nacional”, explicou o deputado,
O petista acrescentou que uma nova janela de inclusão de regiões no Semiárido será aberta em 2014 e é preciso acelerar os estudos e reunir os documentos necessários para que essa região seja contemplada.

Fonte: Assessoria do Deputado Frei Anastácio
Foto: Josivan Gomes/ALPB

ALPB homenageia CGU com Diploma de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa da Paraíba comemorou os 10 anos da Controladoria Geral da União (CGU) com uma sessão especial realizada nesta quarta-feira (14). Durante o evento, a instituição também foi homenageada pela Casa com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito.
A deputada Iraê Lucena (PMDB), autora da proposta, iniciou a sessão parabenizando14-8-13_AC SESSÃO ESPECIAL-CGU (20) a CGU pelo trabalha realizado durante os 10 anos de existência. Iraê ressaltou ainda a importância do Legislativo em destacar os serviços prestados pelo órgão para beneficiar a sociedade.
“Não podemos deixar de reconhecer este trabalho de controle social e transparência pública. Esta é uma 14-8-13_AC SESSÃO ESPECIAL-CGU (30)homenagem a todos os membros, servidores e técnicos que fazem essa Controladoria na Paraíba. Não podemos esquecer que foi a partir do portal da transparência que a gestão do Poder Público começou a ser mais claro, e essa foi uma criação da CGU”, destacou a parlamentar.
Durante a sessão, o chefe da unidade regional da Paraíba, Fábio da Silva Araújo, explanou as atividades desenvolvidas pela Controladoria Geral da União e apresentou toda estrutura da instituição através de slide.
O controlador falou sobre a realização de concursos, a melhoria na remuneração e capacitação dos servidores, a parceria com outros órgãos de defesa do Estado e a criação de uma secretaria voltada a prevenção da corrupção, além das denúncias apuradas, que já chegam a mais de 10 mil. “De acordo com o que entendemos por melhoria de trabalho, sei que temos tentado percorrer esse caminho para o aperfeiçoamento”, disse Fábio Araújo.
A comemoração que contou com a participação dos servidores da CGU, também teve a presença do deputado Trócolli Júnior (PMDB); o promotor de justiça Raldeck de Oliveira; o representante do Tribunal de Contas da Paraíba Oscar Mamede Santiago; o representante do Tribunal de Contas da União Rainério Rodrigues Leite, o tenente coronel Francisco Alexandre da Paixão e o secretário adjunto da Transparência Pública de João Pessoa, Ronald Lins.
Sobre a CGU - Criada em maio de 2003, a CGU atua como típica agência anticorrupção brasileira, desenvolvendo ações que envolvem desde a orientação aos gestores para o aperfeiçoamento da gestão, até medidas repressivas aos atos de improbidade e corrupção.
O incremento da transparência, o incentivo ao controle social dos gastos do Governo Federal e o uso estratégico da informação por parte da Administração são elementos centrais do trabalho da Controladoria. Além disso, a CGU tem buscado, cada vez mais, a integração entre os diferentes órgãos de defesa do Estado, bem como entre diversos organismos e instituições internacionais, visando à formulação de novas estratégias para o enfrentamento de um problema que afeta todos os países.

 Texto: Alexandre Kito
Fotos: Arnóbio Costa

13 de agosto de 2013

O novo amor botafoguense



Já vimos esse filme. Tira fulano, coloca Beltrano! Era o grito da torcida “P” da vida com Warley. O homem ta acabado! Não sabe mais fazer gols! Fausto, Fausto!!!
A vontade do torcedor era ver Fausto no comando de ataque do Belo e fazendo os gols que, o artilheiro de três temporadas, o W-9, deixou de fazer nas últimas partidas.   A torcida não costuma perdoar quando as coisas não vão bem. Para o apaixonado do futebol a diferença entre amor e ódio é mínima. É um amor bandido, traíra mesmo, que muda repentinamente.
A interrogação deve estar perturbando a mente do treinador Villar. O que foi que eu fiz? Resposta de quem tem vários anos de quilometragem neste mundo louco do futebol: o senhor, seu Villar, demorou a fazer a mudança, esquecendo-se que a voz da torcida deve sempre ser atendida, pois quem está com os fundilhos no cimento, às vezes quente da arquibancada, ou no caso do Almeidão naquelas “poltronas” que só cabem meia bunda, sabe das coisas, observa o jogo mais do que ninguém. Ou será que dois olhos do treinador vêm melhor do que os olhares de uma torcida.
Sabemos perfeitamente da qualidade técnica do W-9, carinhosamente assim chamado pelos torcedores do time da estrela vermelha. Mas, a fase não é boa e, para não queimar o artilheiro, nada melhor do que oferecer-lhe um trabalho de bancário. Talvez no banco, fugindo um pouco das críticas e deste repentino amor, dessa traição benéfica para o Bota, por conta de alguém que caiu nas graças da galera, o Fausto, o treinador deixe de ser chamado de intransigente, cabeça-dura, para não dizer aquilo que o torcedor grita nos estádios quando o treinador é teimoso. E, convenhamos, o amigo Villar é mesmo ranzinza.
Agora é torcer para que o Warley volte a ser aquele artilheiro de antes, pois a sua saída precisa ser entendida como um problema de ordem técnica e por uma imposição de momento, momento este que é de Fausto, que entrou bem, fez dois gols quando a coisa estava feia e, como disso antes, é um amor novo da torcida, que será sempre, assim, apaixonada por quem lhe proporcione mais alegria. Villar não tem o que reclamar. Pelo contrário, é dizer “obrigado torcedor, obrigado Fausto! E o Fausto ter cuidado, pois vida de artilheiro não é fácil. Warley que o diga.