28 de fevereiro de 2013

TV Assembleia com programação em canal aberto

Ainda neste ano, a TV Assembleia estará oferecendo ao telespectador paraibano toda a sua programação em canal aberto. Para tanto, estão sendo ultimados os detalhes técnicos que viabilizarão as transmissões, através do Canal 40, com imagem em FULL HD.
Esses equipamentos, adquiridos recentemente já estão em funcionamento oferecendo aos que acompanham a emissora do Poder Legislativo uma excelente qualidade de imagem.

UEPB: a greve continua




Os professores e funcionários da Universidade Estadual da Paraíba continuam em greve por conta de percentuais de aumento que melhore as suas condições de vida. O filme que se assiste é o de sempre. É a reprise da desatenção e do pouco caso com os que fazem a educação. Um problema crônico, que, sabemos, não é somente na Paraíba e no âmbito da UEPB. O Brasil como um todo pouco valoriza os seus professores. Aliás, digo melhor: os dirigentes desta nação. A verdade é que, o tempo passa e não muda o tratamento para com os educadores, formadores de cidadãos, responsáveis pela preparação de gente qualificada para gerir os destinos deste país. Não se faz uma nação desenvolvida com gestos e ações clientelistas. Essas bolsas da vida distribuídas pelo governo aos mais carentes podem diminuir os efeitos danosos da fome, mas, a ausência de educação significa atraso para o povo. Boas escolas, boas universidades e bons professores, representam os caminhos para a melhoria geral da vida de um povo. O governo e a classe política  brasileira precisam acordar.      

26 de fevereiro de 2013

Campinense joga pelo empate

Para o jogo do próximo domingo, no estádio O Amigão, em Campina Grande, o Campinense Clube necessitará apenas de um resultado mínimo, pois no jogo realizado em Fortaleza, o time paraibano perdeu por dois tentos a um. O gol fora de casa lhe dá esse direito, enquanto um resultado igual levará a decisão para as penalidades.    

Saudades da TELPA

Gilson Souto Maior
A TELPA -Telecomunicações da Paraíba S/A, foi uma empresa que marcou a vida dos paraibanos pela competência no atendimento oferecido no dia-a-dia de seus clientes e pelo comprometimento de seus diretores e colaboradores (assim eram chamados os empregados) na prestação de um serviço de qualidade. Ela deixou, realmente, saudades, especialmente para aqueles que hoje sentem as dificuldades em realizar um simples pedido de transferência de uma linha telefônica. É difícil conversar com uma máquina, onde as perguntas gravadas e feitas ao cliente tiram-lhe a oportunidade do diálogo, da comunicação deve ocorrer, ou seja, de perguntas e respostas e não do: “se desejar isso” aperte o 1 – “se não tecle 2” – “3 para isso”, “4 aquilo”, e , por aí vai. Não existe mais aquela conversa franca, de orientação, de gente ao invés de uma máquina. Minto. Uma máquina sim, mas humana, criada por Deus, com sensibilidade, capaz de expressar simpatia, carinho, cuidado e um bom atendimento. Que saudades da TELPA!
Mas, a minha saudade da empresa para qual trabalhei boa parte de minha vida, aumentou quando, recentemente, entrevistei no programa “Memória.DOC” da TV Assembleia Legislativa, o executivo Manoel de Deus Alves, que dirigiu a empresa ocupando diversas posições. Foi competente em diversas funções. Foi diretor administrativo-financeiro e presidente de uma prestadora de serviços de telecomunicações, que sempre ocupou os primeiros lugares no ranking da TELEBRÁS, fruto de suas excelentes qualidades de atendimento e de prestação de um serviço elogiado por todos. Manoel de Deus, ao lado de Jost Van Damme, Antonio Durão, Bernardino Bandeira, Luismar Resende, Carlos Alberto Nunes, Getúlio Dias Fernandes, Gervásio Maia, Vanildo Wanderley, Aracilba Rocha, Waldir dos Santos Lima, foi, na verdade, uma cabeça pensante, sempre buscando tenazmente a “QUALIDADE”. Quem passou pelos quadros da TELPA lembra muito bem o permanente programa desenvolvido pelo setor de Recursos Humanos, na busca do aprimoramento profissional dos colaboradores da empresa. Manoel de Deus sempre esteve à frente desses treinamentos, que eram dirigidos não apenas aos integrantes mais graduados. Para ele, todos integravam “UM TIME DE QUALIDADE DA TELPA”, com a obrigação de jogar certo, isto é, ter “o cliente sempre em primeiro lugar”, Aliás, um slogan que mudou quando ele entendeu com companheiros de direção, que a busca pela qualidade transformou o dia-a-dia da empresa “EM COMUNICAÇÃO COM PRECISÃO”. Ressalte-se que os slogan’s eram escolhidos através de concurso com a participação dos próprios colaboradores.
Na minha conversa com Manoel de Deus Alves tive a oportunidade de, nas palavras de um homem inteligente, mas, de uma simplicidade pouco comum em quem dirige, conhecer e oferecer aos telespectadores, a história da telefonia paraibana, desde a ETP – Empresa Telefônica da Paraíba, passando pela TELINGRA, que foi responsável pela aquisição dos sistemas municipais então existentes, até o final da década 70.
Ele falou sobre a integração de todos os municípios do estado – na época 178 – o DDD/DDI até na área rural e rodovias, através de Postos de Serviços e TP’s (telefones públicos) e a chegada da telefonia celular, inicialmente em Campina Grande e João Pessoa e, em pouco tempo, alcançando toda Paraíba.
Foram muitas conquistas da TELPA, segundo Manoel de Deus, que num determinado momento da entrevista fez questão de ressaltar a importância de Aluísio Monteiro, como um grande nome da história das telecomunicações, numa época onde tudo era muito difícil e ausência de apoio para investimento praticamente não existia.
E o final da conversa não poderia ser diferente. Para esse grande paraibano da pequenina Caiçara, tudo o que fez com que a TELPA fosse motivo de elogios em termos administrativos e de reconhecimento nacional pelo seu padrão de qualidade, deve-se creditar aos seus colaboradores, segundo ele, “UM TIME DE QUALIDADE” e de amigos, nesquecíveis.” 
Não podemos negar que hoje vivemos um novo momento. Que o telefone pode ser adquirido com mais facilidade e que as empresas que estão no mercado aumentaram estupidamente as possibilidades de comunicação. Sem querer falar no aspecto qualidade no que hoje é oferecido pelas empresas que aí estão, afirmando:      TENHO SAUDADES DA TELPA. E VOCÊ?

21 de fevereiro de 2013

Entrevista com Manoel de Deus Alves

 Manoel de Deus Alves conta sua trajetória como administrador de diversas empresas no estado da Paraíba. Este vídeo/documento, foi gravado para a TV Assembléia da Paraíba, no mês de fevereiro de 2013.

Outros artigos do jornalista Gilson Souto Maior

Paraíba: um radiojornalismo enfraquecido
Não é de hoje que apresento críticas ao jornalismo praticado pelas emissoras paraibanas, claramente partidário por parte de algumas emissoras. Jornalismo com partidarismo não é jornalismo, muito menos com interesses pessoais e esquecimento dos interesses maiores da sociedade... continue lendo

O novo mínimo
Falar sobre esse assunto não tem sido fácil para mim e acredito que, também, para os aposentados e trabalhadores brasileiros. Ao longo dos anos este assunto tem sido uma verdadeira dor de cabeça, pois ninguém consegue entender as regras que regem a previdência.... continue lendo

Falando sobre comunicação
Num trabalho intitulado “Radiojornalismo em tempos de Internet”, Eduardo Meditsch fala sobre esse fantasma que ronda o rádio desde muito tempo. Um fantasma de extinção desse querido veículo que vem atormentando os profissionais do setor... continue lendo

Ao amigo Nonato Nunes, parabéns!
Estou feliz amigo Nonato pelo lançamento da revista AFINAL, que afinal de contas representa a sua luta e constante preocupação não apenas pela criação de mais um impresso que passa a circular na Paraíba, mas, também, pelo novo espaço que se abre para o apoio à cultura, além da contribuição que a nova mídia terá para divulgar a cidade Guarabira... continue lendo

Os cuidados com as fontes
No jornalismo um dos cuidados que se deve ter é no que se refere ao relacionamento com as fontes. Atualmente, essa exagerada aproximação fontes/jornalistas tem merecido muitas críticas pelo comprometimento que se verifica, ensejando o oferecimento de um jornalismo que não atende os interesses maiores da comunidade... continue lendo

Radiojornalismo e internet
Temos comentado com os colegas que fazem rádio e também com os alunos em sala de aula, que a Internet está aí e chegou para ficar. O que não podemos aceitar é essa babaquice de alguns coleguinhas que somente enxergam o computador, esquecendo que ele é um instrumento que pode ser utilizado para se fazer, hoje, bem melhor do que antes, um radiojornalismo de qualidade e mais interativo pelos recursos que nos propicia... continue lendo